Retomando a série de "posts" construtivos "Por uma melhor Alcobaça", trago aqui o assunto da requalificação da Estrada Nacional 8-6 entre Alcobaça e a nossa mais populosa freguesia a Benedita.
EN 8/6 - REQUALIFICAÇÃO
Tem sido tema actual a construção de novas vias de comunicação em Alcobaça, como o IC9, a Variante Externa, entre outros. São vias de importância vital para a cidade e para o concelho mas não podemos caír no erro de relegarmos para segundo plano as restantes vias que possuímos e que vão servindo verdadeiramente a população, como é o caso da EN8/6.
Esta via, de cerca de 15Km (no troço que quero aqui focar entre Alcobaça e a Benedita), liga a sede do concelho à sua mais populosa freguesia e também à EN1, para acesso à capital do país. É uma via estreita, com um traçado antiquado e desajustado às necessidades actuais, tornando-se por isso perigosa para os utentes e para a população residente em redor.
Aquando da sua construção, a quase totalidade do seu percurso era um meio rural e sem quasquer habitações. Com o passar dos tempos e dado o desenvolvimento que o país assistiu nos últimos anos, a paisagem sofreu grandes alterações e actualmente esta estrada está ladeada de habitações na quase totalidade da sua extensão.
Desenvolveram-se os meios, mas não se desenvolveu a via. Não se ajustou à nova realidade nem ao novo volume de tráfego. Assim, temos hoje uma estrada demasiado estreita, para o elevado numero de veículos pesados que lá circulam e até mesmo para o elevado tráfego de ligeiros, um traçado perigoso, com demasiadas curvas, e acima de tudo uma estrutura deficiente. Isto, porque a estrada foi fixando populações nas suas margens, desenvolveu os lugares que atravessa e o aumento do numero de peões a circular ao longo do seu percurso não foi considerado.
Na EN8/6, apesar do aumento significativo de peões não foram construídos passeios nem vias especiais para a sua circulação. Não foi ajustado o traçado nem a largura às novas necessidades de tráfego e ao tipo de veículos. É portanto actualente uma via de perigosidade elevada tanto para os automobilistas como para os peões. Em muitas partes não existem sequer bermas o que obriga os peões a circularem mesmo dentro da faixa de rodagem.
O que aqui se defende é uma requalificação total desta via, com correcção do traçado e construção de vias tanto para os peões como para bicicletas ( ciclovia ). Deve-se aproveitar a oportunidade para fomentar o uso deste meio de transporte.
O ideal seria uma estrutura deste tipo:
Nos locais onde existem habitações dos dois lados, seria também contemplado passeio para a circulação de peões no lado oposto.
A via teria também de ser significativamente alargada em relação ao existente actualmente.
Quanto ao traçado, seria importante pelo menos corrigir alguns pontos mais desadequados actualmente, como os propostos a seguir:
. Ponto 1 - Curvas junto à E.S. Dª Inês de Castro
Supressão da curva intermédia e suavização da seguinte em direcção a sul.
. Ponto 2 - Curva em Figueiras do Entrudo, a sul de Évora de Alcobaça
Suavização da curva mais apertada em Figueiras do Entrudo, ou uma segunda hipótese de abertura de novo corredor até ao Cemitério de Évora de Alcobaça. Ambas as soluções devem exigir demolições de edificações antigas.
. Ponto 3 - Alto Azul
Correcção da curva mais apertada do Alto Azul.
. Ponto 4 - Turquel
Melhoria das duas curvas junto à fábrica da Tural na entrada de Turquel.
Para completar seria de extrema importância a construção de variantes nas sedes de freguesia atravessadas, Évora de Alcobaça e Turquel, onde as limitações das principais ruas não permitem melhorias na fluidez de tráfego e aumento da segurança dos peões. As propostas são de acordo com o seguinte:
. Variante 1 - Évora de Alcobaça
Variante desde a nova rotunda na Eira Velha até à zona do cemitério ou, segunda hipótese, assumindo a supressão da curva em Figueiras do Entrudo.
. Variante 2 - Turquel
Variante desde a estação de serviço da Sopor até ao cruzamento com a estrada de acesso ao Vimeiro, a sul de Turquel.
Esta é apenas uma proposta para a requalificação da via no concelho que mais necessita de uma intervenção de fundo. Saliento que não tenho formação nesta área e que as propostas aqui efectuadas não têm suporte técnico adequado. Baseiam-se isso sim na análise de casos semelhantes noutras regiões e/ou países.
A EN8/6 necessita de ser beneficiada dado estar-se a tornar numa via de bastante perigosidade. Para além disso, uma requalificação de fundo permitiria diminuír os tempos de viagem entre as duas principais localidades do concelho com impactos económicos bastante positivos.
De forma a tornar este contributo ainda mais importante para Alcobaça e o seu concelho, seria bom poder contar com a opinião de todos e com propostas ou sugestões para outros melhoramentos. Trata-se sem dúvida de uma obra de especial importância para todos.
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