segunda-feira, 31 de março de 2008

Já há internet gratuita em várias zonas da cidade

Foram instalados recentemente nas Caldas oito hot spots (pontos de acesso à internet sem fios) que permitem uma utilização gratuita da Internet na nossa cidade. Trata-se de uma das inovações no âmbito de um investimento na ordem dos 208 mil euros para a instalação de 54 hot spots para servir o acesso à internet sem fios nos concelhos de Alcobaça, Torres Vedras, Alenquer, Caldas, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Nazaré, Peniche, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. Este projecto foi desenvolvido pela Associação de Municípios do Oeste (AMO) no âmbito do programa Oeste Digital.

Nas Caldas os pontos de acesso foram colocados na Praças da República, 5 de Outubro e 25 de Abril, na Rua Heróis da Grande Guerra, nas piscinas das Caldas (parque desportivo), na Biblioteca, no Centro de Artes, na Expoeste e no Museu do Ciclismo. Este último ponto de acesso vai ser mudado para o meio do Parque D. Carlos I, permitindo assim maior abrangência. Em Alcobaça há nove hot spots, em Torres 12, Alenquer tem seis e Peniche e Lourinhã possuem quatro. Óbidos possui dois, assim como Nazaré e Arruda dos Vinhos. Sobral de Monte Agraço tem um.

A AMO já iniciou também a colocação de quiosques multimédia, de acesso gratuito, pelas várias localidades. Ao todo serão 47 que ficarão colocados perto dos hot spots para beneficiarem do acesso ao sinal. Este investimento elevou-se a cerca de 229 mil euros e inclui a aquisição e instalação dos quiosques e a sua manutenção por dois anos. Haverá quiosques de interior que serão transportáveis e por isso as autarquias poderão colocá-los onde entenderem. Nas Caldas haverá apenas um quiosque externo que será colocado na Rua das Montras, nas traseiras dos ex-Paços do Concelho. Nestes locais, para além da internet gratuita, será colocada informação sobre as lojas que há nessas zonas.

Estas são medidas que visam combater a info-exclusão e massificar o acesso à Internet de forma gratuita através de meios próprios ou aos quiosques para aqueles que não possuem computador portátil. Este projecto foi financiado pelo programa Pos_Conhecimento em 75%, cabendo o restante aos municípios que estão envolvidos no projecto.

A Câmara das Caldas ainda quer institucionalizar o primeiro parque de estacionamento wireless da cidade. Este até já funciona de forma espontânea junto ao Centro da Juventude. Há muitos utilizadores que se servem do ponto de acesso à internet sem fios daquele local, mas preferem ficar dentro do seus automóveis, acedendo confortavelmente à Internet.

Com estas medidas de acesso livre à internet a funcionar no centro das Caldas pretende-se "dotar a cidade das coisas boas que funcionam dentro dos centros comerciais", disse o vereador Hugo Oliveira.
In Gazeta das Caldas

Sem comentários: