terça-feira, 27 de maio de 2008

Parque Nacional da Maçã - Vimeiro

A freguesia do Vimeiro, na sua mata florestal, com de 279 hectares, reúne a melhor atracção para aí localizar o parque nacional da maçã.

Este projecto insere-se na continuidade e desenvolvimento da designação/marca: Alcobaça Cidade da Maçã, aprovada em 29 de Fevereiro na Assembleia Municipal de Alcobaça.

Implantado no concelho de Alcobaça, numa importante freguesia produtora de maçã, tem as melhores condições estruturais e objectivas para tal e constituiria, também, uma homenagem a Vieira Natividade, mentor desta mata e cientista agrícola. Uma homenagem para os monges de Cister.

A promoção e concretização deste parque de turismo de natureza, lazer e bem-estar cabe em primeira linha à Junta de Freguesia do Vimeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, Assembleia Municipal, autarcas, munícipes, cooperativas e empresas agrícolas e outras.

O conceito que propomos integra um complexo abrangente com múltiplos pólos de atracção, tais como: parque de campismo, bungalows, centro de actividade e alojamento de jovens, anfiteatro, agro turismo e turismo rural, lago artificial: pesca e barcos, quinta pedagógica, horta pedagógica, restauração e cafetarias (sabores da maçã), circuito de manutenção, desportos da natureza, não motorizados, museu da fruticultura e agrícola, museu da natureza, centro de férias, animação das 90 noites de verão, centro de formação: ambiental, alimentação racional e agrícola, etc.

Os destinatários serão: escolas, jovens, lares residenciais e turistas nacionais e estrangeiros.

Este parque pode ser patrocinado por parcerias com empresas turísticas: restauração e hotelaria, e ainda cooperativas de produtores agrícolas: maçã, fruta e hortícolas, empresas de desportos / natureza não poluentes, associações de juventude, etc. Podemos imaginar a criação de 50 postos de trabalhos (fixos e sazonais).

Aqui seria realizado o festival/ festa nacional da maçã / anual, mas poderia ter actividade e animação, durante todo o ano.

Pensamos que esta é uma alavanca regional, concelhia e local. Este é um desafio que coloco a Alcobaça, mas sobretudo à freguesia do Vimeiro, aos seus autarcas e fregueses.

Uma oportunidade a explorar, sem complexos e medos. Alcobaça e Vimeiro podem, assim, potenciar a sua cadeia de produção de valor e riqueza, disponibilizando esta mais valia da natureza para fruição de milhares de visitantes / ano. Ficando ainda mais garantida a preservação deste ícone natural do Oeste e a prevenção de incêndios e de outras agressões contra a paisagem natural.

Na rota da maçã o parque nacional da maçã pode atingir se bem arquitectado e sustentado mais 300 000 visitantes ano (estou a pensar na visita "obrigatória" de todas as escolas do país e turismo sénior nacional e estrangeiro, e ainda nos milhares de veraneantes das praias do Oeste).

Aí ficaria também instalada a confraria da maçã, a criar...

É possível vencer este desafio, só é preciso saber sonhar a sua estratégia de concepção e realização.

Apenas não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir, como bem pregava Séneca, Roma sec. I.

José Marques Serralheiro
In Oeste Online

Sem comentários: