terça-feira, 20 de novembro de 2007

Casa Cheia na IX Mostra de Doces e Licores em Alcobaça

Alcobaça foi palco de mais um evento de sucesso. Depois de oito anos consecutivos, a IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais foi marcada por quatro dias de muita doçaria e de muitos visitantes. Os números apontam para cerca de 40 mil. Valores reais, este ano, uma vez que foram disciplinadas as entradas através da colocação de bilheteira na entrada do certame. Para esta Mostra a autarquia optou por cobrar um euro por entrada, apresentando a alternativa de 2.50 euro pela pulseira, que permitiu o acesso livre para os quatro dias.

O Mosteiro e as Salas do Capítulo, dos Monges e do Refeitório, encheram-se de luz e de brilho, para além de doces e licores, e a autarquia reforça assim a ideia de que este é o evento que, anualmente, mais visitantes traz a Alcobaça.

Depois da inauguração no dia 15 de Novembro, pelas 10h00, que contou com a presença da vereadora da Cultura - Alcina Gonçalves, o Vice-Presidente, Carlos Bonifácio, com o representante do Governo Civil de Leiria, Franco Pinto, com o Presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima, Miguel Sousinha e ainda com o Presidente da Câmara Municipal de Cea - Espanha, José Luís Valladares, as portas do Mosteiro estiveram abertas até às 21h00 do dia 18 de Novembro.

As diferenças culturais e linguísticas não representaram qualquer problema, e pelo Mosteiro passaram curiosos americanos, ingleses, espanhóis, franceses, belgas, portugueses de todo o País, numa fusão de sabores e culturas que não destoou do belíssimo cenário recriado numa das "7 Maravilhas de Portugal".


OS PARTICIPANTES E AS VENDAS
Opinião foi unânime. Muita gente, boas vendas. Para os 42 participantes presentes, desde Portugal, Espanha (Galiza e Ilhas Baleares - Palma de Maiorca) a França, as vendas superaram as expectativas, e foram mais elevadas que no ano transacto. Exemplo disso foram os casos do stand dos Açores - Garçatainha (que no Domingo à tarde tinham as vendas concluídas), e do stand do Mosteiro de Oseira - Espanha, que vendeu mais de 500 garrafas de Licor Eucaliptine. De referir que, após dois anos de paragem na produção, a IX Mostra marcou o relançamento internacional do Eucaliptine, com nova garrafa e embalagem, razão pela qual o evento foi tão falado em terras galegas.

Entre os monges de hábito, dos fazedores de licor até às pasteleiras de eleição, a IX Mostra apresentou qualidade e diversidade nos produtos expostos, onde é de sublinhar o espírito de companheirismo entre os participantes, que prometem estar presentes na próxima edição.

PRESENÇAS INEVITÁVEIS
Conhecido já do grande público, o Chefe Silva voltou a ser o grande anfitrião da IX Mostra. Prestes a lançar uma nova edição culinária, os visitantes não esquecem os trabalhos já editados e continuam a aclamá-lo de forma carinhosa. Pelas salas do Mosteiro passou ainda o apresentador Fernando Mendes, que distribuiu abraços e beijos pelos milhares de pessoas que o abordaram.


Para a autarquia esta foi mais uma aposta ganha, um evento de turismo cultural que permitiu aos visitantes o acesso a um grande encontro de doçaria conventual, bem como a possibilidade de visitar um dos mais imperiosos monumentos do País, Património Mundial e Maravilha de Portugal.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: