A Câmara Municipal de Alcobaça deverá proceder à instalação de contentores, em algumas vivendas da cidade, destinados à compostagem de resíduos orgânicos e vegetais.
Verifica-se que, de facto, nas zonas urbanas onde existem vivendas com jardim, para além dos naturais restos de comida, o lixo orgânico de natureza vegetal, proveniente do corte dos relvados, assume uma dimensão muito significativa. Trata-se de um volume expressivo na despesa com a recolha do lixo doméstico, pela SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA, LISBOA - cujos custos são suportados pela Câmara e pelos munícipes, em última análise.
O vereador do ambiente, Hermínio Rodrigues, acredita que a compostagem será uma ferramenta importante na redução da factura com os resíduos sólidos urbanos (RSU).
Por agora, o levantamento do número de casas que, na sede do Concelho, têm condições para ter um contentor, está feito. Entretanto, os serviços do Ambiente iniciaram já o mesmo estudo noutras localidades do Concelho. Os primeiros contentores de compostagem serão instalados nas escolas, e posteriomente chegam às habitações.
O lixo orgânico e vegetal passará, assim, a ter uma nova finalidade, sendo transformado em fertilizante.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário