terça-feira, 13 de novembro de 2007

Agora é que se vê...

Toda esta polémica em torno do corredor a utilizar pelo TGV e até mesmo o futuro IC2 poderiam ser um mal menor se tivesse havido uma política decente em termos de planeamento urbano. Em Alcobaça nunca se soube o que isso era e sempre foi permitida a construção em tudo o que era espaço livre. Resultado, temos um concelho fragmentado, repleto de construções dispersas e inviável para outro tipo de projectos.


A polémica estala porque é necessário construír uma via férrea de alta velocidade, como poderia também estalar por ser necessária uma qualquer outra via de comunicação. A gestão de espaço foi tão má que o pouco espaço livre não tem qualquer utilidade e não contemplou quaisquer projectos de futuro.

Não temos espaço para estradas, não temos espaço para combóios, para agricultura decente ou quaisquer outros fins. Até a zona industrial do sul do concelho teve de aproveitar o único espaço restante num enclave entre a Serra e uma via rápida, considerado mesmo como paisagem protegida. O seu preço foi também altamente inflaccionado dada essa necessidade e escassez de alternativas.

Poderíamos estar agora a pagar pelos erros do passado, mas infelizmente não é o caso. A deficiente política de administração dos espaços continua. Estamos a pagar e continuaremos a fazê-lo Ad Eternum.

Sem comentários: