quarta-feira, 16 de abril de 2008

Maçã de Alcobaça Ajuda Alunos de Leiria a Serem Mais Saudáveis

Combate a obesidade à dentada. Foi este o convite lançado ontem pelo Governo Civil de Leiria e pelos produtores de maçã de Alcobaça, durante a apresentação da campanha 'Escola Saudável', no agrupamento de escolas das Colmeias, e que tem por objectivo promover o consumo de fruta, especialmente o da maçã qualificada

Porque "a obesidade infantil é um problema de saúde pública" e pode ser combatida à dentada", a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), o Governo Civil de Leiria e a Sub-Região de Saúde, uniram-se para proporcionar uma alimentação mais saudável a cerca de cinco mil alunos de 19 escolas do concelho.
E para que isso aconteça, nada melhor do que fazê-lo com os produtos da região, sublinhou o governador civil de Leiria.
Para Paiva de Carvalho esta iniciativa traduz-se numa "alimentação mais racional e saudável" e na "possibilidade de, com elementos que são nossos de Leiria e de Alcobaça, combater, com êxito, a fast-food e as bebidas muito açucaradas, os fritos e as gorduras".
Por isso, referiu o governador, "é com grande satisfação que o Governo Civil está nesta iniciativa", e promete "um empenho convicto e completo para que a campanha seja um êxito".

Obesidade infantil é problema emergente

Também o presidente da direcção da APMA se mostrou satisfeito com a parceria que tem por objectivo "incentivar o consumo da fruta, e proporcionar uma alimentação mais saudável aos alunos das escolas, combatendo assim um problema emergente" na sociedade que é a obesidade infantil.
"A produção integrada de maçãs qualificadas são de grande importância para o meio ambiente e para a segurança alimentar das populações", referiu Jorge Soares, sublinhando que com este projecto, e com os materiais que vão disponibilizar às escolas, a APMA espera "incentivar os alunos a consumirem maçãs qualificadas, e a reconhecerem que fazem parte de uma alimentação saudável e de um estilo de vida responsável".

Campanha vai chegar a cinco mil alunos

A 'Escola Saudável', de acordo com Gonçalo Lopes, adjunto do governador civil, a quem coube a apresentação da campanha, vai abranger 213 turmas, de 19 escolas do concelho, num total de 4.931 alunos, sendo que em 13 desses estabelecimentos vão ser colocados frigoríficos com maçã fatiada e inteira e sumos.
Além disso, em todas as escolas aderentes vão ser realizadas duas aulas de formação cívica, um dia dedicado acções de sensibilização com a presença de profissionais de saúde que, entre outras actividades, vão medir a massa corporal dos alunos, sessões de animação, como ontem aconteceu nas Colmeias, em que foram distribuídos folhetos informativos, maçã e derivados e ainda actividade físicas, e um passeio pelo Eco-percurso de Alcobaça, que inclui uma paragem obrigatória num pomar de maçã qualificada.
O projecto teve início no passado dia 7, e prolonga-se até dia 6 de Maio.
In Diário de Leiria

Sem comentários: