sexta-feira, 7 de março de 2008

Gonçalves Sapinho Insatisfeito Com o PRODER

Arranca amanhã, a terceira edição da Feira Agrícola de Alcobaça, uma organização do Município em conjunto com a AARA - Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça. O Município está nesta feira representado com um stand intitulado "Em defesa do mundo rural".

Este tema vem na sequência da apresentação, recentemente, do PRODER - Programa de Desenvolvimento Regional, que apenas contemplou duas freguesias do Concelho de Alcobaça, classificando-as como rurais: São Vicente e Prazeres de Aljubarrota.

Segundo os critérios normalmente utilizados, é considerado rural uma freguesia que tenha um número de habitantes inferior a 150 habitante/km2, critério que, no Concelho de Alcobaça, abrange 13 freguesias das 18, que assentam nesta tipologia.

Esta classificação definida pelo PRODER é claramente penalizadora para o Concelho, que tem uma forte tradição agrícola em freguesias excluídas desta área de intervenção. Exemplos disso são: Cela, Bárrio, Évora de Alcobaça, Vimeiro, Montes, entre outras.

Com esta classificação, o Presidente da Autarquia teme que alguns investimentos na área do Desenvolvimento Rural e Agrícola possam ser limitados ou prejudicados por esta classificação, tendo já feito chegar à Direcção Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo o seu veemente protesto.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: