quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Especialista de Transportes e a Polémica Oportunista

Câmara contrata especialista que é a favor do TGV em Alcobaça
O técnico contratado pela Câmara de Alcobaça para apresentar uma contestação à proposta da RAVE defende a passagem do TGV pelo concelho. Nunes da Silva considera que ligação de Lisboa ao Porto em alta velocidade é importante e que a passagem por Alcobaça é inevitável. Uma posição que não coincide, assim, com a da Câmara que, desde a primeira hora, se tem manifestado desfavorável à alta velocidade, alegando que Alcobaça "nada ganha" com a passagem do comboio.

A CDU, que avançou com esta informação, já classificou a contratação do professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa como "um tiro no pé" já que as posições são divergentes e até contraditórias. O vereador diz que a situação chega a ser caricata já que, esta semana, a Câmara aprovou um documento de contestação ao TGV. O documento foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD e da CDU, e a abstenção do PS.

No estudo aos traçados propostas pela RAVE, entretanto entregue à Câmara, o professor Catedrático sugere um traçado alternativo aos dois que constam do estudo de impacte ambiental, agora em Consulta Pública. Nunes da Silva defende um traçado mais próximo da Serra dos Candeeiros, visto que as actuais alternativas da RAVE, como reconhece, para além de não serem aceites pela população afectada, irão traduzir-se em prejuízo para as freguesias a atravessar.

Os traçados propostos pela RAVE cortam, pelo menos, cinco freguesias a meio e eliminam várias povoações. Várias habitações serão destruídas. As dezenas de empresas instaladas, que empregam centenas de pessoas, estão seriamente ameaçadas.

A Rádio Cister tentou um comentário de Nunes da Silva mas tal não foi possível até este momento.

O anúncio da passagem do TGV está, entretanto, a gerar uma forte onda de descontentamento popular. Para esta quinta-feira, às 19:30, está marcada uma marcha lenta de carros desde a Venda das Raparigas (Benedita) até a Alcobaça, com a concentração prevista para a frente da Câmara Municipal.

In Rádio Cister

__________________________________________________

Será assim tão polémica esta contratação?
A C.M.A. contratou um especialista em transportes para esclarecer a população e todo o executivo, de forma a apresentar os prós e contras deste projecto e o seu impacto nas populações. Foi contratado pelas suas qualidades como especialista e não pela sua posição neste assunto. Nunes da Silva pode ter a sua própria opinião, mas o seu papel aqui é apenas de informar e apresentar dados meramente técnicos. As conclusões vêm depois, da parte da população e de quem gere os destinos do concelho.

Vejamos o contrário, seria justo a C.M.A. contratar alguém só por ser contra o projecto? Não estariam nesse caso a canalizar as opiniões gerais para uma posição tomada por si?
Aí sim, acharia polémica essa atitude. Agora não vejo razões para alarme, a não ser que Nunes da Silva não cumpra o seu dever ético.

Sem comentários: