segunda-feira, 3 de março de 2008

Elevador de S. Martinho do Porto Pronto no Verão

O elevador panorâmico de S. Martinho do Porto vai ser quase todo em vidro. A privacidade dos prédios vizinhos está, contudo, e segundo a equipa de arquitectos, garantida.

O arquitecto da obra, Falcão de Campos, decidiu melhorar a perspectiva dos utilizadores do elevador, que vai ligar a marginal ao centro histórico, para permitir o visionamento de grande parte da Baía enquanto se sobe em direcção ao centro histórico ou desce à praia.

Apesar de a obra ainda estar no início, o arquitecto Falcão de Campos acredita que vai ser possível utilizar o elevador ainda este verão, cumprindo-se o calendário de obra previsto. Contudo, admite que "os tempos de cumprimento da obra não dependem da sua equipa".

Esta obra do Posto de Turismo e Elevador Panorâmico da Baía tem sido alvo de criticas por parte do PS. O vereador socialista na Câmara de Alcobaça, Daniel Adrião, considera que a vila tem outras prioridades e dá como exemplo o Centro de Saúde, que reconhece ser obrigação da Administração Central, mas que no seu entender já poderia estar resolvido se a Câmara tivesse empenhado mais vontade neste projecto "em vez de afectar verbas na requalificação".

O socialista esclarecer que não é opositor da Requalificação, sobretudo da Marginal, mas considera exageradas as verbas aplicadas em alguns aspectos, como o Elevador.

Já a CDU considera o elevador um "elemento básico na comunicação desta obra" de requalificação urbana. Rogério Raimundo acha que ele serve os turistas e as pessoas com mobilidade reduzida, quase sempre esquecidas nestas obras de modernização dos centros urbanos.

As obras de requalificação, que já mudaram o aspecto da marginal, prosseguem, agora no edifício do turismo, que passará a ser responsável pela comunicação da praia com o centro histórico através, nomeadamente, do elevador panorâmico. Falta ainda requalificar toda a zona do Outeiro.

A Câmara garantiu, recentemente, verbas importantes de Quadros de Financiamento que lhe permitem estar já a avançar para a renovação do sistema de esgotos na parte alta da vila que, a seguir, será alvo de renovação do pavimento e dos equipamentos públicos de fruição colectiva.


In Rádio Cister

Sem comentários: