domingo, 23 de março de 2008

No Dia das Mentiras Andar de Balão em Alcobaça Vai Ser Verdade

Vontade de promover os Balões de Ar Quente em Portugal, dando continuidade ao sonho que começou em 1709, com Bartolomeu de Gusmão, conhecido como Padre Voador. Esta é a mensagem passada pelo Clube Português de Balonismo e a empresa REALIZAR, que organizam a 10.ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, um evento que se realiza desde 1997.

Alcobaça está entre os destinos de passagem desta travessia, única no mundo, uma vez que percorre o País de Norte a Sul, e reúne os melhores pilotos de Balonismo, que já deram provas do seu profissionalismo, com vitórias conquistadas ao longo das nove edições, com os seus balões de ar quente e rescue team.

O evento conta também com o apoio do Turismo de Portugal, pois esta é uma actividade que pretende valorizar e promover (inter)nacionalmente os monumentos, a gastronomia, o património, as gentes, entre outros, de vários locais considerados pela organização como "maravilhas".

O arranque está marcado para dia 29 de Março, em Ponte de Lima, com passagem pela cidade Invicta a 30 de Março. Coimbra acolhe a travessia a 31, chegando ao Distrito de Leiria no dia 1 de Abril, com passagem pela Batalha e paragem em Alcobaça. No dia 2 de Abril, a Terra de Paixão amanhece com a prova, que segue, posteriormente, para Santarém, passa por Reguengos de Monsaraz, e termina na cidade de Beja, a 4 de Abril.

EM ALCOBAÇA
A terceira etapa tem início em Coimbra, no dia 1 de Abril, com o arranque para a prova de competição previsto para as 7h00, passando pela Batalha, e chegada marcada a Alcobaça por volta das 19h00, junto ao Mosteiro de Alcobaça, uma das Maravilhas de Portugal.

A organização permanece na cidade até dia 2 de Abril, e para a noite de 1 de Abril está programado um Night Glow, com a oferta de voos cativos nocturnos na zona do Mosteiro, estando a animação musical a cargo de duas tunas académicas da cidade de Leiria.

No dia 1 de Abril, pelas 11h00, a organização estará representada, em Alcobaça, através de uma caravana publicitária que ficará estacionada em frente ao Mosteiro, onde vai estar patente uma exposição aberta ao público sobre as Maravilhas, o Balonismo, jogos interactivos entre outros pontos de interesse. Alcobaça estará caracterizada com os seus sete ícones: a maçã, os doces conventuais, a Nova Pop, o cristal e as figuras históricas: D. Pedro, D. Inês de Castro e a Padeira de Aljubarrrota.

A Câmara Municipal de Alcobaça patrocina o evento através do apoio nas questões logísticas, como a cedência do alojamento, alimentação entre outras. Esta actividade traz até à cidade cerca de 160 pessoas só ao nível da organização.

LIMITAÇÕES DE TRÂNSITO
Durante os dias 1 e 2 de Abril, a circulação nas imediações do Mosteiro estará condicionada. Uma medida preventiva para assegurar todas as condições para que os balonistas possam aterrar sem quaisquer problemas junto do monumento.

PROGRAMA
1 DE ABRIL Coimbra - Batalha - Alcobaça
7h00 3.º Voo Competição com largada da Praça da Canção
11h00 Abertura da Caravana Publicitária frente ao Mosteiro de Alcobaça
17H00 4.º Voo Competição com largada da zona do Mosteiro da Batalha
20h00 Jantar oficial da 10.ª Travessia no Mosteiro de Alcobaça
21h30 Voos Cativos Nocturnos na zona do Mosteiro
22h00 Espectáculo de Música no Mosteiro de Alcobaça
23h00 Fecho da Caravana Publicitária

2 DE ABRIL Alcobaça - Santarém
7h00 5.º Voo Competição com largada da zona do Mosteiro de Alcobaça


MAIS INFORMAÇÃO
Está disponível desde 6 de Março, e aqui pode encontrar muitas informações sobre o evento, basta digitar www.travessiadeportugal.eu

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: