segunda-feira, 28 de abril de 2008

Novo Plano de Pormenor da Cova da Onça

Foi apresentado pela C.M.A. o novo Plano de Pormenor da Cova da Onça em Alcobaça. O plano tem desta vez como projecto chave a instalação de um Hotel de oito pisos, deixando assim caír por terra o Pavilhão de Exposições idealizado há mais de 15 anos pelo executivo liderado na altura por Miguel Guerra.


O projecto é complementado com um vasto espaço verde, habitação colectiva, o centro escolar e um parque subterrâneo de estacionamento, que substituirá o actual parque provisório. Prevista está também uma nova ligação do centro da cidade à VCI que passará a ser feita através de um viaduto e cujas obras deverão ter lugar entre 2008 e 2009, paralelamente à construção do primeiro Centro Escolar de Alcobaça.

O plano foi apresentado na passada quinta-feira em reunião de Câmara, e vai agora ser enviado para consulta a várias entidades.

Quanto a mim, trata-se de um passo importante para o desenvolvimento da cidade pois poderá ser finalmente dado um rumo a estes terrenos desaproveitados e que fazem também parte da envolvência do Mosteiro, Património Mundial. No entanto, e apesar da importância reconhecida para Alcobaça, há alguns reparos que devem ser tomados em consideração, presentes na análise ponto a ponto seguinte:

(+) Hotel
Numa cidade histórica e turística como a nossa, há que aumentar a oferta hoteleira e investir neste tipo de infra-estruturas. O número de visitantes não pára de crescer e é necessário acompanhar esta evolução ao nível da oferta.
Ainda assim, há que não esquecer que é necessário um grande investimento na fixação dos turistas, dado que a grande maioria são de passagem. Um longo caminho a percorrer neste sentido.

(+) Centro Escolar
Investimento na Educação, melhoria das condições físicas das escolas e melhor inter-ligação entre as mesmas.

(+) Parque Subterrâneo de Estacionamento
Dada a falta de estacionamento na cidade, é inquestionável este ponto. Um parque de grande utilidade bem próximo do Mosteiro, do comércio e dos serviços.

(+) Vasto Espaço Verde
Nunca são demais e aumentam em muito a qualidade de vida das populações.

(-) Habitação Colectiva
Continuo sem compreender como se pretende investir na construção de habitação numa cidade que já peca pelo excesso e onde, apesar de tudo, estão previstos grandes empreendimentos residenciais como a Nova Alcobaça. Com uma oferta de emprego cada vez menor, a nossa cidade não consegue fixar as populações, e sem emprego, não podemos acreditar que haja quem se queira estabelecer.
A não ser que a C.M.A. tenha um "coelho na cartola" (e não me estou a referir a nenhum antigo presidente ) e o faça saltar muito rapidamente, todos estes grandes projectos poderão tornar-se numa grande mancha e encargo para a cidade. Ou então, está-se já a contar com os desalojados do T.G.V. ...

(-) Nova Ligação do Centro da Cidade à VCI
Actualente existem duas na zona, através da Rua de Leiria e da Rua Costa Veiga, esta última bastante próxima da que está prevista. Segundo sei, nenhuma delas está congestionada o que torna esta nova ligação nada urgente. Parece-me uma solução algo dispendiosa, dada a necessidade de construção de um viaduto/ponte.
Poderá ser contemplada no futuro, mas não parece ser uma obra de grande necessidade para já.

(-) Falta de Elementos Dinamizadores
Faltam elementos dinamizadores, de modo a tornar toda a zona mais viva e activa. Se se pretende uma ampliação da centralidade de Alcobaça para nascente, há que criar condições para que as pessoas acompanhem essa movimentação e que se sintam atraídas por esse local.
Seria de esperar algum comércio, serviços ou espaços culturais. Porque não uma pequena loja do cidadão? Porque não uma zona de restauração com esplanadas e vista priveligiada sobre a cidade? Porque não um espaço para pequenas/médias esposições (do tipo das que são apresentadas no Posto de Turismo)? Porque não espaços para escritórios? Porque não áreas para desportos radicais? Porque não um "Skate Park"? Porque não uma nova Estação para os Transportes Rodoviários (em substituição da antiga e mais próxima das escolas e dos acessos) com um bom interface para os transportes urbanos de Alcobaça e ligação ao Parque de Estacionamento (poderá ser também subterrânea)? Porque não uma área de lazer com cinemas, salas jogos/diversão e espaços de convívio? Porque não um Hotel Sénior? E porque não várias praças e avenidas com esculturas de artistas Alcobacenses e da região?

Sem comentários: