segunda-feira, 3 de março de 2008

Finalmente!

Estão abertos à circulação os 2 km da VCI
Estão abertos à circulação os 2 km da VCI. Demoraram 2 anos. Custaram 4,9 milhões de euros. Esta via permite, a partir de agora, o desvio do trânsito de pesados do interior da cidade.

É uma obra pela qual, segundo o Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, Alcobaça esperou mais de 30 anos.

Os primeiros 800 metros a ficarem prontos, entre a Estrada de Leiria e a Rotunda da Escola D. Inês de Castro, no Lameirão, foram inaugurados em Agosto de 2005. Os restantes, só agora podem abrir ao público, depois de ultrapassados alguns percalços, como a falência e abandono da obra pelo empreiteiro Cerejo dos Santos, insegurança de algumas das intervenções realizadas até à altura, revisão das condições do pavimento, muros de sustentação, iluminação e os arranjos paisagísticos.

Problemas que não escaparam no rol de críticas da oposição a esta obra. A CDU, que agora acredita estar perante uma via que vai ajudar na fluidez do trânsito, defendeu que esta via devia ter sido construída depois do Governo construir os que tinha prometido a Alcobaça, como a variante externa.

A inauguração da via contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional que elogiou esta nova acessibilidade, dizendo que esta "valoriza uma jóia do país, que é o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O Governante aproveitou para lembrar que chegou ao fim a geração de quadros comunitários de apoio à construção das grandes infra-estruturas e que os próximos se destinam à competitividade das empresas e do território nacional.

Os Municípios, as Empresas e a Administração Central devem mobilizar-se para uma nova geração de projectos de investimento com mais escala e ambição territorial de geração de benefícios mais vasta e com cooperação, quer entre municípios, quer entre empresas ou entre estas e as autarquias, com o apoio da administração central.

A VCI liga a Estrada de Leiria à EN 8, que liga Alcobaça a Caldas da Rainha. Em Março, Alcobaça espera a visita do Secretário de Estado das obras Públicas e pelo anúncio de vários investimentos em acessibilidades ao concelho. O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, anunciou que tenciona questionar o governante sobre os investimentos que a autarquia pediu para a Estrada Nacional que liga a sede do concelho à Benedita.


In Rádio Cister

Sem comentários: