segunda-feira, 28 de abril de 2008

Autarquia Propõe Nova Ferramenta de Gestão

Saber mais para decidir melhor

Sob o lema "Saber mais para decidir melhor", o Município de Alcobaça apresentou uma candidatura ao Programa Comunitário ESPON - European Spatial Planning Observation Network.

O projecto candidatado destina-se a obter o apoio da iniciativa comunitária para implementar uma "Plataforma Estatística Local". Reconhecendo a desactualização da maior parte dos dados dos Censos 2001 e o desfasamento temporal com que o INE - Instituto Nacional de Estatísticas publica as suas estatísticas territoriais (actualmente os dados mais recentes são de 2005), o Município de Alcobaça pretende obter informações mais actuais sobre a realidade do Município aos mais diversos níveis: demografia, actividade económica, habitação, educação, consumo e construção, entre outros.

Para a concretização deste objectivo, o Município propõe a constituição de uma rede local com vista à elaboração de uma Plataforma Estatística Local. Este projecto prevê o envolvimento de diversos agentes locais da Administração Pública desconcentrada e local. As constantes mudanças e variações próprias da actualidade levam a que a Autarquia pretenda dispor de uma ferramenta que lhe permita, a cada momento, definir as melhores políticas públicas locais.

Nesta candidatura são também parceiros duas instituições estrangeiras, nomeadamente: a Universidade dos Estudos de Roma "Tor Vergata" e uma associação de municípios gregos denominada GEORAMA.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: