segunda-feira, 21 de abril de 2008

As “Formas do Sagrado - Esculpir e Moldar a Fé” no Mosteiro de Alcobaça

As "Formas do Sagrado - Esculpir e Moldar a Fé" é o nome da exposição que se encontra aberta ao público, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, desde a passada quinta-feira, 18 de Abril.

A exposição é uma excelente oportunidade para se conhecerem as peças que raramente são exibidas ao público por fazerem parte da Reserva do Monumento, património da Humanidade.

Inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a exposição mostra as peças do período Barroco que preenchiam os nove altares existentes na igreja de Alcobaça durante os séculos XVII e XVIII juntamente com as grandes estátuas em barro que foram feitas para o principal altar da igreja.

O Bispo Auxiliar de Lisboa deslocou-se a Alcobaça no dia da abertura desta exposição ao público para participar na conferência "Cânones Litúrgicos e Espaços Arquitectónicos".

D. Carlos Azevedo explicou que as igrejas são espaços transformados em lugares que se adaptam aos gostos litúrgicos de cada época, tal como acontece com as casas, onde o gosto de cada um influencia o destaque que se dá a cada uma das divisões.
In Rádio Cister

Sem comentários: