quinta-feira, 8 de maio de 2008

História: Batalha de Aljubarrota Será Estrela em Colóquio Luso-Espanhol

Leiria, 07 Mai (Lusa) - Investigadores portugueses e espanhóis reúnem-se entre 06 e 08 de Novembro nos concelhos ligados à Batalha de Aljubarrota, procurando debater a importância da "Guerra e a Sociedade na Idade Média".

A iniciativa está integrada nas 4/as Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, que vão decorrer em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, refere a organização do evento, a cargo das Sociedades Portuguesa e Espanhola de Estudos Medievais.

A batalha, que opôs castelhanos e portugueses a 14 de Agosto de 1385, teve lugar nos campos de São Jorge, onde agora existe um museu militar, no concelho de Porto de Mós.

À época, o terreno pertencia ao concelho de Aljubarrota, vila que agora faz parte de Alcobaça e devido à vitória, o rei D. João I mandou construir a poucos quilómetros um mosteiro mariano, no actual município da Batalha.

A escolha destes locais para realizar as jornadas está relacionada com o seu "elevado significado patrimonial e memorial", numa "região que foi espaço de acontecimentos bélicos medievais de grande relevância na história de Portugal e da Península Ibérica", refere a organização.

A batalha, as guerras entre os dois povos e as negociações de paz serão objecto de debate de académicos portugueses e espanhóis, a que se deverão associar investigadores de outros países como França e Brasil.
In Sapo Notícias

Sem comentários: