segunda-feira, 7 de abril de 2008

Por uma melhor Alcobaça (IX)

Uma nova proposta, mais uma vez relacionada com as vias rodoviárias do nosso concelho e que tem como intuito a melhoria da segurança de todos.

Um dos mais perigosos pontos do IC2 no nosso concelho é o cruzamento desta via com a estrada de acesso Alcobaça-Moleanos, nesta última localidade. Trata-se de um cruzamento de nível entre uma via de tráfego elevado e rápido com outra de tráfego considerável, principal acesso dos Moleanos à capital do concelho e do IC2 a toda a zona central do município. A fotografia seguinte apresenta o panorama actual:


A proposta do TP assenta no desnivelamento deste mesmo cruzamento, aproveitando o facto de o IC2 neste local estar mais elevado em relação aos terrenos adjacentes a poente. Isso facilitaria a construção de um pequeno viaduto para unir as duas margens deste Itinerário Complementar e os respectivos acessos à mais importante via rodoviária do país.

A solução mais simples e eficaz passaria também pela construção de duas rotundas, uma de cada lado do IC2 que distribuiriam o tráfego para os acessos necessários.

A representação desta proposta é apresentada na figura seguinte:


Uma solução simples, não muito dispendiosa e com um contributo muito importante para a nossa segurança.

Sem comentários: