O Mosteiro e as Salas do Capítulo, dos Monges e do Refeitório, encheram-se de luz e de brilho, para além de doces e licores, e a autarquia reforça assim a ideia de que este é o evento que, anualmente, mais visitantes traz a Alcobaça.
Depois da inauguração no dia 15 de Novembro, pelas 10h00, que contou com a presença da vereadora da Cultura - Alcina Gonçalves, o Vice-Presidente, Carlos Bonifácio, com o representante do Governo Civil de Leiria, Franco Pinto, com o Presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima, Miguel Sousinha e ainda com o Presidente da Câmara Municipal de Cea - Espanha, José Luís Valladares, as portas do Mosteiro estiveram abertas até às 21h00 do dia 18 de Novembro.
As diferenças culturais e linguísticas não representaram qualquer problema, e pelo Mosteiro passaram curiosos americanos, ingleses, espanhóis, franceses, belgas, portugueses de todo o País, numa fusão de sabores e culturas que não destoou do belíssimo cenário recriado numa das "7 Maravilhas de Portugal".

OS PARTICIPANTES E AS VENDAS
Opinião foi unânime. Muita gente, boas vendas. Para os 42 participantes presentes, desde Portugal, Espanha (Galiza e Ilhas Baleares - Palma de Maiorca) a França, as vendas superaram as expectativas, e foram mais elevadas que no ano transacto. Exemplo disso foram os casos do stand dos Açores - Garçatainha (que no Domingo à tarde tinham as vendas concluídas), e do stand do Mosteiro de Oseira - Espanha, que vendeu mais de 500 garrafas de Licor Eucaliptine. De referir que, após dois anos de paragem na produção, a IX Mostra marcou o relançamento internacional do Eucaliptine, com nova garrafa e embalagem, razão pela qual o evento foi tão falado em terras galegas.
Entre os monges de hábito, dos fazedores de licor até às pasteleiras de eleição, a IX Mostra apresentou qualidade e diversidade nos produtos expostos, onde é de sublinhar o espírito de companheirismo entre os participantes, que prometem estar presentes na próxima edição.
PRESENÇAS INEVITÁVEIS
Conhecido já do grande público, o Chefe Silva voltou a ser o grande anfitrião da IX Mostra. Prestes a lançar uma nova edição culinária, os visitantes não esquecem os trabalhos já editados e continuam a aclamá-lo de forma carinhosa. Pelas salas do Mosteiro passou ainda o apresentador Fernando Mendes, que distribuiu abraços e beijos pelos milhares de pessoas que o abordaram.

Para a autarquia esta foi mais uma aposta ganha, um evento de turismo cultural que permitiu aos visitantes o acesso a um grande encontro de doçaria conventual, bem como a possibilidade de visitar um dos mais imperiosos monumentos do País, Património Mundial e Maravilha de Portugal.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Sem comentários:
Enviar um comentário