segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Município de Alcobaça Comemora Dia Mundial da Música

De 4 a 26 de Outubro, o Concelho de Alcobaça festeja: "Outubro o Mês da Música", com a apresentação de cinco espectáculos musicais.

Espaços como o Cine-Teatro, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Cós e o Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, serão os palcos para artistas nacionais e internacionais, que darão a este mês maior musicalidade, chamando a atenção para a importância da música nos dias de hoje.

Dos vários espectáculos abaixo referidos, destaque para os concertos com os Solistas de Salzburgo (que para além de actuarem em Alcobaça passam também pelas cidades de Santarém, Barreiro, Sintra, Montijo, Almada e Entroncamento) e com o Moscow Piano Quartet.

SOLISTAS DE SALZBURGO

Formado em 1979 pelo violinista salburgues Leskwitz, os Solistas de Salzburgo são indivudualmente, concertistas de craveira mundial, leaders em orquestra de renome ou professores nas mais conceituadas Academias. Actuam frequentemente em Londres, Bruxelas, Paris, Viena, Salzburgo, Copenhaga, Oslo, Tokyo, Bracelona, New York, Madrid,e.t.c e são inúmeras as gravações efectuadas pelo agrupamento para a Sony-Classics, Emi-Classics, Decca, et.c.

Têm actuado com famosos solistas como Rostrapovitch, Oístrach, Demus, Geringas, Maria José Moaris, Vladimir Stoyanov, Michala Petri, Karl Leister, Baumann, e.t.c.

MOSCOW PIANO QUARTET (MPQ)


Após a assinatura do protocolo de residência no Concelho de Alcobaça para a realização de seis concertos por ano, as próximas duas actuações do Moscow Piano Quartet, serão realizadas no Mosteiro de Cós e no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, cumprindo uma missão de descentralização cultural.

Depois destes espectáculos, o Quarteto tocará ainda, no âmbito do Exchange Festival - 1.º Festival de Dança de Alcobaça, no dia 1 de Novembro, (será mesmo o primeiro espectáculo de abertura do Festival, em conjunto com a Companhia de Dança CeDeCe) no Cine-Teatro, e posteriormente, no dia 18 de Dezembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, para as comemorações natalícias.

HISTÓRIA

Criado em Moscovo 1989 pelo pianista Alexei Eremine e pelo violoncelistaGuenrikh Elessine, é uma das mais destacadas formações de música de câmara residentes em Portugal. Marcado pela aprendizagem com mestre Valentin Berlinski - violoncelista do Quarteto Borodine - o MPQ tem vindo a divulgar todas as obras escritas para violino, violeta, violoncelo e piano, do período clássico aos nossos dias.

Com actuações por toda a Europa e no Japão, o MPQ foi condecorado em 2001 com a "Medalha de Mérito Cultural do Concelho de Cascais", pelo seu trabalho realizado desde 1993 como Quarteto Residente.

PROGRAMA
4 de Outubro (JÁ REALIZADO)
CONCERTO DE PROFESSORES DA ACADEMIA DE MÚSICA DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro
21h30
Entrada Livre

19 de Outubro
MOSCOW PIANO QUARTET
Mosteiro de Cós
21h30
Entrada Livre

20 de Outubro
MOSCOW PIANO QUARTET

Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias
18h00
Entrada Livre

21 de Outubro
SOLISTAS DE SALZBURBO

Mosteiro de Alcobaça
18h30
Preço: 3 euros

Ficha Artística e Técnica
Clarinete: Vladimir Stoyanov
Violino: Luz Leskowitz
Violino: Tatiana Issaenkova
Violino: Harald Herzl
Viola: Elena Aleksseeva
Violoncelo: Roberto Irina Smirnova


26 de Outubro
ROBERTO CORRÊA (viola brasileira)

Mosteiro de Alcobaça
18h30
Entrada Livre




A organização está a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça, com o apoio da AMA - Académica de Música de Alcobaça, do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e da ARTEMREDE, com excepção do concerto do dia 26 de Outubro, que tem a organização do Mosteiro de Alcobaça.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: