quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ministro da Agricultura Reune com Associados da Maçã de Alcobaça

O Ministro da Agricultura, Dr. Jaime Silva, visitou no passado dia 18 de Abril a região de produção de Maçã de Alcobaça e da Pêra Rocha do Oeste, na sequência de um pedido da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e da Associação Nacional de Pêra Rocha do Oeste (ANP), com o objectivo de sensibilizar para o que de melhor foi desenvolvido por estas fileiras.

Esta visita, coorganizada com a Direcção Regional Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRALVT), teve inicio numa organização de produção seguindo-se de uma reunião alargada a todas as organizações de produtores de Maça de Alcobaça e de Pêra Rocha do Oeste, realizada no Centro de Formação Profissional da DRAPLVT nas Caldas da Rainha.

Na reunião a APMA, representante da produção organizada de maçã do Alto e Baixo Oeste e enquanto agrupamento gestor da Indicação Geográfica Protegida Maçã de Alcobaça, teve oportunidade de apresentar ao Sr. Ministro o grau de organização desta fileira bem como os esforços que foram feitos no âmbito da modernização das explorações; de organização da produção com constituição e construção de centrais fruteiras; de profissionalismo da fileira; de organização comercial e preparação para a distribuição moderna e exportação; de desenvolvimento de produtos tecnologicamente inovadores, entre outros.

Teve também oportunidade para a apresentar a importância dos projectos desenvolvidos pelos produtores de Maçã e apelou ao Sr. Ministro ajuda para ultrapassar os três principais estrangulamentos para a sustentabilidade e competitividade da fileira:

1 - Excesso de representatividade, de concentração e da força da grande distribuição, face ao mercado tradicional de maçã, implicando um desnível acentuado na força negocial com destruição da cadeia de valor (para o produtor) e inibição da presença das marcas de produção (IGP, DOP);

2 - Incompreensão, incapacidade e dificuldade de organismos públicos ajudarem na competitividade das empresas;

3 - Considerando que a forma organizacional que foi adoptada pelos produtores se enquadra nos formatos mais adequados, entende-se que os apoios ao investimento terão de ser majorados sob pena de desaceleração da organização da produção e desmotivação dos investimentos em formatos associativos.

Como balanço desta reunião onde estiveram presentes todos os representantes das organizações de produção da fileira da maçã e da pêra, a intervenção do Sr. Ministro superou as expectativas dos presentes e os produtores mostraram-se satisfeitos com a abertura e a sensibilidade do Dr. Jaime Silva para as questões que lhes foram proferidas.

Fonte: AP Maçã de Alcobaça

Sem comentários: