quinta-feira, 15 de maio de 2008

Por Uma Melhor Alcobaça (X)

Cova da Onça - Zona Ribeirinha

A cidade de Alcobaça possui dois rios, mas no fundo é como se não possuísse nenhum. Ambos são ignorados e desprezados e foram sendo sempre relegados para um plano inferior. Ficaram lá, nas traseiras, esquecidos e desprovidos de qualquer interesse.

Mas Alcobaça tem mudado e os interesses também. Os nossos rios podem dar um grande contributo se forem devidamente aproveitados, e em especial o Rio Alcoa.
Muitas das cidades do nosso país conseguiram um grande aproveitamento dos seus rios em especial para lazer e prática de desportos náuticos. Um grande exemplo vem da cidade de Mirandela, que, a uma escala maior claro está, consegue ser palco de grandes eventos desportivos.

A sugestão neste "Por Uma Melhor Alcobaça (X)" tem como base o aproveitamento do Rio Alcoa, na zona ribeirinha da Quinta da Cova da Onça, no vale entre o Lameirão e a Rua de Leiria.



A proposta assenta na construção de um dique ou mini-barragem junto à ponte do Rio na Rua Costa Veiga e na criação de um lago artificial até junto da zona da Quinta da Roda. O lago estaria delimitado por muros e os terrenos adjacentes aproveitados para zonas de lazer/parques. Poderiam também ser aproveitados alguns espaços para a construção de praias fluviais, onde seria colocada areia e que teriam também como função a prática de desportos como o Vólei de Praia.

Estariam assim reunidas condições para a prática de desportos como a canoagem, remo, etc. e a possibilidade de criação de escolas/clubes de apoio a estas actividades.


Portugal possui excelentes condições para estes deportos que não são na maioria das vezes aproveitadas.

Juntamente com esta sugestão simples, poderão ser equacionadas muitas outras soluções, como a construção de um pequeno parque aquático junto da praia fluvial, a criação de uma onde estática para prática de surf (ideia inovadora e pioneira no país) ou mesmo zonas de diversão nocturna e restauração na linha ribeirinha.

Creio que seria sem dúvida um grande contributo para a oferta turística da cidade. Um projecto que certamente levaria a algumas alterações ao actual plano previsto para a zona, mas com um impacto bastante positivo. O próprio hotel poderia também ser adaptado para fornecer uma interessante vista para o local.

Sem comentários: