terça-feira, 23 de outubro de 2007

Deputado Quer Articulação do TGV Com a Linha do Oeste

O deputado do PSD, Feliciano Barreiras Duarte, apresentou na Assembleia da República um requerimento onde defende a articulação do traçado do TGV com a Linha do Oeste.
"Segundo os primeiros estudos disponibilizados para consulta pública pela Rave, a propósito do traçado da linha de alta velocidade entre a Ota (Alenquer) e Pombal, não estará contemplada uma estação conjunta em Leiria que sirva o TGV e a linha do Oeste", apontou.
"Com efeito, os traçados alternativos propostos para a linha de alta velocidade naquela região, a serem mantidos, não permitirão assegurar uma ligação à linha do Oeste no distrito de Leiria, situação que se afigura preocupante, porque altamente negativa para o desenvolvimento daquela região", sustentou.
"O Governo aprovou há menos de um ano, em Outubro de 2006, as Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, nas quais preconiza a intermo-dalidade entre os comboios de alta velocidade e os da rede convencional. Ora, os traçados entretanto apresentados não parecem adequar-se convenientemente às directrizes governamentais, dado que não favorecem a articulação entre redes ferroviárias, e esse deveria ser um objectivo prioritário da política ferroviária nacional", fez notar.
O deputado sublinhou que "pese embora a enorme importância que a linha do Oeste tem para as populações de Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Marinha Grande e Leiria, a sua modernização tem merecido escasso investimento, situação que importa urgentemente inverter".
Feliciano Duarte defendeu também "uma alteração urgente" do traçado do TGV que está previsto para atravessar a freguesia da Benedita, pois "prejudica seriamente os interesses daquela população e da sua actividade económica".
In Jornal Regional
________________________________________

O que faz todo o sentido. Caso se avance para a passagem da linha de AV a Oeste da Serra dos Candeeiros (esperemos que fora do traçado actualmente em discussão) será ridículo não se contemplar uma articulação com a Linha do Oeste.

Sem comentários: