O Governo anuncia segunda-feira em Leiria um pacote de obras que vai melhorar a rede viária ao distrito de Leiria.
Alcobaça vê garantidas, nesse pacote, várias obras nomeadamente uma nova Marginal em São Martinho do Porto, a variante Externa de Alcobaça (que fará a ligação da VCI ao IC), o IC9 (que irá para o terreno dentro de pouco tempo) e obras de requalificação da EN 242, entre Alfeizerão e a Nazaré.
Além destas obras, o Presidente da Câmara (CMA), Gonçalves Sapinho, tem ainda a expectativa de ver incluída neste pacote de obras de melhoria da acessibilidade de Alcobaça à Benedita. Segundo o autarca, a melhoria da via entre estas duas povoações é uma necessidade.
Já a Nazaré vê garantidas nesse pacote a anunciar oficialmente pelo Primeiro-Ministro a variante e a sua ligação ao interior da região, através do IC9. O anúncio mais aguardado, e que já foi garantido a Jorge Barroso no encontro de quinta-feira na Secretaria de Estado das Obras Públicas é o da variante da Nazaré que irá desviar todo o trânsito que é hoje obrigado a passar dentro da vila para seguir vários destinos.
O Autarca aguarda ainda pelo início de contactos para estudos da nova variante de Famalicão, obra que será lançada em parceria com Alcobaça. Obras que Jorge Barroso espera que se concretizem finalmente.
A requalificação de toda a rede viária da região, que o Primeiro-Ministro assina na próxima segunda-feira em Leiria, deixa de fora o IC2.
A via mais perigosa do distrito levou esta quarta-feira à Secretaria de Estado das Obras Públicas os autarcas de Alcobaça, Porto de Mós e Nazaré onde ficaram a saber que, apesar do interesse em resolver os problemas, não está previsto que o IC2 entre neste pacote de intervenções a anunciar pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, em Leiria.
O Presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, acredita que a intervenção do IC2 é, agora, apenas uma questão de tempo. O autarca considera que existe, agora, maior abertura e sensibilidade para um caso sério da segurança rodoviária que se arrasta há décadas e que se agravou nos últimos anos. O IC2 continua a ser a estrada mais procurada pelo trânsito de pesados que fogem das portagens da A8, consideradas demasiado caras.
O Primeiro-Ministro desloca-se na próxima segunda-feira a Leiria para uma cerimónia que irá decorrer em plena A8, às 11:00, onde anunciará um pacote de obras em acessibilidades a esta região, nomeadamente a ligação da Auto-Estrada do Oeste à A1, na zona de Leiria.
In Rádio Cister
domingo, 23 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário