quinta-feira, 15 de maio de 2008

Extensão INDIELISBOA'08

5.º Festival Internacional de Cinema Independente

Cine-Teatro de Alcobaça
16_19 de Maio

IndieLisboa chega a Alcobaça
E traz o melhor do cinema independente


É a festa do melhor cinema independente durante quatro dias: entre 16 e 19 de Maio o Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça recebe a Extensão do IndieLisboa 2008 e alguns dos melhores filmes que compuseram a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Independente. "Internacional" é, no mínimo, aquilo que se pode dizer da selecção de filmes apresentada na segunda passagem do IndieLisboa por Alcobaça: da Espanha à China, passando pela Hungria, Estónia, Alemanha ou Reino Unido, há países e filmes para todos os gostos (e claro, para todas as idades: o programa tem mais uma vez uma selecção de curtas animadas especialmente dedicada aos mais novos), sem esquecer a ficção e o documentário - género que torna a marcar forte presença.

É neste último campo, aliás, que a música surge como um elo comum (ou digamos, como o "elo mais forte") no conjunto de obras apresentadas pela Extensão. Desde logo a começar pelo filme de abertura, a 16 de Maio (14h 30 e 21h 30): "Joy Division" (documentário britânico sobre a banda de Manchester e a sua influência no cenário da música pop actual), e terminando no filme de encerramento: "Introspective" de Aram Arriaga, dia 19 de Maio (14h 30 e 21h 30), retrato de bandas (dos Sonic Youth aos Yo La Tengo) que deram origem a um conceito ainda hoje muito discutido: o "pós-rock". A música não fica por aqui: sábado, dia 17 de Maio (21h 30), temos uma abordagem muito peculiar à obra de Johan Sebastian Bach com "The Silence Before Bach", filme realizado por Pere Portabella que nesta data se associa à inauguração do Festival Cistermúsica (o concerto de abertura decorre poucas horas antes no Mosteiro de Alcobaça).

No domingo à tarde, dia 18 de Maio (16 h), é hora de os graúdos levarem os miúdos ao cinema (ou vice-versa) e descobrirem algumas das curtas de animação mais divertidas do IndieJúnior, enquanto à noite à noite fica reservada a sessão que revelará alguns dos premiados da edição do IndieLisboa 2008 (21h 30), um privilégio raro para quem não foi até à capital e aqui poderá ver o Prémio do Júri na Competição de Longa-Metragem atribuído a "Night Train" do chinês Diao Yinan e a curta-metragem "With a Little Patience" do húngaro László Nemes que assegurou o Prémio RTP2 Onda Curta.

Faz o download do folheto do programa aqui:
http://www.sendspace.com/file/0noeg2

Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas.

O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Depois de apenas quatro edições, o Festival é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal.

De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça e depois do sucesso do ano passado, o IndieLisboa volta a apresentar uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.

www.indielisboa.com
www.alcobaca.pt

Sem comentários: