sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Será Que Só Eu Vejo?

Não sei se serei apenas eu a ver ou se serão ou outros a não querer ver...

Numa altura em que a nossa segurança está em grande discussão, em Alcobaça as autoridades vão fingindo que nada se passa...
Recentemente, e após alguns meses de ausência do país, regressei a Alcobaça para uma curta estadia. Uma noite que o meu carro ficou estacionado na Rua Miguel Bombarda, e logo foi vítima de roubo. Vivo em Lisboa, o meu carro passa todo o tempo nas ruas de Lisboa e as únicas vezes em que foi alvo de pequenos roubos foi em Alcobaça e sempre na mesma rua. Todos sabem que a referida rua, e em especial aos Sábados à noite é local de roubos e vandalismo. Recentemente cortaram os pneus a várias viaturas. Todos sabem que aos fins de semana é lugar de confusão... Todos, ou quase todos, porque as autoridades parecem pensar o contrário. Em anos nunca vi um único polícia no centro histórico à noite. É claro que fazem a ronda, na sua viatura, mas o facto de passarem de carro de tempos a tempos não serve de nada.
É facílimo, a PSP faz a ronda à noite apenas com uma viatura, ninguém a pé ( incrível ), logo se os vimos passar, sabemos que a seguir há muito tempo para fazer o que qer que seja...

E nem vou falar das viaturas mal estacionadas em pleno Rossio e à frente do Mosteiro.

Eu creio que não sou nenhum iluminado...

Plantas de Ernesto Korrodi Vão Ser Restauradas

A Direcção-Geral de Arquivos e a Fundação da Caixa Agrícola de Leiria assinaram na passada terça-feira um protocolo de cooperação para o restauro de 200 plantas pertencentes ao fundo do arquitecto Ernesto Korrodi. Referentes aos concelhos de Alcobaça e Leiria, as plantas estão guardadas no Arquivo Distrital de Leiria.

De acordo com o documento, cabem ao Arquivo Distrital os trabalhos de diagnóstico, higienização, planificação, remendagem e acondicionamento. Já à Fundação Caixa Agrícola cabe um financiamento de cinco mil euros para, na primeira fase do projecto, serem contratados serviços especiais de restauro.

Nascido na Suíça em 1870, Ernesto Korrodi veio viver para Leiria aos 24 anos, para exercer a docência de desenho na Escola de Desenho Industrial de Leiria. Interessado pela arquitectura religiosa e civil medieval encontra nesta cidade um local privilegiado para trabalhar.

Face ao aparente abandono do património pelas autoridades inicia vários estudos histórico-arqueológicos sobre os monumentos nacionais tornando-se um dos primeiros teóricos sobre restauro de monumentos e um defensor do ensino artístico-industrial em Portugal. A ele se deve várias iniciativas de restauro e projecção de obras não só em Leiria, onde viria a falecer em 1944, mas também em Alcobaça, sendo o autor, entre outras obras, do Cine-Teatro.

Algumas das suas plantas serão, agora, recuperadas, através de uma cooperação pública-privada que visa contribuir para a preservação do património documental do distrito de Leiria.
In Oeste Online

Blogue "Do Portugal Profundo" do Alcobacense António Caldeira Comemora Quinto Aniversário

Com Uma Festa No Arraial Nos Capuchos (Alcobaça)
No próximo dia 29 de Novembro, sábado, pelas 13 horas, o corajoso e imparável bloguer António Balbino Caldeira promove uma Festa do V Aniversário Do Portugal Profundo, no arraial dos Capuchos em Alcobaça, destinada aos amigos e vizinhos do blogue, seus comentadores e leitores.

Alcobaça Vai Ter o Seu I Concurso Internacional de Música de Câmara!

A novidade é de mesmo de monta e revela-nos que Alcobaça vai ser palco de um importante evento musical. Trata-se do I Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça, cujas inscrições estão abertas até 9 de Fevereiro do próximo ano.

Tertúlia: Património Geológico e Paisagístico da Região de Alcobaça e Nazaré

Café Portugal - 1 Nov 17h
Ócio, Economia e Geoturismo


Serão oradores a Drª. Laura Anastácio, Geóloga e Técnica Superior da Câmara Municipal da Nazaré e o Mestre António Menezes, Arqueólogo e assessor no Governo Civil de Leiria.

Entrada gratuita

Sunset It´s Alive - 3º Capitulo

DISCOTECA SUNSET / ALCOBAÇA SÁBADO 08 NOVEMBRO 00h



Depois do enorme sucesso das duas primeiras festa / 1º e 2º capitulo, em Setembro passado e Outubro, o evento Sunset it´s Alive regressa em grande força no próximo sábado dia 08 de Novembro, e promete grande animação, até ...de tarde!!!
Pois é desta vez fomos mais longe, e "alargamos" a noite com um mega After Hours a partir das 07h da manhã ...

Os ilustres convidados para este encontro são:

*FRANK MAUREL ( Um dos melhores, mais conceituados e mediáticos DJs / Produtores, nacionais da actualidade ; ) + info www.frankmaurel.com

*VICTOR L. ( DJ com muitos anos de experiência, como residente, ou convidado nos melhores clubes nocturnos do distrito de Leiria, bem como um pouco por todo o país ) + info www.myspace.com/djvictorl

after hours a partir das 07h com
*MÁRIO ROQUE ( Dispensa apresentações, um dos melhores , mais influentes e mais respeitado Dj Português ... por muitos considerado o pai da DJ scene / Dance scene nacional ) + info www.myspace.com/djmarioroque

P.S - Haverá serviço de táxi durante todo o evento, entre Alcobaça e Benedita para a Sunset
--
Agora que as noites em Alcobaça estão outra vez no mapa, não há como voltar atrás, serve ainda o presente, para anunciar a data da próxima festa / 4º e ultimo capitulo de 2008: Sexta-feira 05 Dezembro
...os DJs convidados para esta evento serão anunciados no decorrer da próxima festa, sábado 08

Com tanta animação não podes faltar , contamos contigo , até lá!!!
As entradas dão direito a uma bebida de oferta e custam 10€ até à véspera do evento e 12€ no próprio dia

+ info 916 738 051 ou http://sunsetitsalive.hi5.com

Extensão de Saúde de Alfeizerão Inaugurada

A OBRA QUE ASSINALA A REQUALIFICAÇÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

Está inaugurada a Extensão de Saúde de Alfeizerão. A cerimónia decorreu na manhã do dia 29 de Outubro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, do Governador Civil de Leiria, de representantes da Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro, autarcas do Concelho e população.

Depois de uma curta incursão pelo Centro de Saúde para uma visita de conhecimento, José Gonçalves Sapinho iniciou a sua intervenção lembrando que a Autarquia está atenta às necessidades da população, neste caso particular, da população de Alfeizerão, e esta "foi uma obra pensada para dar a esta freguesia um dos melhores equipamentos do Concelho". Para acabar com todos os ruídos que foram surgindo ao longo da obra, Gonçalves Sapinho disse que o atraso da inauguração se deveu a circunstâncias várias, uma delas, e a mais relevante, resultado de uma decisão técnica em querer colocar em funcionamento o Centro antes da sua inauguração, para garantir a ausência de possíveis falhas.

Gonçalves Sapinho adiantou ainda que Alcobaça pertence cada vez mais à ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e que em cima da mesa estão três problemas pendentes em negociação: Centros de Saúde de São Martinho do Porto e Vimeiro, e ainda a USF - Unidade de Saúde Familiar para a vila da Benedita. O autarca adiantou que o Município já tem terreno e projecto para avançar. Em relação a esta temática, Manuel Pizarro assumiu a total disponibilidade para apoiar as três obras.

Para o Secretário de Estado da Saúde este Centro é uma "belíssima obra que assinala a requalificação do Serviço Nacional de Saúde". O membro do Governo afirmou ainda que um espaço que era um "antigo armazém de vinho" é agora um "magnífico conjunto de estruturas onde se inclui o Centro de Saúde, a Junta de Freguesia e a Biblioteca Municipal de Alfeizerão", classificando a obra como "um espaço aberto ao exterior de grande qualidade".

FUNCIONAMENTO
Ao entrar no Centro de Saúde de Alfeizerão o utente pode encontrar uma área de espera e instalações sanitárias públicas e de serviço. No corredor onde se encontra a recepção e atendimento, estão localizados os gabinetes de enfermagem e consulta. A Extensão alberga ainda um bar interno e uma sala de reuniões.
Uma obra que teve um custo total de 420.521,27 euros e vai servir cerca de 4.000 utentes, em substituição das antigas instalações sitas na Casa do Povo de Alfeizerão.

HOSPITAL DO OESTE-NORTE MERECEU REFERÊNCIA
Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Saúde, Gonçalves Sapinho não quis deixar de referir que mantém o orgulho na decisão da compra do terreno para a possível localização do Hospital Oeste/Norte no Concelho de Alcobaça.

Também Manuel Pizarro não ficou indiferente ao tema, considerando que a posição da CMA "foi feita com muita seriedade" e que marca a "presença do Município nesta discussão de forma destacada". Para o Secretário de Estado da Saúde esta é uma iniciativa da CMA "pró-activa em defesa do Concelho".

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Fados de Amália Revistos por Músico dos The Gift

Em 2009 terão passado dez anos desde a morte de Amália Rodrigues. No primeiro trimestre desse ano será editado o disco do projecto Hoje, criado por Nuno Gonçalves, responsável pelos The Gift, que recria canções da fadista que contará com vozes convidadas nacionais e, talvez, estrangeiras
Meses antes de se assinalar a passagem dos dez anos da morte de Amália Rodrigues chegará às lojas o projecto Hoje, que pretende recriar as canções da fadista, "mantendo a sua intemporalidade".

Foi assim que Nuno Gonçalves definiu a ideia ao DN, que ganhará forma num disco a editar no primeiro trimestre de 2009. Fundador dos The Gift, o músico natural de Alcobaça foi o escolhido pela editora Valentim de Carvalho para tomar as rédeas deste projecto, sendo responsável por todos os arranjos e produção, além da escolha dos artistas que participam no disco. Sónia Tavares (vocalista dos The Gift) Paulo Praça (que já fez parte de grupos como Turbo Junkie, Grace e Plaza) e Fernando Ribeiro (líder dos Moonspell) são as vozes já escolhidas por Nuno Gonçalves. E existe uma porta aberta para colaborações de vozes internacionais, mas ao DN o músico referiu que ainda nada está confirmado.

Apesar de ter aceite este projecto de recriar parte do repertório de Amália, ao DN o músico confessou não ser grande apreciador de fado. "Respeito o fado tal como respeito o techno trance. São estilos que não oiço. O que critico no fado é o fundamentalismo, isto é, em Portugal, em termos musicais só existe fado. Falta apoio institucional a novos grupos que queiram singrar lá fora", referiu.

Mas para Nuno Gonçalves Amália é um caso diferente. "Costumo dizer que há fado e há a Amália". Para se preparar o músico ouviu toda a discografia da fadista, viu documentários e foi então que percebeu que "as suas canções são intemporais". Foi essa intemporalidade que o músico quis repetir no projecto Hoje. "Interessava-me que o disco fosse algo muito actual, mas também intemporal. Queria que soasse a algo de 2008/2009, mas também a algo que se pudesse ouvir em 2015, por exemplo". Todavia o músico não considera o projecto uma homenagem à fadista. "É mais uma análise das suas canções, por uma outra geração, com uma outra tecnologia".

Nos The Gift, Nuno Gonçalves ficou conhecido por criar canções onde a melodia pop se encontra com as electrónicas. Esta sensibilidade musical não será descurada no projecto Hoje. "A minha paixão pelos arranjos de cordas e pelas electrónicas mais minimais estarão obviamente presentes, mas há um distanciamento entre os The Gift e os Hoje".

Quanto ao grupo de Alcobaça, Nuno Gonçalves adiantou ao DN que espera editar um novo álbum de originais em finais de 2009. Apesar de não lançarem um disco desde 2006, o registo ao vivo intitulado Fácil de Entender, os The Gift mantiveram-se ocupados durante os últimos anos. "Estivemos em Espanha com muita força, por isso nem tivemos tempo para pensar nas novas canções. Agora estamos de férias, mas em Janeiro vamos começar a pensar num novo conceito e seria bom editar um novo disco no final de 2009", contou.
In Diário de Notícias

Águas do Oeste Conquistou o Prémio “Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2008”

A empresa Águas do Oeste conquistou o prémio "Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2008". A distinção aconteceu no âmbito da "Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas prestado aos utilizadores", após uma avaliação nacional promovida pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos e pelo Jornal Água & Ambiente.

O prémio deveu-se ao papel que a Águas do Oeste desempenhou "na melhoria ambiental na região Oeste, designadamente no processo de despoluição das bacias hidrográficas dos rios Arnóia e Real para recuperação da Lagoa de Óbidos, do rio Tornada para a recuperação da Baía de S. Martinho do Porto e para a recuperação das águas costeiras no geral."
In Rádio Cister

Grupo de Alcobacenses Defende Regresso dos Monges ao Mosteiro

Cília Gil chama-lhe "um sonho"

Um grupo de alcobacenses está contra a instalação de um "Hotel de charme" no Mosteiro e propõe, em alternativa, que o Monumento volte a acolher monges.

Na proposta tornada pública pelo grupo de alcobacenses, onde se incluem nomes como o de Paulo Bernardino, ex-presidente da organização católica Ajuda à Igreja que Sofre, defende-se o regresso dos monges ao Mosteiro que, por sua vez, deve ser um espaço de hospedagem de peregrinos podendo, também, vir a ser a sede de um Centro de Estudos Cistercienses.

"Um sonho", que a directora do Mosteiro, Cília Gil, respeita, embora lembre que "estamos no século XXI, numa conjunta económica e social acelerada que não permite recuos no tempo, nem instalar na Alcobaça contemporânea uma realidade medieval".

Por outro lado, adianta Cília Gil, "o Mosteiro de Alcobaça terá hoje muito pouco a ver com aquilo que foi na altura em que os Monges o habitaram". "Desconheço qualquer comunidade de monges cistercienses disposta a vir para Alcobaça com a realidade actual, já que o Monumento é um foco turístico em que se tentou preservar a característica enquanto Mosteiro de cariz religioso e enquanto património arquitectónico", sublinhou.

Quanto às preocupações manifestadas por Rui Rasquilho durante o jantar de despedida do cargo de Director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça sobre as dificuldades para a instalação de um hotel, Cília Gil diz que respeita as opiniões do ex-diplomata e que não as quer comentar, mas adianta que dos contactos que manteve com a tutela e com a Câmara Municipal de Alcobaça, viu empenho e a consciência de que há problemas que precisam de ser resolvidos rapidamente, o que não significa "resolver imponderadamente", sublinhou, pois "trata-se de património da humanidade, uma das sete maravilhas nacionais e que irá integrar a rota dos três monumentos património da Humanidade (Alcobaça, Batalha e Tomar), o que irá trazer mais-valias importantes para as populações e respectivos monumentos".

Cília Gil admite que a instalação de um Hotel tem vantagens, uma das quais é a auto-sustentabilidade, porém, ressalva, essa hipótese "tem de ser bem analisada e vista por quem tem conhecimento da realidade bem como das situações difíceis de gerir que resultam da existência de espaços devolutos há bastante tempo". "A área que já serviu instalações para o Lar Residencial está devoluta desde 1999 e apresenta-se cada vez mais degradada, estando a já a provocar graves problemas ao Mosteiro, podendo ser, de futuro, um foco de intrusões e de pragas", alertou.

Quanto à abertura do Monumento à sociedade civil, iniciada no mandato de Rui Rasquilho, Cília Gil promete manter o património mundial aberto a todos, lembrando, contudo, que a Direcção não tem autonomia administrativa ou financeira, estando, por isso, sempre sujeita à decisão da tutela. "A parceria cultural com a Câmara Municipal de Alcobaça vai continuar", garantiu, adiantando que "existem vários projectos em estudo, inclusivamente com muita vontade por parte do IGESPAR de dar o seu contributo".
In Rádio Cister

Aprovado Projecto Que Pretende Dinamizar o Sector da Cerâmica

A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) viu aprovada uma candidatura ao Interreg, no âmbito de um projecto que pretende dinamizar o sector da cerâmica.
Esta candidatura baseia-se numa parceria com outros países europeus que, por sua vez, poderão ajudar Alcobaça na implementação de medidas de comprovado sucesso.

A candidatura é chefiada pelo município húngaro de Hódmezóvásárhely, ao qual se juntam localidades de Espanha, França, Grécia, Roménia e Eslovénia, para além de Alcobaça.
Para já, faltam apurar dois elementos que permitirão depois avançar-se no terreno com medidas concretas: que valores Alcobaça irá receber, sabendo-se desde já que o máximo a atribuir chega aos 200 mil euros, assim como quais e em que condições se encontram as empresas do concelho.

Entretanto, as respostas das empresas de cerâmica ao questionário da autarquia tem sido satisfatória, contou à Rádio Cister o adjunto do presidente do executivo camarário, Eduardo Nogueira, adiantando que em breve espera reunir com o "chefe-de-fila" para se clarificar quais os instrumentos que o município poderá utilizar.

Entre as várias possibilidades que este programa permite, a CMA tem intenção de avançar com uma rede de turismo empresarial e também com a criação de uma imagem de marca da cerâmica de Alcobaça.
In Rádio Cister

Abertas Candidaturas Para Bolsas de Estudo

Decorre, de 3 a 28 de Novembro, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Um processo que a Câmara Municipal de Alcobaça dirige à população estudante do Concelho com manifestas carências económicas.
Os interessados devem dirigir-se à Divisão de Acção Social da Autarquia ou contactar a instituição através do número 262 580 800.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

TRABALHAR EM REDE É A ESTRATÉGIA PARA COLOCAR O OESTE NA ROTA DA EXCELÊNCIA | V Seminário do Oeste | Conclusões

"TRABALHAR EM REDE É A ESTRATÉGIA PARA COLOCAR O OESTE NA ROTA DA EXCELÊNCIA"

A diversidade e riqueza do Património da Região Oeste enquanto factor de desenvolvimento da região foi o tema em destaque do V Seminário do Património do Oeste que decorreu de 24 a 25 de Outubro, no Mosteiro de Alcobaça. Uma organização conjunta dos Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha, que contou com o apoio da Associação Leader Oeste.

Durante dois dias, cerca de 120 participantes viram discutidos cinco painéis temáticos intitulados: "Património - Factor de Desenvolvimento"; "Os Centros Históricos e o Património Arquitectónico", "Estratégias de Valorização do Património: Conceitos e Tipologias - apresentação de casos"; "O Património aliado do Turismo Cultural" e "O Património Natural na Região da Diversidade". Um debate que é justificado pela urgência de promover ideias sobre a identidade patrimonial do Oeste, que constitui um desafio numa região que tem sido palco de constantes transformações.

Na abertura do evento Gonçalves Sapinho, Presidente da CMA - Câmara Municipal de Alcobaça mostrou-se satisfeito por acolher o V Seminário, lembrando que é "necessário reafirmar o papel do património". Um encontro que contou com nomes como o Arquitecto Gonçalo Byrne, o Dr. Pedro Roseta, o Prof. Dr. António Marcos Galopim de Carvalho entre outras personalidades que se dedicam à preservação e requalificação do Património.

Para encerrar o Seminário, Carlos Bonifácio, Vice-Presidente da CMA assumiu que o ponto fulcral do encontro se centrou na ideia de que "nada acontecerá se cada um (entidade, instituição, personalidade) trabalhar no seu quintal", lembrando que o "trabalho em rede é a estratégia para o Oeste ter um lugar primordial em Portugal e posicionar-se na rota da excelência".

As conclusões do Seminário podem ser consultadas em www.patrimoniodooeste.net. No sítio pode ainda encontrar as intervenções da maior parte dos oradores participantes.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

VI JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE ESTUDOS MEDIEVAIS | 6 a 8 de Novembro | Alcobaça, Batalha e Porto de Mós

Alcobaça é, no próximo dia 7 de Novembro, sexta-feira, o Centro Internacional de eleição para os Estudos Medievais Ibéricos. Subordinada ao tema "A Guerra e a Sociedade na Idade Média", a VI edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval em Portugal marca presença em três localidades do Distrito de Leiria: Alcobaça, Batalha e Porto de Mós.


AS JORNADAS
Com vontade de organizar um encontro diferente do habitual, ou seja, fora das Portas das Universidades Portuguesas, a SPEM - Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais decidiu arriscar e os locais eleitos para esta edição são: o Museu Militar de S. Jorge, Porto de Mós (6 de Novembro), o Mosteiro de Alcobaça (7 de Novembro) e Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha (8 de Novembro). Monumentos que se destacam pelo seu elevado significado patrimonial e memorial, e por pertencerem a uma região que foi palco de acontecimentos bélicos de grande relevância na História de Portugal e da Península Ibérica em tempos medievais.

A realizar-se quadrienalmente, alternando entre Portugal e Espanha, os trabalhos das VI Jornadas irão incidir sobre as seguintes secções: "A guerra em acto. Aljubarrota em debate"; "No rasto da guerra"; "Negociar e manter a paz" e ainda "Memórias e celebrações". Os trabalhos serão discutidos e aprofundados por especialistas portugueses e espanhóis, e contam com presenças de personalidades da área oriundas de países como Brasil, França e Espanha.
No dia 7 de Novembro, pelas 22h00, no Mosteiro de Alcobaça, o cantor Lírico Luís Peças propicia aos participantes um belíssimo concerto.

QUEM PODE PARTICIPAR E COMO?
Público em geral e todas as pessoas que se dedicam à leitura da Época Medieval e têm obra escrita podem participar nestas Jornadas, basta apresentar a comunicação livre mediante a temática escolhida. A organização prevê mais de uma centena de participantes.

CONDIÇÕES:
. Participantes e comunicantes que sejam sócios da SPEM - inscrição gratuita;
. Não-sócios ou sócios sem as quotas em dia: €35.00
. Preço de inscrição para Estudantes (a confirmar por fotocópia actualizada do cartão de estudante): €10.00

PROGRAMA

Uma organização das Sociedades de Estudos Medievais Portuguesa e Espanhola, com o apoio e o patrocínio das entidades:
Fundação Batalha de Aljubarrota;
Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico;
Mosteiro de Alcobaça;
Mosteiro da Batalha;
Região de Turismo de Leiria/Fátima;
Câmara Municipal da Batalha;
Câmara Municipal de Alcobaça;
Câmara Municipal de Porto de Mós;
AMLEI (Área Metropolitana de Leiria);
Fundação Engº António de Almeida
Fundação Para a Ciência e Tecnologia;
Centro de Estudos de História Religiosa;
Centro de História da Sociedade e da Cultura;
Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade;
Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora;
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Rancho Folclórico Rosas do Lena (Rebolaria - Batalha)
Livraria Minerva

Para mais informação contacte:
Secretariado das VI jornadas Luso - Espanholas
Instituto de Paleografia e Diplomática
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
P-3004-530 COIMBRA
Tel.: 239 859960 / 239 859963
Fax: 239 836733
E-mail:
spem@ci.uc.pt
http://www.uc.pt/spem

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61

EXCHANGE - Festival de Dança de Alcobaça | 2.ª edição | De 1 a 15 de Novembro | CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea

O Município de Alcobaça e a CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, levam ao palco, de 1 a 15 de Novembro, a II edição do Festival International Exchange - Festival de Dança de Alcobaça.

Para além da CeDeCe passam por Alcobaça as companhias: Companhia Nacional de Bailado, Quorum Ballet, Echo Arts (Chipre), Companhia Nacional da Eslovénia (Ljubljana), A Poc A Poc (México), Ballet Nacional da Croácia (Rijeka) e do grupo Ad Lib Trio, entre outros.


Bilhetes à venda em http://plateia.iol.pt/eventos/seccao.php?cat_id=4
Preço: 8€ (50% desconto para menores de 25 anos; maiores de 65 anos; grupos de 10 ou mais pessoas)
Espectáculos Crianças: 5€
Escolas: 3€

PROGRAMA DETALHADO EM
http://www.cedece.net/programadetalhado.html
http://www.cedece.net/

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

O Mano a Mano Mais Mano a Mano de Sempre em Alcobaça, no Alcopázio Bar

Dj Set Mano a Mano entre os Dj's alcobacenses CÉSAR VASCO e JOSÉ ALBERTO VASCO, que será apresentado em ALCOBAÇA, no ALCOPÁZIO BAR, no próximo dia 8 de NOVEMBRO, a partir das 24 horas. Será, certamente, O MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA e o mínimo que se poderá prometer é que nessa noite poderá valer tudo, em termos musicais!

Feira de S. Simão

ARRANCA HOJE

Começa hoje a Feira que promete trazer a "excelência dos Sabores" a Alcobaça até 2 de Novembro.


Entre pratos requintados, comida gourmet e produtos da terra... Esta é a proposta que a Autarquia apresenta para o novo conceito da Feira de São Simão, que irá decorrer no MercoAlcobaça. Considerando os novos padrões de consumo, o Município assume o desafio de apostar num novo formato, e traz à Feira sugestões alimentares para um estilo de vida saudável e ecologicamente consciente.

Para além dos já habituais frutos secos, conta também com espaços de venda de artesanato, restauração (petiscos, rodízio, leitão etc), um espaço infantil e ainda muita animação. Para animar a Feira o destaque vai para a presença do Padre Borga no dia 1 de Novembro, pelas 21h30, um concerto que parte da receita irá reverter a favor de uma instituição do Concelho.

Este novo formato tem como objectivos:
. Criar e acompanhar as tendências de uma nova área ligada aos Produtos Gourmet, Produtos de Denominação de Origem Protegida, Produtos Biológicos, Alimentação Saudável, Produtos Tradicionais e de qualidade;
. Assegurar a visibilidade dos fabricantes de produtos nacionais;
. Promover os recursos de forma a gerar crescimento económico e impulsionar o desenvolvimento local.

Horário: 15h00 às 23h00

ENTRADA LIVRE

PROGRAMA

Organização: CMA

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

É Isto Democracia???

BE propõe Aliança à esquerda para afastar PSD do poder
O deputado municipal Adelino Granja propôs uma aliança à esquerda para derrubar o PSD dos principais órgãos autárquicos de Alcobaça.
(...)
Adelino Granja dirigiu um convite ao PS e CDU para que as três forças políticas se unam em torno de uma alternativa de governação credível e forte que consiga fazer frente ao "actual poder hegemónico do PSD".

O Deputado Municipal, eleito pelo BE, reconhece que, apesar das tentativas, nomeadamente em 2005, não se conseguiu fazer uma coligação à esquerda, mas acredita que ainda se está a tempo de formar "uma lista alternativa de esquerda, a única forma de derrotar a hegemonia do PSD aqui em Alcobaça", frisou.
(...)

In Rádio Cister

--

Será isto um acto democrático? Eliminar quase todas as opções alternativas e limitar o direito de opção dos Alcobacenses?
Será que estes políticos continuam a não confiar nos Alcobacenses e a considerar que somos limitados ao ponto de não conseguirmos julgar o mandato político actual? O povo ignorante...
Não será o caminho para o Totalitarismo?

Ou será o poder a qualquer custo?

As pessoas têm as suas convicções e ideiais e não têm de levar com eles todos!

“MAIS CENTRO” Atribui Primeiras Verbas a Alcobaça

Foram assinados, no passado dia 14 de Outubro, os dois primeiros protocolos de financiamento para o Município de Alcobaça, ao abrigo do QREN, nomeadamente - protocolos de co-financiamento dos Centros Escolares de Turquel e de Alfeizerão. O primeiro tem um investimento elegível de 1,879 Milhões de Euro, enquanto que para o Centro Escolar de Alfeizerão o valor fica pelos 1,09 Milhões de Euro. Em qualquer dos casos a comparticipação do "Mais Centro" é de 70%. Dois equipamentos que ficaram fora do "pacote" da Empresa Municipal Terra de Paixão, mas serão lançados a concurso pelo Município.

A cerimónia protocolar, que decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, e dos Secretários de Estado da Educação, Valter Lemos, e do Desenvolvimento Regional, Nuno Baleiras. Nesta sessão foram assinados 80 protocolos com autarquias, IPSS’s, organismos da Administração Central e Associações de Municípios, estando as atenções direccionadas para os protocolos relacionados com a construção/ampliação de Centros Escolares.

Até agora o "Mais Centro" - Programa Operacional da Região Centro, já aprovou o co-financiamento de 124 Centros Escolares a 60 dos 100 Municípios da Região. O Presidente da CCDR do Centro, Alfredo Marques, considerou que, chegado este momento, em termos genéricos, as principais carências a nível escolar teriam já sido solucionadas, o que significa que, de futuro, deverão os Municípios recorrer às verbas da contratação para realizar obras no Parque Escolar, não excluindo a possibilidade de lançar uma nova fase de candidaturas, caso as declarações de interesse por parte dos municípios o justifiquem.

Desta forma, mantém-se a possibilidade do Centro Escolar de Pataias vir a sair da "alçada" da Terra de Paixão, EEM, permanecendo os de Alcobaça, Benedita, Cela e o Pavilhão de Évora na parceira público-privada.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Extensão de Saúde de Alfeizerão

Inaugura dia 27 de Outubro
Localizada na Quinta da Pote, que abarca um conjunto de equipamentos urbanos essenciais para a população da zona envolvente como: Centro Cultural de Alfeizerão, Mercado, Escolas do Ensino Básico, a Extensão de Saúde de Alfeizerão vai ser inaugurada a 27 de Outubro, às 11h30.


Para a cerimónia, o Município de Alcobaça conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

FUNCIONAMENTO
Ao entrar no Centro de Saúde de Alfeizerão o utente pode encontrar uma área de espera e instalações sanitárias públicas e de serviço. No corredor onde se encontra a recepção e atendimento, estão localizados os gabinetes de enfermagem e consulta. A Extensão alberga ainda um bar interno e uma sala de reuniões.
Uma obra que teve um custo total de 420.521,27 euros e vai servir cerca de 4.000 utentes, em substituição das antigas instalações sitas na Casa do Povo de Alfeizerão.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Câmara de Alcobaça Apresenta Esta Quarta-feira Plano de Incentivos ao Desporto

A Câmara de Alcobaça vai apresentar esta quarta-feira, na Biblioteca Municipal, o Plano de Incentivos Desportivos para as modalidades federadas do Concelho.
O plano irá seguir o mesmos critérios dos anteriores, que tem em consideração o número de modalidades e de atletas de cada clube.

Embora sem divulgar os valores a atribuir, o vereador do Desporto, José Vinagre, garante que as verbas serão superiores às do ano passado, reflectindo o grande número de modalidades praticadas no concelho de Alcobaça.

A apresentação está marcada para as 16h00, sendo seguida pela entrega dos subsídios ao sector da cultura.
In Rádio Cister

Programa Estratégico “REDE DE MOSTEIROS PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE” Candidatado Às Redes Urbanas Para a Competitividade e Inovação

Gorada a candidatura às Acções Preparatórias para as Redes Urbanas para a Competitividade, o grupo constituído pelo IGESPAR e Câmaras Municipais de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar manteve-se coeso no objectivo de apresentar e candidatar um programa estratégico para os Mosteiros Património da Humanidade. Um programa com seis eixos de acção e seis objectivos distintos que contempla nove linhas de intervenção.

Assim, e culminando com um profícuo trabalho de grupo, foi finalmente entregue, na passada sexta-feira, 17 de Outubro, a candidatura ao Mais Centro.

As principais acções candidatadas por Alcobaça incluem a criação do Circuito Cisterciense, com os Mosteiros de Alcobaça e de Cós, a Instituição do Centro de Estudos Medievais, a criação de guias e roteiros urbanos e animação dos locais históricos com eventos já existentes (Cistermúsica, Mostra de Doces Conventuais,... ) e outros que possam vir a surgir. Dinamizar os Mosteiros, melhorar as condições de visita e aumentar a atractividade para os visitantes, são alguns dos objectivos que se procuram atingir.

O valor global da candidatura é de 10.000.000€ Feder (a dividir pelos 5 parceiros), sendo que as intervenções de natureza material rondam os 4.000.000€ de Feder para Alcobaça, Batalha e Tomar.

Em termos de parcerias locais fundamentais para robustecer a candidatura, o Município obteve a adesão da ACSIA - Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça, da Banda de Alcobaça/Academia de Música, da Associação dos Amigos de D. Pedro e D. Inês e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com quem se irá instituir, em colaboração com o IGESPAR, o Centro de Estudos Medievais, criado em 1978, por Despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e Plano e da Educação e Cultura, mas que na pratica nunca funcionou.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Exposição de Escultura - Modelar o Espaço

Projectos Específicos Com:
Alberto Carneiro,
Francisco Tropa,
Sara Antónia Matos,
Isabel Garcia,
Virgínia Fróis,
Entre Outros

Na Fundação Armazém Das Artes - Em Alcobaça
(Junto Ao Mosteiro De Alcobaça)

Inauguração: 25 De Outubro (Sábado)
Pelas 16/ 18h

www.armazemdasartes.pt

Exposição Interessante na Martingança



Fracos!

Em relação à notícia anterior da Rádio Cister que diz:

"Também a polémica passagem do trânsito na praça do Rossio, em frente ao Mosteiro, continua por resolver. A oposição tem exigido que se proíba a circulação automóvel, lembrando que essa foi, aliás, uma das razões para as obras da requalificação. A Câmara argumenta, por seu lado, que nenhuma decisão será tomada sem antes de ouvirem todas as partes interessadas e se estudarem os benefícios/custos de uma decisão para aquela artéria."

É a falta de coragem política no seu melhor... E a vergonha continua... Ao menos que tirem o sinal para não ser tanto o "mau aspecto".

Piso do Rossio Vai Ser Revisto

Pouco tempo depois da abertura do Rossio de Alcobaça requalificado, estão em preparação as primeiras intervenções de melhoramento na praça do Mosteiro.

O piso entre a Rua Francisco Zagalo e a Rua Frei Estevão Martins deverá, finalmente, ser revisto. A falta de aderência dos pneus à pedra escolhida para pavimentar a estrada tem sido apontada como a principal causa do elevado número de acidentes com os pilaretes, que ficam junto das lojas.

A colocação de uma matéria que assegure a aderência dos pneus ao piso esteve prevista para se realizar logo após a abertura da VCI mas só agora estão reunidas todas as condições, explicou o vice-presidente da Câmara, Carlos Bonifácio, à Rádio Cister.

A circulação automóvel em direcção ao Casal do Pereiro é, por outro lado, outra matéria a alterar nesta empreitada de melhoramentos. Para já nenhuma decisão está tomada, mas a autarquia admite que está a estudar a possibilidade de colocar o trânsito a circular num único sentido ou alternar a circulação automóvel através de semáforos.

Também a polémica passagem do trânsito na praça do Rossio, em frente ao Mosteiro, continua por resolver. A oposição tem exigido que se proíba a circulação automóvel, lembrando que essa foi, aliás, uma das razões para as obras da requalificação. A Câmara argumenta, por seu lado, que nenhuma decisão será tomada sem antes de ouvirem todas as partes interessadas e se estudarem os benefícios/custos de uma decisão para aquela artéria.
In Rádio Cister

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hummmmm...

Centro Escolar de Pataias não vai ser lançado pela empresa Terra de Paixão
O Centro Escolar de Pataias não vai ser lançado pela empresa municipal, Terra de Paixão, criada para construir mais rapidamente os vários centros escolares previstos na Carta Educativa do concelho de Alcobaça.
O vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça esclareceu que, no caso do centro escolar de Pataias, será a Câmara a concorrer ao QREN para o lançamento da obra, o que vai permitir poupar centenas de milhar de euros.
In Rádio Cister

LOTO Participam em CD Tributo a Carlos Paião e Iniciam Festas Mucho Blast

Olá! Os Loto têm música nova! Telefonia nas ondas do ar foi editada pela primeira vez em 1982 por Carlos Paião e 26 anos depois é revisitada pela banda alcobacense que ainda melhor nos faz bater o pezinho. Faz parte do CD Tributo a Carlos Paião, já nas lojas, e pode ser escutada no myspace da banda em www.myspace.com/iloveloto.

Lisboa, Porto e Alcobaça serão os primeiros destinos das festas MUCHO BLAST!!. Neons, música, suor, festa... Do Electro ao Rock, do neo-hippie ao rave, tudo é POP, tudo é música, tudo é MUCHO BLAST!!!

16 de Outubro - Frágil - Lisboa - Dj set LOTO + Q.G.
17 de Outubro - Plano B - Porto - Dj set LOTO + Q.G. + PIXXXHELL
18 de Outubro - Clinic - Alcobaça - Dj set LOTO + Q.G.

www.myspace.com/quentingauthier
Membro e mentor dos WeAreNotGhettoKids, fenómeno em França na área do Electro, Q.G.estreia-se em Portugal para a primeira dose de MUCHO BLAST!!! Remixer de nomes como Rinocerose, Blackstrobe ou mesmo dos Loto, Q.G é para quem gosta das batidas fortes, baixos corrosivos, arpeggios incendiários, Ed Banger style! PIXXXHELL

http://www.myspace.com/pixxxhelll
Assume-se como o mentor português do Porno-PixxxHell, um género ainda desconhecido do grande público mas que já faz furor nas noites do Clinic em Alcobaça! É altura de mascar pastilhas Gorilla, calçar o ténis Stan Smith e dançar pela noite fora. Até já e até sempre!
In Nas Faldas da Serra

Alcobaça Quer Integrar Turismo do Oeste

A Câmara de Alcobaça vai deixar de fazer parte do Turismo Leiria-Fátima. O executivo camarário decidiu enviar esta segunda-feira ao Governo uma proposta para que o município passe a integrar o Turismo do Oeste.

A proposta foi aprovada com os votos do PSD e do PS. A CDU votou contra em "protesto contra o que classifica de trapalhada legislativa do Governo e as pressas da Câmara".

"Enquanto for presidente da Câmara de Alcobaça, tomarei as decisões que achar melhores para o concelho. Não preciso de autorização de ninguém para as tomar. Penso pela minha própria cabeça" disse Gonçalves Sapinho que acrescentou "não tenho nada contra Leiria-Fátima mas Alcobaça, que já pertence a vários organismos do Oeste, nomeadamente a Associação de Municípios do Oeste, e de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente ao nível da educação e saúde, deve, em matéria de turismo, ficar junto dos ricos".

A decisão aconteceu no dia em que os estatutos do Turismo de Leiria-Fátima, que integra os municípios de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós, e do Turismo do Oeste foram publicados em Diário da República. Esta nova estrutura engloba o território dos municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Se a proposta de Gonçalves Sapinho for aprovada, passará, também, a incluir o território do concelho de Alcobaça.

A decisão desta segunda-feira aconteceu, também, depois de uma troca de informações entre os presidentes de Câmara de Alcobaça e Nazaré. De acordo com Gonçalves Sapinho, existirá alguma sintonia nesta matéria entre os dois municípios.
In Rádio Cister

Barafunda Realizou Workshop Sobre Construção em Terra

A Barafunda convidou uma equipa de arquitectos para realizarem um workshop sobre construção em terra.

O desafio da associação Juvenil da Benedita foi aceite pela empresa Plano B Arquitectura que decidiu construir, com a ajuda de vários voluntários, as colunas de um futuro centro cultural da Barafunda, utilizando para o efeito apenas terra e água.

Durante todos os fins de semana de Setembro, foram várias as dezenas de jovens e adultos, quase todos eles envolvidos no projecto "Percursos Alternativos" ou no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, que participaram na construção dos pilares e tijolos em terra crua (adobes) que irão suportar um palco com cerca de 40 metros quadrados, localizado no Vale da Franca, na Benedita.

Segue-se agora a parte técnica da construção deste espaço que servirá para acolher vários tipos de espectáculos promovidos pela Barafunda.
In Rádio Cister

AS DUAS FACES DA GUERRA :: HOJE :: Cine-Teatro de Alcobaça ::

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO
Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa

AS DUAS FACES DA GUERRA
de Diana Andringa e Flora Gomes
100´ I POR I 2007


17 de Outubro I Sexta
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça


Os dois lados da guerra do ultramar num filme de Diana Andringa e Flora Gomes

No momento em que mais uma edição do DocLisboa promete fazer caber o mundo inteiro em Lisboa (é já no dia 16 de Outubro e pela sexta vez que o Festival mostra o melhor do documentário mundial e nacional) e a um mês de termos em Alcobaça mais uma extensão deste verdadeiro acontecimento, as Sextas do Documentário mostram no próximo dia 17 de Outubro no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, pelas 21h 30, o filme "As Duas Faces da Guerra", obra que nasceu da colaboração entre a jornalista Diana Andringa e o mais reputado cineasta guineense Flora Gomes.

Diana Andringa, figura de referêcia do jornalismo televisivo português, e Flora Gomes, o mais importante cineasta guinenense (com presença regular em Cannes e Veneza), acordaram fazer um documentário a quatro mãos e duas vozes sobre a guerra colonial. Luta de libertação para uns, guerra de África para outros, o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é descrito de maneira diferente nos livros de história dos dois países. Mas não são só estas as "duas faces" desta guerra. Para lá do conflito, houve sempre cumplicidades entre as duas partes: "Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo", disse Amílcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC. Não por acaso, foi na Guiné que ganhou forma o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné e a democracia para Portugal. É esta "aventura a dois" que o filme conta, pelas vozes dos que a viveram.

Para mais informação sobre o DOCLISBOA: www.doclisboa.org

Feira de São Simão "A Excelência dos Sabores" | 30 de Outubro a 2 de Novembro | Alcobaça

Pratos requintados, comida gourmet e produtos da terra... Esta é a proposta que a Autarquia apresenta para o novo conceito da Feira de São Simão, em Alcobaça, que irá decorrer de 30 de Outubro a 2 de Novembro, no MercoAlcobaça. Considerando os novos padrões de consumo, o Município assume o desafio de apostar num novo formato, e traz à Feira sugestões alimentares para um estilo de vida saudável e ecologicamente consciente.


OBJECTIVOS
. Criar e acompanhar as tendências de uma nova área ligada aos Produtos Gourmet, Produtos de Denominação de Origem Protegida, Produtos Biológicos, Alimentação Saudável, Produtos Tradicionais e de qualidade;
. Assegurar a visibilidade dos fabricantes de produtos nacionais;
. Promover os recursos de forma a gerar crescimento económico e impulsionar o desenvolvimento local.

Este é um novo desafio que não esquece os já habituais frutos secos, a animação, o artesanato e ainda a presença de restaurantes durante o certame.

Horário: 15h00 às 23h00
ENTRADA LIVRE

Organização: CMA

V Seminário do Património do Oeste 24 e 25 de Outubro | Mosteiro de Alcobaça

"A diversidade e riqueza do Património da Região Oeste enquanto factor de desenvolvimento da região" vai ser a temática em discussão no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça no V Seminário do Património do Oeste, a decorrer de 24 a 25 de Outubro. Uma organização conjunta dos Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e da Associação Leader Oeste.


Serão desenvolvidos cinco painéis temáticos nomeadamente: "Património - Factor de Desenvolvimento"; "Os Centros Históricos e o Património Arquitectónico"; "Estratégias de Valorização do Património: Conceitos e Tipologias - apresentação de casos"; "O Património aliado do Turismo Cultural" e "O Património Natural na Região da Diversidade", que contarão com oradores com obra importante no campo do Património.

As inscrições decorrem até ao dia 22 de Outubro e a entrada é livre.

Saiba tudo em http://patrimoniodooeste.net/

PROGRAMA

Outubro mês da Música | 18 e 24 de Outubro | Alcobaça


Depois da realização de três concertos de grande qualidade musical - Massive Brass Society, Academia de Música de Alcobaça e Mário Laginha - 18 e 24 de Outubro são os dias escolhidos para o culminar deste Outubro Mês da Música.

ciclo MOSCOW PIANO QUARTET (concerto + cinema)
18 OUT 18h00 5€ CTA

O agrupamento residente em Alcobaça interpretará, no grande Auditório do CTA, a banda sonora do filme «A Insustentável Leveza do Ser» de Philip Kaufman (1988). Os músicos Alexei Eremine (piano), José Pereira (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrik Elessin (violoncelo) contam com a participação da actriz Irene Cruz.
À noite, pelas 21h30, "A insustentável Leveza do Ser" vai estar representada em filme, um drama/romance com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek De Lint e Erland Josephson, com a duração de 160 minutos. Os espectadores que marcarem presença no concerto das 18h00 terão direito a assistir ao filme gratuitamente. Para quem estiver interessado em visionar a película, o bilhete terá o valor de 3 euros.

ciclo MÁRIO MARQUES música para saxofone de Anders Paulsson
24 OUT 21H30 5 € Nave Central do Mosteiro de Alcobaça

As composições de Anders Paulsson são o mais recente projecto que o saxofonista Mário Marques apresenta no âmbito da sua residência artística. As características invulgares da Nave Central do Mosteiro de Alcobaça, proporcionam um ambiente acústico perfeito para o saxofone, coro de 16 elementos e um órgão, que irão reunir um misto de criatividade, racionalidade e emotividade musical em obras corais de inspiração sacra com saxofone com escrita actual, sonatas de inspiração jazzística e espirituais para coro, saxofone e órgão.

I Circuito FIDE Associação Xadrez de Leiria e XVI Torneio Externato Cooperativo da Benedita

Realiza-se no dia 1 de Novembro 2008 o XVI Torneio Internacional de Xadrez Externato Cooperativo da Benedita. O Regulamento está disponível em http://xadrezbenedita.no.sapo.pt/XVI_ECB.pdf

I Circuito FIDE da Associação Xadrez de Leiria com 4 torneios inscritos e que poderão ser mais. Mais informações: no blog da Academia Xadrez da Benedita ou no site da Associação Xadrez de Leiria.

Quatro Torneios do circuito já confirmados:
1. Benedita - Centro Cultural Gonçalves Sapinho - I FIDE Externato Cooperativo da Benedita
2. Peniche - 20 a 22 de Fevereiro - Organização do AR Penichense
3. Leiria - 29 a 31 de Maio - Organização do Atlético Clube Sismaria
4. Benedita - Organização do Rotary Clube da Benedita - Datas a anunciar.

I FIDE do Externato Cooperativo da Benedita - 19, 20, 21 de Dezembro 2008 - Regulamento

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Há Erros Que Não Se Deviam Repetir...

Um bom sistema de saneamento contempla pelo menos duas condutas, uma para recolha dos esgotos domésticos, que é depois reencaminhada para a estação de tratamento, e outra para as águas pluviais que carece de menores cuidados. Não faz sentido tratar de igual forma as águas pluviais nas tradicionais ETARs, que corriam também o risco de saturar na altura das chuvas.

Que em algumas zonas da cidade de Alcobaça exista apenas uma conduta para colecta dos esgotos domésticos e pluviais, ainda se aceita. São condutas antigas do tempo em que ainda não se pensava nessas coisas, como por exemplo as ETARs...

Que em certas zonas alguns edifícios tenham ligado erradamente os seus esgotos domésticos às condutas das águas pluviais ( caso dos prédios ao fundo do bairro da Quinta da Roda! ), já é menos aceitável. Falta de fiscalização e acompanhamento das obras. Falta de bom-senso de quem construíu... E claro, nunca ninguém se vai preocupar para que estas situações sejam corrijidas.

Agora que em instalações feitas de novo se cometa o mesmo erro, isso já não é nada aceitável! Esgotos domésticos e águas das chuvas no mesmo tubinho?
Depois admiram-se que a ETAR esgota a capacidade! Depois admiram-se das inundações! Dos cheiros! E claro, a culpa é do colector mais antigo...

A incompetência levada ao extremo!

Parque Nacional da Maçã Vai Ser Incluído no Plano Estratégico do Oeste

Augusto Mateus vai incluir o Parque Nacional da Maçã, no Vimeiro, no Plano Estratégico do Oeste.
A informação foi dada pelo deputado municipal independente, José Serralheiro, autor do projecto, que manteve um encontro "muito interessante" com o coordenador do estudo para a elaboração do Plano Estratégico do Oeste.

Durante o encontro, Augusto Mateus terá informado o Administrador Hospitalar que aceitou a ideia e que a irá incluir no plano.
O Parque Nacional da Maçã procura desenvolver o turismo de natureza, lazer e bem-estar.

A Junta de Freguesia do Vimeiro, que deverá ficar como gestora do recinto, para onde está projectado um "parque de campismo, bungalows, centro de actividade e alojamento de jovens, anfiteatro, agro turismo e turismo rural, lago artificial: pesca e barcos, quinta pedagógica, horta pedagógica, restauração e cafetarias (sabores da maçã), circuito de manutenção, desportos da natureza, não motorizados, museu da fruticultura e agrícola, museu da natureza, centro de férias, animação das 90 noites de verão, centro de formação: ambiental, alimentação racional e agrícola", etc., tem-se mostrado muito satisfeita com a possibilidade do parque temático vir a ser criado.
In Rádio Cister

Pastelarias de Alcobaça Ganham Nas Caldas

As pastelarias de Alcobaça venceram o 8º concurso de Doçaria e a 11º Mostra de Doces, organizado pela Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), que decorreu na Expoeste.
A Pastelaria Rebelo arrebatou quatro primeiros lugares, em seis possibilidades, deixando os outros dois para uma concorrente também de Alcobaça, a Casinha dos Montes.
As melhores prestações das Caldas couberam à Europão e à Pastelaria Pituca, enquanto que de Óbidos não houve qualquer premiado.
Uma dezena de casas comerciais marcaram presença, casos do Café Arcadas do Jardim, Casinha dos Montes, Forno do Avô, Doces da Carla, Europão, Fábrica Paris, Quarteto Doce/Casa dos Sabores D’Óbidos, Pastelaria Rebelo, Pituca e Susete Estrela Gourmet.
Para João Frade, presidente da ACCCRO, este concurso e mostra "é a forma que a Associação tem para incentivar os comerciantes do ramo".
O júri deste ano foi composto por Luís Bicho e Martinho Simões, da Escola de Hotelaria de Ourém, e Rui Almeida, do Centro de Formação da Pontinha.

Vencedores
Bolo de Aniversário
1º Pastelaria Rebelo, de Alcobaça
2º Café Arcadas Jardim, de Peniche
3º Doces da Carla, de Alcobaça

Bolinhos de Chá
1º Casinha dos Montes, de Alcobaça
2º Europão, de Caldas da Rainha
3º Doces da Carla, de Alcobaça

Bolo de Espécie
1º Pastelaria Rebelo, de Alcobaça
2º Casinha dos Montes, de Alcobaça
3º Europão, de Caldas da Rainha

Bolo Seco
1º Casinha dos Montes, de Alcobaça
2º Pastelaria Rebelo, de Alcobaça
3º Pastelaria Pituca, de Caldas da Rainha

Bolo Confeitado
1º Pastelaria Rebelo, de Alcobaça
2º Europão, de Caldas da Rainha
3º Doces da Carla, de Alcobaça

Doçaria Conventual
1º Pastelaria Rebelo, de Alcobaça
2º Pastelaria Pituca, de Caldas da Rainha
3º Europão, de Caldas da Rainha


In Jornal das Caldas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SUNSET It's Alive



www.sunsetitsalive.hi5.com

Aposta na Dança Continua a Ser Bem Sucedida

A noite do passado dia 27 de Setembro do Cine-Teatro de Alcobaça foi preenchida com a apresentação da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, no seguimento da aposta daquela sala em espectáculos de dança.

Os dez bailarinos da companhia apresentaram, ao longo de uma hora, três coreografias distintas - "Veneno", "Euridice e o Instante" e "Finale" - numa sucessão de emoções, entregas, sensações e estranhezas que culminaram numa explosão de vitalidade, com a apresentação da última obra.

A sala, com cerca de 200 pessoas, rendeu-se por completo à música que dava ritmo a cada coreografia e a cada movimento dos bailarinos. A prová-lo, os aplausos convictos e os "Bravos!" que se faziam ouvir.

Está assim lançado o mote para que o "International Exchange Festival" - 2º Festival de Dança de Alcobaça, que entre 1 e 15 de Novembro trará àquela cidade vários bailarinos e coreógrafos nacionais e internacionais, seja bastante concorrido. A organização está a cargo da CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, residente na cidade, e da Câmara Municipal de Alcobaça.
In Oeste Online

Um Grande Poeta do Concelho de Alcobaça: Paulo Ferreira Borges

Existem no concelho de Alcobaça pessoas verdadeiramente notáveis que permanecem entre nós como que num resguardado silêncio, como convém aos artífices do eterno. É o caso de Paulo Ferreira Borges, poeta natural de Pataias e cuja poesia é de uma beleza contagiante e quase mágica. Nascido em Pataias em 1961, Paulo Ferreira Borges cursou Direito, tendo por essa altura colaborado com o DN Jovem onde publicou alguns dos seus primeiros poemas. Foram-lhe atribuídos os prémios de Revelação de Poesia Fernando Pessoa 2001, pelo livro A Água Materna dos Poentes, e de Revelação de Poesia da APE/IPLB 1999 pelo livro Para Tentear a Desmesura.
[Ler mais, no Bazar das Monjas de Coz]

Agenda Cultural do 4º Trimestre Já Disponível

Está já disponível online a Agenda Cultural de Alcobaça dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
Para Consultar: http://www.cm-alcobaca.pt/index.php?ID=1405
Descarregar a Agenda

ALE Benedita e Museu do Vinho

ALE da Benedita Com Aprovação Ambiental
Museu do Vinho Cedido à Câmara Por 30 Anos

O encerramento da UNIVA de Pataias, a reactivação do Museu do Vinho, a aprovação da Avaliação de Impacto Ambiental da Área de Localização Empresarial da Benedita, a alteração ao organigrama da Câmara Municipal, com a criação dos Gabinetes de Planeamento, dos Recursos Humanos, da Cultura, Desporto e Turismo e das Obras Particulares e a descida em 1% do Imposto Municipal sobre Imóveis foram os principais temas abordados na Assembleia Municipal de Alcobaça do dia 30 de Setembro. Doente há cerca de um mês, Gonçalves Sapinho não compareceu, não tendo o assunto sido sequer mencionado nesta reunião.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

Ministério da Cultura Prevê Investir 60 Milhões no Património Cisterciense de Alcobaça

O Ministério da Cultura prevê investir 60 milhões de euros no património cisterciense de Alcobaça, entre 2009 e 2015, no âmbito do projecto "Valorização do Património Histórico e Cultural da Ordem de Cister em Alcobaça". A informação vem referida num ofício, datado de 3 de Setembro, de resposta ao requerimento do deputado Feliciano Barreiras Duarte. O Ministério da Cultura considera que o Mosteiro de Cós se encontra em "razoável estado de conservação", não obstante estar prevista a requalificação das suas áreas visitáveis e pondera ainda, como medidas de valorização deste Imóvel de Interesse Público, "a requalificação do seu espaço envolvente e a sua inserção numa rede nacional de monumentos cistercienses."
[Ler mais, no Tinta Fresca]

Marionetas na Cidade 2008


Nos últimos 10 anos, em Alcobaça, o festival "Marionetas na Cidade", tem tido como objectivo divulgar a arte da marioneta nas suas diversas vertentes, recorrendo em cada edição do festival à apresentação de vários espectáculos de teatro de marionetas, exposições, debates, acções de formação, actuações de rua.

A programação do festival contará com as companhias: Era uma Vez - Teatro de Marionetas, Marionetas da Feira, Alexandre Pring, Marimbondo, Fio d’Azeite, S.A.Marionetas, M.A.O. Marionetas Actores & Objectos.

Nesta edição do Festival, para além dos habituais espectáculos de marionetas, debates e animação de rua, vão realizar-se três exposições, uma de Fotografia intitulada "Outros Bonecos" de João Costa no edifício Adães Bermudes, no Cine-Teatro de Alcobaça "Marionetas do Projecto Tempestade - Theatre of Glass", e outra de marionetas "Marionetas de Jorge Cerqueira" na Fundação Cultural "Armazém das Artes" em Alcobaça. uma Conferência "Histórias com Marionetas" com José Carlos Alegria (Marionetista), José Gil (Marionetista), um elemento da companhia Marimbundo, Alexandre Pring, entre outros convidados.

Teremos ainda em Estreia Mundial o espectáculo "A Ver Navios - D.João VI vs Carlota Joaquina" da companhia S.A.Marionetas, no dia 11 de Outubro no Cine-Teatro de Alcobaça pelas 21.30 horas. Este espectáculo é uma co-produção com o Cine-Teatro de Alcobaça e está integrado nas comemorações dos "200 Anos Portugal - Brasil".

PROGRAMA

Mais Informação: http://www.samarionetas.com/

Festival de Canções em Alcobaça

Para comemorar o Dia da Terceira Idade, o Município de Alcobaça apresenta, no dia 25 de Outubro, sábado, pelas 15h00 e 21h30, no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Festival de Canções.

Em palco, Ana Rita, Leonor Ferrão e Tozé Morais vão interpretar 30 grandes músicas de sucesso. A música portuguesa das décadas de 60 a 90 está, indiscutivelmente, associada ao Festival RTP da Canção, um Festival que representou a afirmação de muito artistas, compositores e autores de referência no panorama da Música Nacional como: Madalena Iglésias, Carlos Paião, José Cid, Adelaide Ferreira, Anabela, Sara Tavares, Dulce Pontes entre outros.

Para a sessão da tarde, dedicada aos munícipes da terceira idade, o preço do bilhete é especial (5 euros), e o Município de Alcobaça disponibiliza transporte para as pessoas do Concelho com mais de 60 anos de idade, desde as sedes de freguesia até ao local do espectáculo.

O convite é também estendido aos familiares dos munícipes seniores, bem como à população em geral.

Fica a promessa que será um momento de festa, alegria e homenagem.


Bilhetes:
Sessão das 15h00: €5,00
Sessão das 21h30: €12,50 (plateia) / €10,00 (balcão)

ESTREIA MUNDIAL "A Ver Navios" de S.A.Marionetas 11 Outubro - 21.30h. Cine-Teatro de Alcobaça

A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos e o Cine-Teatro de Alcobaça, Apresentam em Estreia Mundial, a última produção da companhia S.A.Marionetas "A Ver Navios - no reinado de D.João VI e Carlota Joaquina" um original de José Gil Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, dia 11 de Outubro pelas 21.30 horas no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.

(Espectáculo integrado no 11º Festival Nacional de Teatro de Marionetas "Marionetas na Cidade")


Sinopse
A Ver Navios...
1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação.

No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos "sempre presentes e velhos aliados" Ingleses.

Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas... para o outro lado do oceano.

Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi.

O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.

Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.

Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.


Ficha Artística
Texto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Direcção de Manipulação de José Gil
Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas de Natacha Costa Pereira
Figurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre, Rui Sousa
Contra-regra: Rui Sousa
Pintura dos Cenários de Natacha Costa Pereira
Estruturas Cénicas de José Gil
Músico: Rui Sousa
Pesquisa - Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações dos "200 Anos Portugal - Brasil"
Maiores e 6 anos
Patrocínio: Taróca - Mobiliário e Decoração

RESERVAS
Cine Teatro de Alcobaça
Telef.: 262 580 890 / 885 / 892
Fax: 262 580 891
cine.teatro@cm-alcobaca.pt

Mais Informação: http://www.samarionetas.com/

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Outubro no Maria's - Alcobaça



Quartas de Karaoke e Quintas de Música ao Vivo durante todo o ano!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cinco Dedos de Conversa Entre Rui Morais E Gonçalo Capitão

Em Alcobaça, No Café Tertúlia
A nossa prezada amiga e bloguista alcobacense Dulce Alves decidiu, em boa hora, candidatar-se à presidência da Comissão Política da Secção de Alcobaça da JSD (Juventude Social Democrata), que decorrerão em 11 de Outubro. Sob o feliz e adequado lema/motivação Consciência Crítica, Dulce Alves decidiu "marcar posição e deixar um cunho irreverente e determinado" na vida do seu partido. Já estamos um bocado entradotes para pertencer à JSD, mas não deixamos de aqui tornar público o nosso apoio (pelo menos moral) à fundadora do interessantíssimo blogue Agre & Doce (http://www.agre-e-doce.blogspot.com/), cuja consulta diariamente não dispensamos. A campanha eleitoral de Dulce Alves vai promover um não menos interessante debate público, a realizar no próximo sábado, 4 de Outubro, pelas 17 horas, em Alcobaça, no Café Tertúlia. Essa primeira iniciativa dessa acção de campanha pretende assumir-se como um virar da página, intitulando-se Cinco Dedos de Conversa / Porque Sim vs Porque Não, colocando frente a frente Rui Morais (com quem normalmente estamos muito democraticamente de acordo) e Gonçalo Capitão (com quem normalmente não estamos muito democraticamente de acordo). O diálogo centrar-se-á nos seguintes cinco temas:

1- Educação em Portugal - as Escolas ainda ensinam?
2- Cultura - vale a pena subsidiar?
3- Criminalidade - endurecer as penas expia os pecados?
4- Desenvolvimento sustentável - ainda vamos a tempo?
5- Casamento e adopção por homossexuais - tolerar para incluir?

Rui Morais e Gonçalo Capitão, outrora acérrimos militantes da JSD, vão defender posições opostas relativamente a este cinco temas. Espera-se uma tertúlia esclarecedora e entusiasmante sobre matérias que estão (ou deveriam estar!) na agenda política nacional. Estão todos convidados - militantes, simpatizantes ou meros curiosos! É claro que nós também não vamos faltar... É de ir, até porque promete ser um diálogo muito construtivo!
In Nas Faldas da Serra

Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves em Alcobaça e Nazaré

No próximo dia 4 de Outubro, sábado, pelas 9h00, realiza-se a acção "Iniciação à observação de aves".

A iniciativa decorre no Poço das Vinhas, Alcobaça, e destina-se a principiantes na observação de aves, estando o seu término previsto para as 11h00. Com número limite de participantes, 10, a inscrição, apesar de gratuita, é obrigatória.

Inscrições: email webmaster@arocha.org | Telemóvel: 917888455

Recomendações:
· Calçado e vestuário prático;
· Binóculos e guia de campo sobre aves (caso tenha);

Toda a informação em http://www.spea.pt/index.php?op=act_2008/fdsalcobaca
A organização está a cargo da Associação "A Rocha" e da Câmara Municipal de Alcobaça.
Coordenadas: (à saída de Évora de Alcobaça em direcção a Sul, vire à esquerda na placa que indica Cortiçada. Continue nessa estrada, até encontrar a placa que indique Poço das Vinhas). O passeio tem início no cruzamento logo após a ponte (onde os participantes poderão deixar os veículos)). GPS: 39,488247 | -8,975857

A Nazaré acolhe, no próximo domingo, 5 de Outubro, a partir das 9 horas, uma observação de aves no Sítio da Nazaré e em S.Gião/Ponte das Barcas.

Nesta acção, que será conduzida por um membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Marco Correia, poder-se-ão observar várias aves de rapina, como o Peneireiro-comum, o Falcão-peregrino, a Águia-sapeira e, eventualmente, a Águia-cobreira, assim como espécies costeiras.

A actividade, inserida no "Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves", dirige-se a todas as pessoas interessadas pela vida animal, independentemente dos conhecimentos nesta temática. A inscrição, limitada a 10 participantes, é gratuita e deve ser efectuada através da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (www.spea.pt).

Os participantes deverão usar vestuário e calçado adequado a caminhada, levar água e lanche e, opcionalmente, levar binóculos e um guia-de-aves. A concentração decorrerá pelas 9 horas, junto ao Forte de S. Miguel, no Sítio da Nazaré.
Está prevista ainda, a título complementar e facultativo, a realização de uma observação das comunidades de garças existentes nos campos da Cela e do Valado.

O transporte entre os locais de observação será da responsabilidade de cada participante.
A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré em parceria com a Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves, e integra o programa de actividades de observação de aves que decorrerá durante o próximo fim-de-semana, por toda a Europa.
In Rádio Cister

João Silva - Mundiais de Duatlo

Duatlo: Mundiais - Portugal conquista medalha de ouro na prova por equipas de elites
Rimini, Itália, 28 Set (Lusa) - A selecção portuguesa conquistou hoje a medalha de ouro, a segunda nos Mundiais de duatlo, que decorreram em Rimini, Itália, ao vencer a prova por equipas de elites masculinos.

João Silva, Lino Barruncho e Sérgio Silva, que já tinha vencido o bronze na prova individual, alcançaram para Portugal a terceira medalha da competição, um dia depois de Vanessa Fernandes ter revalidado o título de campeã mundial.

João Silva foi o primeiro a competir, passando o testemunho a Lino Barruncho, que chegou a estar isolado no comando da prova, mas acabou por ser apanhado pelas equipas da Itália, Grã-Bretanha e Rússia.

O último a entrar em acção foi Sérgio Silva, que garantiu o ouro para Portugal, ao bater o adversário italiano nos últimos metros da prova.

Sábado, Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica de triatlo em Pequim2008, voltou a conquistar o título de campeã mundial de duatlo, ao dominar totalmente a prova, impondo-se com mais de dois minutos de vantagem sobre a segunda classificada, a britânica Catriona Morrisson.

Em elites masculinos, o português Sérgio Silva conquistou a segunda medalha de bronze consecutiva, a apenas a 36 segundos do britânico Paul Amey, que revalidou o título, repetindo o resultado alcançado há um ano, nos Mundiais de Gyor, na Hungria.
Lusa/fim
________________________________________

Mais uma vez o nosso grande João Silva em destaque. Vamos ajudar a que este nosso campeão da Benedita seja eleito o Future Champion 2008. Basta registar neste sítio e votar!

Outubro Mês da Música

Numa "terra de Músicos", é com particular agrado que o Cine-Teatro realiza a segunda edição do "OUTUBRO MÊS DA MÚSICA". Dos cinco espectáculos programados, três são da responsabilidade de músicos alcobacenses: Sérgio Carolino (concerto já realizado a 28 de Setembro), Mário Marques e membros da Academia de Música de Alcobaça.
O Cine-Teatro e o Mosteiro de Santa Maria são os espaços escolhidos para abraçar este projecto.



Academia de Música de Alcobaça
CONCERTO DE PROFESSORES
01 OUT 18h00 1€ CTA
A AMA - Academia de Música de Alcobaça comemora o Dia Mundial da Música com um concerto realizado pelos seus professores que, para além da qualidade artística das obras e dos intérpretes, pretende simbolizar o início formal do ano lectivo 2008/2009. Um concerto que se destina não só ao público em geral mas, principalmente, a todos os alunos dos vários níveis de ensino ministrados na Academia.

ciclo improviso ao piano MÁRIO LAGINHA (Piano Solo)
04 OUT 21h30 8€ CTA

Depois de Bernardo Sassetti e João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha é o músico escolhido para concluir o ciclo de improviso ao piano.

"Estrutura bastante livre e espaço para a improvisação" - é o conceito do concerto a solo: "Canções e Fugas". Um trabalho desejado por Mário Laginha há alguns anos, tendo como fio condutor a composição "de uma série de fugas - respeitando a sua técnica de escrita" mas introduzindo elementos comuns ao universo do jazz - alternando-as com igual número de temas.

ciclo MOSCOW PIANO QUARTET (concerto + cinema)
18 OUT 18h00 5€ CTA

O agrupamento residente em Alcobaça interpretará, no grande Auditório do CTA, a banda sonora do filme «A Insustentável Leveza do Ser» de Philip Kaufman (1988). Os músicos Alexei Eremine (piano), José Pereira (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrik Elessin (violoncelo) contam com a participação da actriz Irene Cruz.

À noite, pelas 21h30, "A insustentável Leveza do Ser" vai estar representada em filme, um drama/romance com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek De Lint e Erland Josephson, com a duração de 160 minutos. Os espectadores que marcarem presença no concerto das 18h00 terão direito a assistir ao filme gratuitamente. Para quem estiver interessado em visionar a película, o bilhete terá o valor de 3 euros.

ciclo MÁRIO MARQUES música para saxofone de Anders Paulsson
24 OUT 21H30 5 € Nave Central do Mosteiro de Alcobaça

As composições de Anders Paulsson são o mais recente projecto que o saxofonista Mário Marques apresenta no âmbito da sua residência artística. As características invulgares da Nave Central do Mosteiro de Alcobaça, proporcionam um ambiente acústico perfeito para o saxofone, coro de 16 elementos e um órgão, que irão reunir um misto de criatividade, racionalidade e emotividade musical em obras corais de inspiração sacra com saxofone com escrita actual, sonatas de inspiração jazzística e espirituais para coro, saxofone e órgão.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Começa Hoje

E até ao próximo dia 6 de Outubro 08


Organização: CCCela e NUCCA

Região de Turismo Leiria/Fátima Definida Até Final de Novembro

Mapa dos concelhos que formarão Turismo Leiria/Fátima deverá ficar definido até final de Novembro. A dúvida permanece sobre Alcobaça e Nazaré, que poderão optar por integrar o pólo turístico do Oeste, vontade já manifestada pelo presidente da câmara alcobacense.
[Ler mais, no Diário de Leiria]

O Segredo do Rio

A partir do conto infantil de Miguel Sousa Tavares, o grupo de marionetas Fio d'Azeite apresenta um espectáculo em torno da amizade e de um segredo que os mais novos irão descobrir. No dia 10 de Outubro no Auditório da Escola Adães Bermudes, em Alcobaça.
Um menino, o pai e a mãe vivem tempos de dificuldades. No rio, o menino encontra um amigo com quem desabafa e que se dispõe a ajudá-lo. E, por vezes, essa ajuda pode representar grandes riscos.
In Público