quinta-feira, 25 de outubro de 2007

IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

15 a 18 de Nov Mosteiro de Alcobaça

DOCES E LICORES CONVENTUAIS ADOÇAM PALADAR AOS PORTUGUESES




De 15 a 18 de Novembro, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial e uma das "7 Maravilhas de Portugal", recebe a IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.
Uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), que se assume como pioneira, desde 1999, na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Cós.
A decorrer, pelo segundo ano consecutivo, no Mosteiro de Alcobaça, o Refeitório e a Sala dos Monges são uma aposta da CMA, para fazer desta Mostra um dos eventos mais carismáticos do País. Por isso, entre os quatro dias anunciados, o Mosteiro acolhe mais de 30 participantes nacionais e internacionais, com destaque para os Conventos portugueses, Mosteiros de Espanha, Abadias de França, e a estreia este ano de representantes de Malta e de Palma de Maiorca.

VERDADEIRAS DELÍCIAS
As delícias sedutoras, verdadeiras maravilhas criadas através de inúmeras experiências, de longa prática e dedicação, de paciência e devoção, bem como os licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo, serão tentações disponíveis a todos os que visitarem o Mosteiro de Santa Maria.
As receitas conventuais constituem uma ementa de raros sabores, sobremesas e licores com grande êxito, e serão representadas num ambiente único, palco da Glutonaria Medieval - "sitio onde melhor se comia na Europa", segundo William Beckford, no livro "Alcobaça e Batalha".

De entre os manjares presentes na IX edição poderão saborear-se:

Doces Tradicionais:
. Os famosos Toucinho-do-Céu, Barrigas de Freira, Ovos-Moles, Castanhas de Ovos, Pão de Rala, Papos de Anjo, Pão-de-Ló de Alfeizerão, Tachinhos do Abade, Pastéis de Lorvão, Pastéis de Tentúgal, Lampreia de Ovos, Tigeladas, Tortas de Guimarães, Morcelas Doces, Queijinhos do Céu, Divina Gula, entre outros;

Doces Inovações:
. Chocolates, marmeladas, licores, bombons, biscoitos, bolachas, entre outros, actualmente, fabricados em conventos europeus por freiras e frades;

Licores:
. Para acompanhar os magníficos doces conventuais poderá saborear por exemplo: os Licores: de Ginja de Alcobaça, de Singeverga (o único ainda fabricado num Mosteiro em Portugal), de Eucaliptine, de Ambrar Oro, entre outros.


MONGES BRANCOS DA GALIZA PELA 1.ª VEZ EM ALCOBAÇA
Depois da visita a Alcobaça, no passado dia 5 de Setembro, os Monges da Ordem de Cister, oriundos do Mosteiro de Oseira (Ourense), garantiram a sua presença na edição dos Doces Conventuais de 2007, onde trarão os magníficos Licores de Eucaliptine e Ambrar Oro.
O convite, no qual a Autarquia insiste desde 2002, torna-se este ano possível através de uma maior abertura dos Monges à sociedade. Este ano, para além dos Licores, os Monges prometem trazer novos produtos, uma vez que iniciaram a produção de Doces Conventuais à base de frutas.

Esta Mostra pretende manter Alcobaça numa dimensão internacional, como pólo de defesa da autenticidade das artes culinárias, pois são ainda bastantes os doces de origem conventual que figuram no receituário português e expostos nesta Mostra, onde o visitante poderá ainda "aguçar o paladar" com Licores Conventuais.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: