terça-feira, 27 de maio de 2008

Universidade de Coimbra Chegou a Alcobaça Há Sete Anos

O Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça está a fazer sete anos. O aniversário da vinda para Alcobaça teve direito a uma Gala no refeitório do Mosteiro de Santa Maria, animada por antigos orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Sem a vinda de licenciaturas, o primeiro ciclo do Ensino Superior, que parece ser uma possibilidade cada vez difícil tendo em conta a Lei e a diminuição de alunos face ao número de Instituições de Ensino Superior, estes sete anos do Centro de Estudos apresentam, ainda assim, um balanço positivo. De acordo com o Pró-Reitor no Centro de Estudos Superiores em Alcobaça, João Lisboa, as especializações e os mestrados aqui realizados conseguiram atrair pessoas de vários pontos do país estando já a Universidade a estudar novas propostas de realização de acções de formação do segundo ciclo do ensino superior em Alcobaça, nomeadamente um novo Mestrado.

Os cursos de formação de professores, obrigatórios para quem quer progredir na carreira, o Mestrado em Ordenamento do Território foram criados especificamente para Alcobaça o que, segundo o Pó-Reitor, prova que o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça, deu, em sete anos, "passos lentos, mas sólidos".

A vinda de instituições com ensino superior foi uma das bandeiras eleitorais de Gonçalves Sapinho desde o seu primeiro mandato. Mas logo no exercício do seu primeiro mandato à frente da Câmara, as regras da expansão do Ensino Superior mudaram com o Governo a criar objecções legais à expansão das Universidades. Em causa, a diminuição de alunos e vários cursos superiores sem candidatos que acabaram por levar à sua extinção.

In Rádio Cister

Sem comentários: