quarta-feira, 12 de março de 2008

Fernanda Fragateiro e The Gift Iluminaram Mosteiro

Na sequência da eleição "7 Maravilhas de Portugal", no qual o Mosteiro de Alcobaça foi um dos escolhidos, a EDP - Energias de Portugal, empresa patrocinadora do projecto, consumou dois dos seus compromissos.

Como apoiante do património da cultura e dos valores nacionais, a EDP assumiu o compromisso com os municípios vencedores de que, após a eleição, os monumentos escolhidos seriam beneficiários de um projecto de dinamização cultural. Nesse sentido, a EDP convidou 7 artistas plásticos para fazerem 7 intervenções artísticas nas 7 maravilhas portuguesas, e 7 músicos nacionais para inaugurarem as intervenções.

O dia 7 de Março foi a data agendada para o Mosteiro de Alcobaça, e a artista plástica Fernanda Fragateiro, e os sobejamente conhecidos filhos da terra "The Gift", iluminaram este dia.

O DIA
Marcado para as 16h00, a apresentação da exposição "Não Ver", de Fernanda Fragateiro, aconteceu no Mosteiro de Alcobaça. Presentes, para além da artista, estiveram elementos da Administração da EDP, João Torres, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, e o Presidente do IGESPAR - Elísio Summavielle.

Nas palavras do Administrador da EDP Distribuição, esta é a quarta exposição organizada no âmbito do projecto "7 Maravilhas", relembrando que o Mosteiro de Alcobaça não necessitava desta nomeação para ser considerado uma maravilha. Na intervenção de Carlos Bonifácio, o dia 7 de Março de 2008 "é um dia muito forte para o Mosteiro de Santa Maria, porque este festejo se deve ao dia 7 de Julho de 2007". Para o Vice-Presidente, a eleição alterou o reconhecimento do monumento, mas não o seu valor, sendo este um motivo de satisfação para todos os alcobacenses.

Ainda na cerimónia de abertura da exposição coube ao Presidente do IGESPAR manifestar a sua satisfação pela iniciativa, assinalando que "a escultura da artista Fernanda Fragateiro é um exemplo de que o actual pode conviver com o passado", lembrando que nos tempos de hoje é incorrecto "criar divisões entre o património e a contemporaneidade".

A OBRA
Feitas as apresentações cerimoniais, os presentes foram encaminhados até à obra de Fernanda Fragateiro, "Não Ver". Em poucas palavras, a artista explicou aos curiosos que "cada espelho corresponde a uma pedra, o que, por sua vez, vai originar a um desenho muito bonito". Para Fernanda, esta foi uma oportunidade única, reforçando que todo o processo de levantamento do chão, a produção e a montagem foi muito interessante. Para finalizar, a artista recordou o crepúsculo dos dias em que ficava no monumento a visualizar a sua peça, como uma imagem que vai perdurar. A obra estará patente durante dois meses na Igreja do Mosteiro.

O ESPECTÁCULO
Marcando um interregno na digressão espanhola, a banda Alcobacense "The Gift" actuou na mesma noite, pelas 22h00, concerto que contou com largas centenas de fãs.

A MAIOR METAMORFORSE DE TODOS OS TEMPOS
A Autarquia prometeu aos munícipes, e o prometido é devido. O rosto da campanha "O Truque é Votar", o mágico Luís de Matos, volta a Alcobaça, no próximo dia 6 de Julho, à noite, para a realização da tão aguardada "Maior Metamorfose de Todos os Tempos". Um espectáculo único, irrepetível, cheio de luz, cor e som para presentear os votantes do Mosteiro.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: