sexta-feira, 9 de maio de 2008

Alcobaça Centro Internacional de Eleição dos Estudos Medievais Ibéricos

| De 6 a 8 de Novembro em Portugal |

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcobaça recebeu, no passado dia 7 de Maio, uma conferência de imprensa que anunciou as "VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval", subordinada ao tema: "A Guerra e a Sociedade na Idade Média", a realizar de 6 a 8 de Novembro, nas localidades de Alcobaça, Porto de Mós e Batalha.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho fez a abertura da conferência, e antes de abandonar a sala, por razões profissionais, não quis deixar de realçar que esta é "uma experiência de enriquecimento cultural para Alcobaça". A conferência foi presidida pela Prof.ª Doutora Maria Helena Coelho, Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM) e pelo Prof. Doutor Saul António Gomes, Secretário-Geral da SPEM.

MAIS SOBRE AS JORNADAS
Esta é a sexta edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval em Portugal, uma vez que se realizam quadrienalmente, alternando entre Portugal e Espanha.

Com vontade de organizar um encontro diferente do habitual, ou seja, fora das Portas das Universidades Portuguesas, a SPEM decidiu arriscar e os locais eleitos são: o Museu Militar de S. Jorge, em Porto de Mós (6 de Novembro), o Mosteiro de Alcobaça (7 de Novembro) e Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha (8 de Novembro). Monumentos que se destacam pelo seu elevado significado patrimonial e memorial, e por pertencerem a uma região que foi palco de acontecimentos bélicos de grande relevância na História de Portugal e da Península Ibérica em tempos medievais.

DURANTE O EVENTO SERÃO ABORDADOS TEMAS COMO:
A guerra em acto. Aljubarrota em debate;
No rasto da guerra;
Negociar e manter a paz;
Memórias e celebrações.
Estes trabalhos serão discutidos e aprofundados por especialistas portugueses e espanhóis, sendo de realçar que já há inscrições para comunicações livres de medievalistas oriundos de países como o Brasil, França e Espanha.

Nas palavras da Prof.ª Doutora Maria Helena Coelho, o trabalho realizado com o Município de Alcobaça tem sido decisivo para o sucesso do evento, e destaca também o apoio da Fundação Batalha de Aljubarrota, lembrando que os historiadores têm de ter alguma utilidade pois o seu trabalho é "dar memória aos homens do passado".

QUEM PODE PARTICIPAR E COMO?
Todas as pessoas que se dedicam à leitura da Época Medieval e têm obra escrita podem participar nestas Jornadas, basta apresentar a comunicação livre mediante a temática escolhida. Até à data, a organização conta já com 57 inscrições, com a característica da presença de muitos espanhóis oriundos da Catalunha, Galiza, Madrid entre outras localidades. Estão previstas mais de uma centena de participantes.

Condições:
Sócios da SPEM e SEEM | participação gratuita;
Não sócios | Estudantes 10 euros | Não estudantes (ainda por definir).
Uma organização das Sociedades de Estudos Medievais Portuguesa e Espanhola, com o apoio das entidades:

Museu do Campo Militar de S. Jorge/Fundação Batalha de Aljubarrota;
Região de Turismo Leiria-Fátima;
Câmara Municipal de Alcobaça, Porto de Mós e Batalha;
IGESPAR - Museu do Mosteiro de Alcobaça, Museu do mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha);
Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra;
Centro de História da Universidade do Porto;
Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa;
Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa;
Centro de História da Universidade de Évora.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais
Sitio: http://www1.ci.uc.pt/spem/
Mail: spem@ci.uc.pt

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: