segunda-feira, 10 de março de 2008

Boa Notícia Para Cós

Centro histórico de Cós constituído dentro de um ano
A delimitação do centro histórico de Cós, em Alcobaça, pode estar concluída dentro de um ano.
Alcobaça tem, neste momento, três centros históricos, o que torna o concelho único no país, mas está a trabalhar para ter, pelo menos, mais um.
Segundo o vereador do Urbanismo, a aquisição de imóveis e de terrenos na envolvente ao Convento já começou com o objectivo de definir uma zona especial de protecção ao Convento, tal como já acontece em Alcobaça, com o Mosteiro de Santa Maria.

A Junta de Freguesia de Cós está bastante confiante no desfecho positivo de um processo que esperou anos. Álvaro Santo admite desconhecer alguns dos planos da Câmara mas diz-se conhecedor do "essencial" que passa pela requalificação de uma área que irá ser inserida em futuros roteiros turísticos oficiais do concelho de Alcobaça. O autarca diz que Cós deve ser visto como um "centro de apoio" à cidade de Alcobaça que se quer afirmar, cada vez mais, como um pólo de atracção turístico.
O próximo Quadro Comunitário de Apoios prevê dotações financeiras para requalificações em aglomerados urbanos onde exista património histórico classificado. A Câmara quer aproveitar para fazer uma zona de protecção especial ao Convento, transformando-a em centro histórico.

In Rádio Cister

Sem comentários: