terça-feira, 9 de outubro de 2007

São Martinho do Porto Vai Ser a Zona Balnear “Mais Privilegiada” da Região Oeste

O Oeste vai ser um dos novos pólos turísticos nacionais. A Baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, vai ser a zona balnear "mais privilegiada" da região oeste no PROT que está, neste momento, em preparação.

A CCR LVT já começou a discutir a proposta do modelo futuro de desenvolvimento da região e admite que as "opções para os investimentos em cada concelho estão tomadas". Discute-se, agora, o modelo territorial. O presidente da CCR, Fonseca Ferreira, adianta que o "turismo é um dos sectores estratégicos" regionais.

Alcobaça tem vários projectos para inscrever na área do turismo do Plano Regional de Ordenamento do Território, que irá determinar os investimentos futuros. São Martinho do Porto vai ter prioridade. Mas o Património Histórico tem, para Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara, um "papel fundamental".

Já a Região de Turismo de Leiria/Fátima manifestou-se preocupada com algumas restrições deste plano que define para cada concelho quais devem ser os investimentos e em que áreas. Miguel Sousinha considera que, nalguns aspectos, o PROT precisa de ser trabalhado.

O Plano Regional de Ordenamento do Território continua a ser trabalhado mas, segundo admitiu o responsável pela CCR de Lisboa e Vale do Tejo, as "opções estão tomadas".
In Rádio Cister

Sem comentários: