sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Assinala-se esta sexta-feira, 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o tema "Património Religioso e Espaços Sagrados".

Alcobaça começou a assinalar a data esta quinta-feira com a exposição "Formas do Sagrado - Esculpir e Moldar a Fé" e a conferência, do Bispo Auxiliar de Lisboa, D Carlos Azevedo, sobre "Cânones Litúrgicos e Espaços arquitectónicos".

A criação de novos públicos foi também uma preocupação a que a Direcção do Mosteiro procurou responder nas iniciativas para assinalar esta data. O Mosteiro de Alcobaça preparou, por isso, uma série de visitas destinadas aos mais novos.

A partir das 09h30 desta sexta-feira, alunos de várias escolas visitam o templo visigótico de S. Gião, na Nazaré, numa visita de estudo orientada por Adriano Monteiro, responsável por um vasto levantamento histórico desta região dos antigos coutos de Alcobaça. Ainda durante a manhã, os alunos serão levados a conhecer melhor a Ermida da Memória, localizada no Sítio da Nazaré, o local de onde partiu a lenda de Dom Fuas Roupinho. Rezam as crónicas da altura que foi Nossa Senhora da Nazaré que, ao aparecer, o impediu de cair ao mar quando perseguia um veado no seu cavalo.

Para os adultos, o Dia dos Museus, em Alcobaça, reservou recitais de música, exposições, palestras e visitas orientadas.

Na Batalha, Mosteiro de Santa Maria da Vitória volta a apostar numa visita nocturna àquele símbolo da nacionalidade para assinalar a importância dos sítios e monumentos históricos.

O programa prevê, ainda assim, a realização de uma visita guiada, a partir das 10h30 desta sexta-feira, pelo percurso cronológico dos espaços conventuais. À mesma hora, realiza-se um Peddy-Paper, destinado aos alunos do 5º ano de escolaridade. Para as 15h30 está programada uma visita temática sobre "Os vitrais do Mosteiro da Batalha".
A visita nocturna, aberta à população em geral, está marcada para 21h00, tendo como tema "Memória Religiosa da Batalha".
In Rádio Cister

Sem comentários: