terça-feira, 27 de maio de 2008

CMA Inaugurou Largo do Cabouqueiro

No passado Domingo, dia 25 de Maio, foi inaugurado pela Câmara Municipal de Alcobaça o Largo e Monumento ao Cabouqueiro, no lugar da Ataíja de Cima, Freguesia de São Vicente de Aljubarrota. O arranjo deste largo, situado junto ao Campo de Futebol da Ataíja, a poucos metros das ruínas da casa do Monge Lagareiro, antigo Lagar dos Frades, surge como uma homenagem ao Cabouqueiro.


A profissão de cabouqueiro conta-se entre as actividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e, nesta região, é mesmo um dos pilares fundamentais da economia, tal é o número de empresas e unidades de extracção e transformação de pedra ali existentes.

A dominar o Largo, encontra-se o monumento ao Cabouqueiro, uma estátua descomunal, epopeica, pujante de solidez e de força, obra da autoria do escultor galego Armando Martinez.

HOMENAGEM JUSTA A UM BENEMÉRITO
O Município de Alcobaça, a Junta de São Vicente e a população aproveitaram a ocasião para homenagear o empresário e benemérito Luís da Graça. Sócio gerente da empresa Sousa & Catarino, Lda., Luís da Graça conseguiu, ao longo dos anos, conciliar duas facetas bem distintas: empresário de sucesso na obtenção do lucro mas, em simultâneo, cidadão solidário. Por sua iniciativa, doou diversas ambulâncias a inúmeras corporações de Bombeiros, que no próximo Domingo se associam à festa, num cortejo constituído por essas viaturas.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: