segunda-feira, 21 de abril de 2008

Âncora de 100 Anos Achada no Fundo Baía de S. Martinho do Porto

A âncora foi entregue à Polícia Marítima da Nazaré, para que apurasse ao certo a sua idade. Muitos dos que a viram ainda na praia davam-lhe, no mínimo, 300 anos.

De acordo com o Comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Pais Neto, a âncora deverá ter cerca de 100 anos já que apresenta características típicas das que eram usadas no início do século. XX, altura em que a Baía era um importante porto comercial frequentado por centenas de caíques, embarcações que faziam o transporte de mercadorias.

João Caçoila, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, o responsável pelo achado, espera que a âncora regresse à terra onde foi encontrada e que seja restaurada e exposta numa das rotundas de entrada na vila. João Caçoila, que também se dedicada às artes de pesca, quer que a âncora seja vista pelos visitantes como um "símbolo" de uma vila que, em tempos, também foi uma terra de pescadores.

A âncora foi levantada do fundo do mar com a ajuda de uma embarcação de pesca da Nazaré, que veio em auxílio de João Caçoila, que, sem sucesso, tentou durante várias ocasiões puxar um imbróglio de redes que tinham ficado presas a algo, que se encontrava no fundo da baía, desde o dia em que o mau tempo em terra e a forte agitação do mar se arrastaram embarcações, lixo e redes que se encontravam pela, quase sempre, tranquila baía.
In Rádio Cister

--

Âncora Antiga Fica em S. Martinho do Porto
A antiga âncora encontrada, esta semana, por um pescador em S. Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, vai ficar na vila. O Museu da Marinha, que havia sido contactado pela Capitania para analisar o achado, concluiu que tem no seu espólio outras âncoras, do mesmo tipo, em melhor estado de conservação. A revelação foi feita ontem, ao JN, por Pais Neto, comandante da Capitania do Porto da Nazaré. Satisfeito com a decisão ficou João Caçoila, o pescador que encontrou a velha âncora e que já solicitou à Junta de S. Martinho que o achado seja colocado numa das rotundas da vila, como forma de homenagear a arte da pesca. "Será uma bonita homenagem", defende. A velha âncora, que ficou presa às redes do pescador, datará de finais do século XIX, início do século XX, apurou o JN. Terá pertencido a uma embarcação de grande porte dessa época.

Museu da Marinha tem exemplares idênticos.
In Jornal de Notícias

Sem comentários: