segunda-feira, 28 de abril de 2008

Hospital de Alcobaça Vai Ter Especialidades de Urologia e Oftalmologia

A especialidade de cirurgia de urologia vai começar a funcionar no Hospital de Alcobaça a partir do dia 6 de Maio.

Adelaide Afonso, Presidente do Conselho de Administração do Hospital, explicou que vai funcionar naquela unidade "a consulta e, se necessário, intervenções cirúrgicas em de ambulatório".
A consulta de urologia engloba, como explicou Adelaide Afonso, "várias patologias, a parte da próstata, no caso dos homens, e a incontinência urinária, no caso das mulheres".

A curto prazo, talvez dentro de um mês pelas perspectivas da administradora da unidade de saúde de Alcobaça, começará a funcionar, também, a especialidade de Oftalmologia, uma das mais procuradas e onde se regista maior défice de resposta por parte do Serviço Nacional de Saúde.
O Hospital Bernardino Lopes (117 anos) é, actualmente, responsável pela recuperação da lista de espera de cirurgias de vários Hospitais do país, nomeadamente de Coimbra, no âmbito do Programa de Combate às Listas de Espera do Ministério da Saúde.

O número de cirurgias efectuadas por esta unidade de saúde já lhe valeu uma boa classificação, a nível nacional, colocando-a entre os Hospitais mais eficientes, por fazer uma boa gestão dos meios físicos e humanos com a prestação dos cuidados de saúde de qualidade aos utentes.
Apesar desta boa imagem ao nível das cirurgias, o tempo de espera por uma consulta no Hospital de Alcobaça continua a ser um motivo de inquietação para a administração que já admitiu não ser admissível, em determinadas alturas do ano, o tempo de espera a que muitas pessoas são sujeitas quando recorrerem àquele serviço.

O Hospital tem desde o verão de 2007 em funcionamento o sistema de triagem de Manchester para optimizar o que, para os doentes considerados não urgentes, implica, em caso de existirem muitas pessoas em espera com casos considerados emergentes, fiquem sujeitos a algumas horas de espera por consulta.

In Rádio Cister

Sem comentários: