segunda-feira, 31 de março de 2008

ETAR de Paredes de Vitória Pronta Antes do Verão

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da praia de Paredes de Vitória, em Pataias, pode ficar concluída antes do verão.

A rede de grandes estações para a despoluição das praias do concelho de Alcobaça está praticamente concluída. A garantia foi dada por Salgado Zenha, responsável pela empresa Águas do Oeste. Segundo esta empresa, estão, neste momento, a "ultimar-se pormenores naquela estação", devendo a sua "entrada em funcionamento acontecer até ao início do verão".

As Paredes de Vitoria perderam a Bandeira Azul devido a problemas com os esgotos domésticos de algumas casas junto da praia que iam parar ao rio, que desagua na praia.

Os Serviços Municipalizados (SMAS) vão continuar com as obras de tratamento dos esgotos junto das restantes praias do norte do concelho de Alcobaça durante, pelo menos, mais um ano. O vereador José Vinagre garante que estes trabalhos "não colocam em risco o de despoluição que está a ser feito pela Empresa Águas do Oeste". Este responsável autárquico aponta para que dentro de um ano, quase toda a freguesia de Pataias, nomeadamente os locais mais afastados, estejam serviços pela rede de saneamento básico.

Até os problemas de esgotos estarem ultrapassados, a praia das Paredes de Vitória não pode candidatar-se à Bandeira Azul. O Presidente da Junta de Pataias, Valter Ribeiro, espera ver o símbolo da qualidade da praia de novo hasteado na época balnear de 2009. O autarca adianta que, apesar do problema detectado há cerca de três anos, a praia continua a ser de qualidade e não perdeu banhistas pela falta de bandeira azul.

Ainda de acordo com o autarca, as últimas análises efectuadas pelos SMAS à água do Rio, que desagua na praia, revelaram bons indicadores apesar do sistema de tratamento dos esgotos domésticos da localidade não estar totalmente resolvido. Apesar dos bons resultados, e por precaução, o local continua sinalizado, pelos Serviços, como "impróprio para banhos".

In Rádio Cister

Sem comentários: