segunda-feira, 15 de outubro de 2007

"Blog Action Day" - Para um Melhor Ambiente

O "Blog Action Day" tem como objectivo fazer com que o ambiente seja o assunto mais abordado na blogosfera mundial durante este dia 15 de Outubro. A ideia partiu de 3 bloggers australianos adeptos das culturas Zen e Bahai que alertam assim para a necessidade de defesa e preservação do ambiente na Terra.

O Terra de Paixão aderiu assim a esta iniciativa e dedica este post a esta causa, e em como poderemos colaborar na melhoria do ambiente no nosso concelho de Alcobaça.



Chamo assim a atenção para algumas medidas simples mas com grande significado e importância para a preservação do meio que nos rodeia. São medidas que dependem unica e exclusivamente de nós. Um contributo que podemos dar e não ficar apenas à espera que os governantes e/ou autoridades tomem certas iniciativas.

.Reciclagem
Reciclar é muito importante e calha a todos. Pequenos gestos na hora de deitar fora são uma importante ajuda para a natureza. Ajuda porque podemos criar novos produtos com base nos antigos, ajuda porque poupamos matéria prima oriunda da natureza e ajuda porque reduzimos os lixos enviados para as lixeiras.

.Lixos
Infelizmente muitos espaços baldios, bermas de estradas, florestas e outros espaços do nosso concelho estão repletos de detritos deitados por nós. Os prejuízos são incalculáveis, pois muitos desses lixos demoram alguns milhares de anos a serem completamente decompostos. Como consequência temos também a poluição visual. Um espaço sujo é muito desagradável de ver e abala a imagem da nossa população. Era bom que todos tivessem consciência do que fazem quando deitam algo fora para locais indevidos. Era bom que aqueles que muitas vezes deitam toneladas de lixos de forma clandestina conseguissem perceber os danos que estão a causar também a si, e aos seus descendentes.

.Poupar Água
A água potável é um dos bens mais preciosos actualmente. Porquê desperdiçar? Todos sabemos que podemos poupar ainda mais, mas ficamos a adiar...

.Gazes
A poluição automóvel é o principal contributo para a poluição do ar no nosso concelho. Felizmente ou infelizmente não possuímos grandes indústrias poluidoras e somos assim os principais responsáveis pelo decréscimo da qualidade do nosso ar. Como poderemos colaborar? Muito simples... 1) Andando menos de carro, pois para irmos da Gafa ao Rossio não precisamos levar o carro. 2) Tendo atenção aos níveis de poluição quando adquirimos uma viatura. E isso já contribui também para o aumento do Imposto Automóvel. 3) Fazendo as devidas manutenções aos automóveis. Não o devemos fazer porque a lei exige menos emissões, mas porque queremos ter a consciência tranquila.

São poucas as medidas que referi e são só um exemplo do pouco que podemos fazer sem grande esforço e com forte significado para todos.

Fica também a referência para o "Blogue Oficial" do Ambiente de Alcobaça que muito tem contribuído para a sua defesa.

Mais que uma Terra de Paixão, queremos uma Terra Limpa e do Coração!

Sem comentários: