segunda-feira, 31 de março de 2008

Expliquem-me Como se Fosse Muito Burro

Lançada variante ao IC2 na Batalha que vai permitir diminuír o intenso tráfego automóvel que passa pela vila e que evita as portagens da A1 e A8, mas, com PORTAGENS?!?!

ETAR de Paredes de Vitória Pronta Antes do Verão

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da praia de Paredes de Vitória, em Pataias, pode ficar concluída antes do verão.

A rede de grandes estações para a despoluição das praias do concelho de Alcobaça está praticamente concluída. A garantia foi dada por Salgado Zenha, responsável pela empresa Águas do Oeste. Segundo esta empresa, estão, neste momento, a "ultimar-se pormenores naquela estação", devendo a sua "entrada em funcionamento acontecer até ao início do verão".

As Paredes de Vitoria perderam a Bandeira Azul devido a problemas com os esgotos domésticos de algumas casas junto da praia que iam parar ao rio, que desagua na praia.

Os Serviços Municipalizados (SMAS) vão continuar com as obras de tratamento dos esgotos junto das restantes praias do norte do concelho de Alcobaça durante, pelo menos, mais um ano. O vereador José Vinagre garante que estes trabalhos "não colocam em risco o de despoluição que está a ser feito pela Empresa Águas do Oeste". Este responsável autárquico aponta para que dentro de um ano, quase toda a freguesia de Pataias, nomeadamente os locais mais afastados, estejam serviços pela rede de saneamento básico.

Até os problemas de esgotos estarem ultrapassados, a praia das Paredes de Vitória não pode candidatar-se à Bandeira Azul. O Presidente da Junta de Pataias, Valter Ribeiro, espera ver o símbolo da qualidade da praia de novo hasteado na época balnear de 2009. O autarca adianta que, apesar do problema detectado há cerca de três anos, a praia continua a ser de qualidade e não perdeu banhistas pela falta de bandeira azul.

Ainda de acordo com o autarca, as últimas análises efectuadas pelos SMAS à água do Rio, que desagua na praia, revelaram bons indicadores apesar do sistema de tratamento dos esgotos domésticos da localidade não estar totalmente resolvido. Apesar dos bons resultados, e por precaução, o local continua sinalizado, pelos Serviços, como "impróprio para banhos".

In Rádio Cister

Benedita - Alter Ego Convida

O projecto Benedita - Alter Ego procura obras de pessoas com uma relação íntima com a Benedita, que se interessem por divulgar a sua arte num fórum, em simultâneo com o FestTeatro (16 a 18 de Maio), aproveitando o interesse dos espectadores do Teatro para os fazer alargar os seus horizontes a outras artes.


Para mais informações visite http://alter-ego.blogs.sapo.pt/ ou entre em contacto através do email alter.ego.benedita@sapo.pt.

Já há internet gratuita em várias zonas da cidade

Foram instalados recentemente nas Caldas oito hot spots (pontos de acesso à internet sem fios) que permitem uma utilização gratuita da Internet na nossa cidade. Trata-se de uma das inovações no âmbito de um investimento na ordem dos 208 mil euros para a instalação de 54 hot spots para servir o acesso à internet sem fios nos concelhos de Alcobaça, Torres Vedras, Alenquer, Caldas, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Nazaré, Peniche, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. Este projecto foi desenvolvido pela Associação de Municípios do Oeste (AMO) no âmbito do programa Oeste Digital.

Nas Caldas os pontos de acesso foram colocados na Praças da República, 5 de Outubro e 25 de Abril, na Rua Heróis da Grande Guerra, nas piscinas das Caldas (parque desportivo), na Biblioteca, no Centro de Artes, na Expoeste e no Museu do Ciclismo. Este último ponto de acesso vai ser mudado para o meio do Parque D. Carlos I, permitindo assim maior abrangência. Em Alcobaça há nove hot spots, em Torres 12, Alenquer tem seis e Peniche e Lourinhã possuem quatro. Óbidos possui dois, assim como Nazaré e Arruda dos Vinhos. Sobral de Monte Agraço tem um.

A AMO já iniciou também a colocação de quiosques multimédia, de acesso gratuito, pelas várias localidades. Ao todo serão 47 que ficarão colocados perto dos hot spots para beneficiarem do acesso ao sinal. Este investimento elevou-se a cerca de 229 mil euros e inclui a aquisição e instalação dos quiosques e a sua manutenção por dois anos. Haverá quiosques de interior que serão transportáveis e por isso as autarquias poderão colocá-los onde entenderem. Nas Caldas haverá apenas um quiosque externo que será colocado na Rua das Montras, nas traseiras dos ex-Paços do Concelho. Nestes locais, para além da internet gratuita, será colocada informação sobre as lojas que há nessas zonas.

Estas são medidas que visam combater a info-exclusão e massificar o acesso à Internet de forma gratuita através de meios próprios ou aos quiosques para aqueles que não possuem computador portátil. Este projecto foi financiado pelo programa Pos_Conhecimento em 75%, cabendo o restante aos municípios que estão envolvidos no projecto.

A Câmara das Caldas ainda quer institucionalizar o primeiro parque de estacionamento wireless da cidade. Este até já funciona de forma espontânea junto ao Centro da Juventude. Há muitos utilizadores que se servem do ponto de acesso à internet sem fios daquele local, mas preferem ficar dentro do seus automóveis, acedendo confortavelmente à Internet.

Com estas medidas de acesso livre à internet a funcionar no centro das Caldas pretende-se "dotar a cidade das coisas boas que funcionam dentro dos centros comerciais", disse o vereador Hugo Oliveira.
In Gazeta das Caldas

domingo, 23 de março de 2008

Não sei se, mas...

Depois de ter publicado há dias um "post" sobre a requalificação da EN8/6 entre Alcobaça e a Benedita, diz a Rádio Cister, numa notícia transcrita no "post" anterior o seguinte:

"Além destas obras, o Presidente da Câmara (CMA), Gonçalves Sapinho, tem ainda a expectativa de ver incluída neste pacote de obras de melhoria da acessibilidade de Alcobaça à Benedita. Segundo o autarca, a melhoria da via entre estas duas povoações é uma necessidade."

Será que foi o Terra de Paixão a despertar o interesse sobre este assunto?

Sócrates Anuncia em Leiria Várias Acessibilidades à Região

O Governo anuncia segunda-feira em Leiria um pacote de obras que vai melhorar a rede viária ao distrito de Leiria.

Alcobaça vê garantidas, nesse pacote, várias obras nomeadamente uma nova Marginal em São Martinho do Porto, a variante Externa de Alcobaça (que fará a ligação da VCI ao IC), o IC9 (que irá para o terreno dentro de pouco tempo) e obras de requalificação da EN 242, entre Alfeizerão e a Nazaré.

Além destas obras, o Presidente da Câmara (CMA), Gonçalves Sapinho, tem ainda a expectativa de ver incluída neste pacote de obras de melhoria da acessibilidade de Alcobaça à Benedita. Segundo o autarca, a melhoria da via entre estas duas povoações é uma necessidade.

Já a Nazaré vê garantidas nesse pacote a anunciar oficialmente pelo Primeiro-Ministro a variante e a sua ligação ao interior da região, através do IC9. O anúncio mais aguardado, e que já foi garantido a Jorge Barroso no encontro de quinta-feira na Secretaria de Estado das Obras Públicas é o da variante da Nazaré que irá desviar todo o trânsito que é hoje obrigado a passar dentro da vila para seguir vários destinos.

O Autarca aguarda ainda pelo início de contactos para estudos da nova variante de Famalicão, obra que será lançada em parceria com Alcobaça. Obras que Jorge Barroso espera que se concretizem finalmente.

A requalificação de toda a rede viária da região, que o Primeiro-Ministro assina na próxima segunda-feira em Leiria, deixa de fora o IC2.

A via mais perigosa do distrito levou esta quarta-feira à Secretaria de Estado das Obras Públicas os autarcas de Alcobaça, Porto de Mós e Nazaré onde ficaram a saber que, apesar do interesse em resolver os problemas, não está previsto que o IC2 entre neste pacote de intervenções a anunciar pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, em Leiria.

O Presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, acredita que a intervenção do IC2 é, agora, apenas uma questão de tempo. O autarca considera que existe, agora, maior abertura e sensibilidade para um caso sério da segurança rodoviária que se arrasta há décadas e que se agravou nos últimos anos. O IC2 continua a ser a estrada mais procurada pelo trânsito de pesados que fogem das portagens da A8, consideradas demasiado caras.

O Primeiro-Ministro desloca-se na próxima segunda-feira a Leiria para uma cerimónia que irá decorrer em plena A8, às 11:00, onde anunciará um pacote de obras em acessibilidades a esta região, nomeadamente a ligação da Auto-Estrada do Oeste à A1, na zona de Leiria.

In Rádio Cister

Câmara Apoia Projectos Inovadores na Área da Agricultura

Um "Pólo Equestre" e uma "Quinta Pedagógica" são as duas propostas inovadoras apresentadas pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister que o município de Alcobaça vai apoiar.

Em curso está já a construção de um picadeiro coberto para permitir o funcionamento das aulas durante todo ano.

No que se refere à Quinta Pedagógica, este será um espaço onde as crianças e jovens poderão estabelecer contacto com animais e actividades como a Agricultura.

Ambos os projectos candidataram-se ao Programa Leader, obtendo aprovação em 40%, o que equivale, em cada um dos casos, a 10 mil euros. A Câmara de Alcobaça vai contribuir com 30 mil euros.
In Oeste Online

Fundação Lança Concurso Literário

A Fundação Soares Rebelo, sedeada em Alcobaça, anunciou o lançamento de um concurso literário. A realizar de cinco em cinco anos, a competição vai premiar obras publicadas sobre a família Soares Rebelo, oriunda de Goa e com fortes ligações ao concelho alcobacense.

A fundação foi constituída em Julho de 2007 pela mão de Domingos Soares Rebelo, antigo funcionário consular e perito comercial e económico da Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo, e que esteve radicado em Alcobaça há várias décadas.

Sem fins lucrativos e de cariz familiar, a instituição tem como principais objectivos, numa componente cultural, a promoção das edições e dos escritos de e sobre a família goesa depositados no Fundo Documental Soares Rebelo, criado na Biblioteca Municipal de Alcobaça no final de 2005. Outra das suas preocupações será o apoio a jovens e idosos em situação de risco, uma acção que se vai centrar sobretudo no concelho de Alcobaça.

Para já aquela fundação vai possibilitar a publicação de várias obras com autoria ou participação de elementos da família, dos quais se destacam Joaquim Filipe Nery Soares Rebelo, dramaturgo e novelista cuja obra completa deverá ser lançada ainda deste ano, Helena Soares Rebelo e Gonçalves, designer artística, e o próprio Domingos Soares Rebelo, poeta e investigador convicto da história da região de Alcobaça.
In Oeste Online

The Gift Lançam Discografia Completa em Vinil

Os The Gift vão editar toda a sua discografia em vinil. «Vinyl», «Film», «AM-FM» e «Fácil de Entender» vinis estão em pré-venda no site da Fnac a partir de 17 de Março e disponíveis nas lojas a partir de 21.

Blogosfera Alcobacense Mais Pobre

Foi com tristeza que constatei que dois dos Blogues Alcobacenses de maior peso "fecharam as portas". Os blogues, do colega Valdemar Rodrigues, Alcobaça Ambiente e Ortogal chegaram infelizmente ao fim.

O Terra de Paixão agradece ao Valdemar todos estes anos de bons e pertinentes "posts" e todo o contributo dado para uma melhor Alcobaça. Valdemar Rodrigues é incansável na crítica e na defesa de uma melhor cidade e de um melhor concelho para todos. Muito obrigado!

No Dia das Mentiras Andar de Balão em Alcobaça Vai Ser Verdade

Vontade de promover os Balões de Ar Quente em Portugal, dando continuidade ao sonho que começou em 1709, com Bartolomeu de Gusmão, conhecido como Padre Voador. Esta é a mensagem passada pelo Clube Português de Balonismo e a empresa REALIZAR, que organizam a 10.ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, um evento que se realiza desde 1997.

Alcobaça está entre os destinos de passagem desta travessia, única no mundo, uma vez que percorre o País de Norte a Sul, e reúne os melhores pilotos de Balonismo, que já deram provas do seu profissionalismo, com vitórias conquistadas ao longo das nove edições, com os seus balões de ar quente e rescue team.

O evento conta também com o apoio do Turismo de Portugal, pois esta é uma actividade que pretende valorizar e promover (inter)nacionalmente os monumentos, a gastronomia, o património, as gentes, entre outros, de vários locais considerados pela organização como "maravilhas".

O arranque está marcado para dia 29 de Março, em Ponte de Lima, com passagem pela cidade Invicta a 30 de Março. Coimbra acolhe a travessia a 31, chegando ao Distrito de Leiria no dia 1 de Abril, com passagem pela Batalha e paragem em Alcobaça. No dia 2 de Abril, a Terra de Paixão amanhece com a prova, que segue, posteriormente, para Santarém, passa por Reguengos de Monsaraz, e termina na cidade de Beja, a 4 de Abril.

EM ALCOBAÇA
A terceira etapa tem início em Coimbra, no dia 1 de Abril, com o arranque para a prova de competição previsto para as 7h00, passando pela Batalha, e chegada marcada a Alcobaça por volta das 19h00, junto ao Mosteiro de Alcobaça, uma das Maravilhas de Portugal.

A organização permanece na cidade até dia 2 de Abril, e para a noite de 1 de Abril está programado um Night Glow, com a oferta de voos cativos nocturnos na zona do Mosteiro, estando a animação musical a cargo de duas tunas académicas da cidade de Leiria.

No dia 1 de Abril, pelas 11h00, a organização estará representada, em Alcobaça, através de uma caravana publicitária que ficará estacionada em frente ao Mosteiro, onde vai estar patente uma exposição aberta ao público sobre as Maravilhas, o Balonismo, jogos interactivos entre outros pontos de interesse. Alcobaça estará caracterizada com os seus sete ícones: a maçã, os doces conventuais, a Nova Pop, o cristal e as figuras históricas: D. Pedro, D. Inês de Castro e a Padeira de Aljubarrrota.

A Câmara Municipal de Alcobaça patrocina o evento através do apoio nas questões logísticas, como a cedência do alojamento, alimentação entre outras. Esta actividade traz até à cidade cerca de 160 pessoas só ao nível da organização.

LIMITAÇÕES DE TRÂNSITO
Durante os dias 1 e 2 de Abril, a circulação nas imediações do Mosteiro estará condicionada. Uma medida preventiva para assegurar todas as condições para que os balonistas possam aterrar sem quaisquer problemas junto do monumento.

PROGRAMA
1 DE ABRIL Coimbra - Batalha - Alcobaça
7h00 3.º Voo Competição com largada da Praça da Canção
11h00 Abertura da Caravana Publicitária frente ao Mosteiro de Alcobaça
17H00 4.º Voo Competição com largada da zona do Mosteiro da Batalha
20h00 Jantar oficial da 10.ª Travessia no Mosteiro de Alcobaça
21h30 Voos Cativos Nocturnos na zona do Mosteiro
22h00 Espectáculo de Música no Mosteiro de Alcobaça
23h00 Fecho da Caravana Publicitária

2 DE ABRIL Alcobaça - Santarém
7h00 5.º Voo Competição com largada da zona do Mosteiro de Alcobaça


MAIS INFORMAÇÃO
Está disponível desde 6 de Março, e aqui pode encontrar muitas informações sobre o evento, basta digitar www.travessiadeportugal.eu

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

sexta-feira, 21 de março de 2008

Parque Desportivo de Alcobaça em Estudo

Alcobaça pode vir a ter um Parque Desportivo.

A intenção da Câmara é criar um espaço onde se incluem novas piscinas, um Campo de futebol e um de apoio assim como um Gimnodesportivo. Apesar de ainda estar na "fase do estudo", o vereador do desporto, José Vinagre, adiantou que é intenção da autarquia avançar para a sua concretização a curto prazo. Segundo o vereador, a autarquia já anda à procura de um local onde possa instalar estes equipamentos.

Trata-se, segundo o vereador, de um novo equipamento para melhorar a oferta da cidade e proporcionar a um maior número de pessoas a oportunidade de praticarem actividade física.

Apesar de existirem vários pavilhões gimnodesportivos, e mais alguns a caminho (Évora de Alcobaça e Lameira), três Piscinas Municipais, Campos de Ténis e vários campos de futebol, a Câmara diz que ainda faltam equipamentos desportivos ao concelho de Alcobaça que, por ser grande e disperso, ainda se encontra mal serviço nesta área.

In Rádio Cister

Município Comemora Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Trocar papel velho por plantas novas é a proposta que a Câmara Municipal de Alcobaça e as Juntas de Freguesias do Concelho lançam aos munícipes para comemorar o "O Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de Março".


Uma iniciativa que vem na sequência do projecto lançado em 2006 pelo Pelouro do Ambiente, que pretende abordar a questão da reciclagem de papel e sensibilizar os munícipes para a temática: "Por cada tonelada de papel reciclado poderemos evitar o abate de 15 árvores".

Através da colaboração das Juntas de Freguesias, a população está convidada a entregar uma pesagem de papel em troca de vasos com plantas. A troca é feita de acordo com a proporção referenciada na tabela (ver em baixo).


A iniciativa decorre entre os dias 24 e 25 de Março (consulte a lista seguinte).

JUNTA DE FREGUESIA DE ALCOBAÇA - 24 e 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE ALFEIZERÃO - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE ALPEDRIZ - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DO BÁRRIO - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA BENEDITA - (dia por definir)
JUNTA DE FREGUESIA DA CELA
JUNTA DE FREGUESIA DE CÓS - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE ÉVORA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA MAIORGA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA MARTINGANÇA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE MONTES - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE PATAIAS - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE S. MARTINHO DO PORTO - 26 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE S. VICENTE DE ALJUBARROTA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE TURQUEL
JUNTA DE FREGUESIA DA VESTIARIA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DO VIMEIRO - (dia por definir)


Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

quarta-feira, 12 de março de 2008

Por uma melhor Alcobaça (VIII)

Retomando a série de "posts" construtivos "Por uma melhor Alcobaça", trago aqui o assunto da requalificação da Estrada Nacional 8-6 entre Alcobaça e a nossa mais populosa freguesia a Benedita.

EN 8/6 - REQUALIFICAÇÃO
Tem sido tema actual a construção de novas vias de comunicação em Alcobaça, como o IC9, a Variante Externa, entre outros. São vias de importância vital para a cidade e para o concelho mas não podemos caír no erro de relegarmos para segundo plano as restantes vias que possuímos e que vão servindo verdadeiramente a população, como é o caso da EN8/6.

Esta via, de cerca de 15Km (no troço que quero aqui focar entre Alcobaça e a Benedita), liga a sede do concelho à sua mais populosa freguesia e também à EN1, para acesso à capital do país. É uma via estreita, com um traçado antiquado e desajustado às necessidades actuais, tornando-se por isso perigosa para os utentes e para a população residente em redor.
Aquando da sua construção, a quase totalidade do seu percurso era um meio rural e sem quasquer habitações. Com o passar dos tempos e dado o desenvolvimento que o país assistiu nos últimos anos, a paisagem sofreu grandes alterações e actualmente esta estrada está ladeada de habitações na quase totalidade da sua extensão.

Desenvolveram-se os meios, mas não se desenvolveu a via. Não se ajustou à nova realidade nem ao novo volume de tráfego. Assim, temos hoje uma estrada demasiado estreita, para o elevado numero de veículos pesados que lá circulam e até mesmo para o elevado tráfego de ligeiros, um traçado perigoso, com demasiadas curvas, e acima de tudo uma estrutura deficiente. Isto, porque a estrada foi fixando populações nas suas margens, desenvolveu os lugares que atravessa e o aumento do numero de peões a circular ao longo do seu percurso não foi considerado.

Na EN8/6, apesar do aumento significativo de peões não foram construídos passeios nem vias especiais para a sua circulação. Não foi ajustado o traçado nem a largura às novas necessidades de tráfego e ao tipo de veículos. É portanto actualente uma via de perigosidade elevada tanto para os automobilistas como para os peões. Em muitas partes não existem sequer bermas o que obriga os peões a circularem mesmo dentro da faixa de rodagem.

O que aqui se defende é uma requalificação total desta via, com correcção do traçado e construção de vias tanto para os peões como para bicicletas ( ciclovia ). Deve-se aproveitar a oportunidade para fomentar o uso deste meio de transporte.

O ideal seria uma estrutura deste tipo:


Nos locais onde existem habitações dos dois lados, seria também contemplado passeio para a circulação de peões no lado oposto.
A via teria também de ser significativamente alargada em relação ao existente actualmente.

Quanto ao traçado, seria importante pelo menos corrigir alguns pontos mais desadequados actualmente, como os propostos a seguir:

. Ponto 1 - Curvas junto à E.S. Dª Inês de Castro


Supressão da curva intermédia e suavização da seguinte em direcção a sul.

. Ponto 2 - Curva em Figueiras do Entrudo, a sul de Évora de Alcobaça


Suavização da curva mais apertada em Figueiras do Entrudo, ou uma segunda hipótese de abertura de novo corredor até ao Cemitério de Évora de Alcobaça. Ambas as soluções devem exigir demolições de edificações antigas.

. Ponto 3 - Alto Azul


Correcção da curva mais apertada do Alto Azul.

. Ponto 4 - Turquel


Melhoria das duas curvas junto à fábrica da Tural na entrada de Turquel.

Para completar seria de extrema importância a construção de variantes nas sedes de freguesia atravessadas, Évora de Alcobaça e Turquel, onde as limitações das principais ruas não permitem melhorias na fluidez de tráfego e aumento da segurança dos peões. As propostas são de acordo com o seguinte:

. Variante 1 - Évora de Alcobaça


Variante desde a nova rotunda na Eira Velha até à zona do cemitério ou, segunda hipótese, assumindo a supressão da curva em Figueiras do Entrudo.

. Variante 2 - Turquel


Variante desde a estação de serviço da Sopor até ao cruzamento com a estrada de acesso ao Vimeiro, a sul de Turquel.

Esta é apenas uma proposta para a requalificação da via no concelho que mais necessita de uma intervenção de fundo. Saliento que não tenho formação nesta área e que as propostas aqui efectuadas não têm suporte técnico adequado. Baseiam-se isso sim na análise de casos semelhantes noutras regiões e/ou países.

A EN8/6 necessita de ser beneficiada dado estar-se a tornar numa via de bastante perigosidade. Para além disso, uma requalificação de fundo permitiria diminuír os tempos de viagem entre as duas principais localidades do concelho com impactos económicos bastante positivos.

De forma a tornar este contributo ainda mais importante para Alcobaça e o seu concelho, seria bom poder contar com a opinião de todos e com propostas ou sugestões para outros melhoramentos. Trata-se sem dúvida de uma obra de especial importância para todos.

Nova Banda Alcobacense na Semana Aberta da Escola Secundária Dona Inês de Castro, em Alcobaça

A Semana Aberta da Escola Secundária Dº Inês de Castro, em Alcobaça, é já um clássico entre os projectos de abertura dos estabelecimentos de ensino às comunidades locais. Esse voltará, certamente, a ser o caso deste ano. De entre as várias actividades programadas de que já tomámos conhecimento despertou-nos particular atenção a estreia de um novo projecto musical alcobacense da área pop/rock, que se assinalará já na noite de amanhã, quarta-feira, 12 de Março, às 22 horas, no Auditório daquela escola.

APEDICA Organiza Serão/Convívio no Ginásio da Escola Secundária Dª Inês de Castro, em Alcobaça

A APEDICA (Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dª Inês de Castro, de Alcobaça) vai organizar um serão/convívio, com início às 21 e 30, na próxima sexta-feira, 14 de Março.

Concertos Semana Santa em São Martinho do Porto | Até 23 de Março


Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Cine-Teatro de Alcobaça // STACEY KENT // 15 Março'08


Bilheteira CTA: 262 580 890/885 Terça a Sexta: 13h30 às 18h Sábado: 15h às 18h (2 horas antes de cada espectáculo)

Fernanda Fragateiro e The Gift Iluminaram Mosteiro

Na sequência da eleição "7 Maravilhas de Portugal", no qual o Mosteiro de Alcobaça foi um dos escolhidos, a EDP - Energias de Portugal, empresa patrocinadora do projecto, consumou dois dos seus compromissos.

Como apoiante do património da cultura e dos valores nacionais, a EDP assumiu o compromisso com os municípios vencedores de que, após a eleição, os monumentos escolhidos seriam beneficiários de um projecto de dinamização cultural. Nesse sentido, a EDP convidou 7 artistas plásticos para fazerem 7 intervenções artísticas nas 7 maravilhas portuguesas, e 7 músicos nacionais para inaugurarem as intervenções.

O dia 7 de Março foi a data agendada para o Mosteiro de Alcobaça, e a artista plástica Fernanda Fragateiro, e os sobejamente conhecidos filhos da terra "The Gift", iluminaram este dia.

O DIA
Marcado para as 16h00, a apresentação da exposição "Não Ver", de Fernanda Fragateiro, aconteceu no Mosteiro de Alcobaça. Presentes, para além da artista, estiveram elementos da Administração da EDP, João Torres, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, e o Presidente do IGESPAR - Elísio Summavielle.

Nas palavras do Administrador da EDP Distribuição, esta é a quarta exposição organizada no âmbito do projecto "7 Maravilhas", relembrando que o Mosteiro de Alcobaça não necessitava desta nomeação para ser considerado uma maravilha. Na intervenção de Carlos Bonifácio, o dia 7 de Março de 2008 "é um dia muito forte para o Mosteiro de Santa Maria, porque este festejo se deve ao dia 7 de Julho de 2007". Para o Vice-Presidente, a eleição alterou o reconhecimento do monumento, mas não o seu valor, sendo este um motivo de satisfação para todos os alcobacenses.

Ainda na cerimónia de abertura da exposição coube ao Presidente do IGESPAR manifestar a sua satisfação pela iniciativa, assinalando que "a escultura da artista Fernanda Fragateiro é um exemplo de que o actual pode conviver com o passado", lembrando que nos tempos de hoje é incorrecto "criar divisões entre o património e a contemporaneidade".

A OBRA
Feitas as apresentações cerimoniais, os presentes foram encaminhados até à obra de Fernanda Fragateiro, "Não Ver". Em poucas palavras, a artista explicou aos curiosos que "cada espelho corresponde a uma pedra, o que, por sua vez, vai originar a um desenho muito bonito". Para Fernanda, esta foi uma oportunidade única, reforçando que todo o processo de levantamento do chão, a produção e a montagem foi muito interessante. Para finalizar, a artista recordou o crepúsculo dos dias em que ficava no monumento a visualizar a sua peça, como uma imagem que vai perdurar. A obra estará patente durante dois meses na Igreja do Mosteiro.

O ESPECTÁCULO
Marcando um interregno na digressão espanhola, a banda Alcobacense "The Gift" actuou na mesma noite, pelas 22h00, concerto que contou com largas centenas de fãs.

A MAIOR METAMORFORSE DE TODOS OS TEMPOS
A Autarquia prometeu aos munícipes, e o prometido é devido. O rosto da campanha "O Truque é Votar", o mágico Luís de Matos, volta a Alcobaça, no próximo dia 6 de Julho, à noite, para a realização da tão aguardada "Maior Metamorfose de Todos os Tempos". Um espectáculo único, irrepetível, cheio de luz, cor e som para presentear os votantes do Mosteiro.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sextas do Documentário - MÃE JU

Em colaboração com Doclisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa

CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA


MÃE JU

de Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves I 56´ I Portugal I 2007
14 MARÇO I SEXTA I 21 H 30



Como sempre no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça prosseguem o ano de 2008 apresentando alguns do documentários mais relevantes no panorama do documentário português.

Uma vez por mês e exclusivamente à sexta-feira (data especial dedicada ao documentário), abrem-se mais uma vez as portas às "Sextas do Documentário.

Já no próximo dia 14 de Março, teremos então "Mãe Ju" uma obra de Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves que nos apresenta uma das discotecas mais carismáticas da capital angolana (e cujo nome dá precisamente título ao filme), retratando o mundo da dança como o ponto máximo de expressão de uma comunidade. Várias personagens desfilam neste impressionante microcosmos cultural e social dedicado à música e aos diversos géneros de dança que fazem do kuduro, da kizomba ou da tarrachinha autênticos modos de vida.

http://www.doclisboa.org/

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61

terça-feira, 11 de março de 2008

Rede de Museus do Vinho Reúne em Alcobaça

A Rede de Museus do Vinho da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho reúne amanhã, dia 12 de Março, pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcobaça.

Em cima da mesa vai estar a preparação do I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, a realizar no próximo mês de Abril.

Marcam presença, amanhã, nesta reunião, os Museus do Vinho do Porto, Arruda dos Vinhos, Redondo, Palmela, Cartaxo, entre outros, para além da Vice-presidente do IVV, Maria João Fernão Pires.

A reunião surge no âmbito do processo de dinamização do Cluster do Vinho que tem vindo a ser implementado pela APMV, Associação de Iniciativa Municipal à qual o Municipio de Alcobaça aderiu.

PROGRAMA
10H00 | Recepção na C. M. de Alcobaça
10H30 | Visita ao Museu Nacional de Vinho em Alcobaça
11H30 | Reunião

ORDEM DE TRABALHOS:
1. Informações
2. Organização do I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho

13H00 - Almoço

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

segunda-feira, 10 de março de 2008

The Gift Dão Três Concertos Inéditos Com OML em Abril

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) convidou a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) e os The Gift a partilhar o palco, numa série de três concertos inéditos, no âmbito do Projecto Orquestras, do qual também fazem parte a Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte e Orquestra Clássica do Centro.
O primeiro espectáculo acontecerá no próximo dia 10 de Abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, seguindo-se o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, dia 11 e, por fim, o concerto na Arena de Évora, a 13 de Abril, todos eles com entrada gratuita, limitada a um máximo de dois bilhetes por pessoa, que serão disponibilizados a partir do dia 7 do mesmo mês.

«Existem canções antigas, podem haver novas ou ainda estreias, nada se sabe sobre um momento que será único», afirmou John Gonçalves, músico da banda de Alcobaça, garantindo que o alinhamento dos concertos será «uma total surpresa», podendo mesmo variar ao longo da mini digressão.

«Há muito tempo que sonhamos com uma oportunidade destas e o timing é perfeito», acrescentou o responsável, informando que, depois de encerrado o ciclo do último trabalho do grupo, «Fácil de Entender», em Portugal, «é tempo agora de levar a música dos The Gift a patamares mais nobres».

César Viana, da OML, declarou que «tem sido tradição no colectivo não definir fronteiras no estilo de música», adiantando que «a relevância está no que se tem para dizer e os The Gift dizem-no com muita convicção». Uma das mais importantes formações orquestrais de Portugal apresentar-se-á em palco com cerca de 40 músicos, que interpretarão temas com arranjos de Nuno Gonçalves, fundador da banda.

Actualmente, os The Gift encontram-se a promover «Fácil de Entender», disco de platina a nível nacional, em Espanha, tendo esgotado todas as salas onde realizaram concertos. A tour no país vizinho prolongar-se-á até Setembro deste ano, não sem antes actuarem no Cineteatro Municipal de Estarreja, no próximo dia 27, no âmbito dos Concertos Íntimos.

In Diário Digital

Boa Notícia Para Cós

Centro histórico de Cós constituído dentro de um ano
A delimitação do centro histórico de Cós, em Alcobaça, pode estar concluída dentro de um ano.
Alcobaça tem, neste momento, três centros históricos, o que torna o concelho único no país, mas está a trabalhar para ter, pelo menos, mais um.
Segundo o vereador do Urbanismo, a aquisição de imóveis e de terrenos na envolvente ao Convento já começou com o objectivo de definir uma zona especial de protecção ao Convento, tal como já acontece em Alcobaça, com o Mosteiro de Santa Maria.

A Junta de Freguesia de Cós está bastante confiante no desfecho positivo de um processo que esperou anos. Álvaro Santo admite desconhecer alguns dos planos da Câmara mas diz-se conhecedor do "essencial" que passa pela requalificação de uma área que irá ser inserida em futuros roteiros turísticos oficiais do concelho de Alcobaça. O autarca diz que Cós deve ser visto como um "centro de apoio" à cidade de Alcobaça que se quer afirmar, cada vez mais, como um pólo de atracção turístico.
O próximo Quadro Comunitário de Apoios prevê dotações financeiras para requalificações em aglomerados urbanos onde exista património histórico classificado. A Câmara quer aproveitar para fazer uma zona de protecção especial ao Convento, transformando-a em centro histórico.

In Rádio Cister

A Música dos The Gift Num Lugar Inesperado Para os Fãs de Sempre

Na noite do passado sábado, os The Gift inscreveram uma nova dimensão na monumentalidade do Mosteiro de Alcobaça. Nas entranhas de um espaço desde sempre reservado ao silêncio, gravaram um registo de modernidade. Não foi a primeira vez que a banda actuou no Mosteiro - em 1995 montaram palco no claustro e em 2001 na fachada principal, lugares há muito acessíveis aos mais diversos géneros musicais. Já a Biblioteca, miolo do edifício, é espaço reservado a que poucos têm acesso. Pela primeira vez, a sala foi aberta para um espectáculo a que os indefectíveis fãs do grupo não quiseram faltar. O espaço tem capacidade para mil pessoas. Não encheu, mas não foi preciso, a avaliar pela cumplicidade entre a banda e a plateia.

De pé, a maior parte apenas lobrigando o que se passava no palco, os fãs ligaram-se pelo fio do som. Logo na segunda música cantavam em uníssono com Sónia Tavares; sem necessidade de artifícios cénicos, as coisas correm ao sabor das músicas. Talvez por instinto - deduz-se pela surpresa de Sónia à pergunta no final do concerto - a imagem angélica da vocalista, criada pela camisa branca com folhos, projectava-se no palco como se quisesse criar um retábulo. "Não foi pensado!", respondia Nuno Gonçalves, explicando: "Quise- mos valer pela música, 60% das luzes estavam fora do palco e em termos de estética, está já sincronizada." Sónia socorre-se do número de concertos, "já são 300", para responder à sincronia que se pode detectar. "E rodeamo-nos dos melhores profissionais", remata.

Na noite de sábado estavam literalmente em casa e a banda sabia que ia ser assim. "Temos que piscar o olho às pessoas que estão há muito connosco", explicava Nuno, dizendo que, por isso, "preparámos um alinhamento especial com músicas que já não tocávamos há muito tempo e dificilmente fazíamos fora de Alcobaça".

Banda e fãs, todos perceberam a opção. O tom geral à saída era de quem recebeu aquilo a que havia adquirido à entrada: duas horas de música que já conhecia, até tem nos discos lá em casa, mas que pretendia ouvir ao vivo, num espaço inesperado.

Para lá chegar, o caminho é labiríntico - sem surpresas num edifício com mais de oito séculos. Imprevisto só se fosse o som, mas era esse o interesse das centenas de pessoas que seguiam como se avançassem por um trilho que os levava a um lugar de culto que rapidamente queriam alcançar. Juntaram-se num espaço por onde circularam, ao longo de décadas, os mendigos que o regime de Salazar arrancou das ruas de Lisboa para esconder a pobreza nacional.

Ontem, a banda retomava os concertos em Espanha, com espectáculo em Alicante. Mas vai ficar por lá mais uns meses e, em Julho, no dia 6, actua em Bilbau - "quase como cabeça de cartaz", orgulha-se Nuno, num festival para 60 mil pessoas.

In Diário de Notícias

sexta-feira, 7 de março de 2008

Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Reúne Esta Tarde na AMO

O Ministro Mário Lino desloca-se esta tarde às Caldas da Rainha, a sede da AMO - Associação dos Municípios do Oeste, no sentido de dar seguimento ao processo negocial com os autarcas da região, na sequência da alteração da localização do aeroporto internacional de Lisboa, para Alcochete.

Vários assuntos vão estar em cima da mesa, nomeadamente, o Hospital do Oeste Norte e a Rede viária.

Entretanto, o Município de Alcobaça aguarda a visita do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Dr. Paulo Campos, para anunciar algumas obras de beneficiação na Rede Rodoviária Nacional na região.

A Estradas de Portugal avançaram já com a data para publicação dos concursos da concessão Litoral Oeste, fixando-a a 23 de Março.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Insatisfeito com quê?

Quem contribuíu para isso?

Relativamente ao "post" abaixo e à indignação do presidente Gonçalves Sapinho sobre a não classificação da maioria das nossas freguesias como rurais, só fica uma pergunta no ar: _ Mas de quem é a culpa?

Se a nossa C.M.A. pretendia manter como rurais muitas das nossas freguesias, então porque não se tomaram medidas com vista à preservação destes lugares para tal fim? Quem licenciou a construção de moradias em tudo quanto é lugar? Quem descaracterizou o concelho que tinha um potencial enorme em termos agrícolas e que agora não serve para nada?

É esta a paisagem de um concelho que se quer agrícola?


Sim, é este o preço a pagar. É esta a triste realidade de um concelho que poderia ser riquíssimo e onde a falta de estratégia se está a pagar cara.

Problemas com a classificação rural, problemas para encontrar um corredor para passar uma linha férrea, problemas futuros para o IC9, Variante Externa e todos os grandes projectos para o concelho. Alcobaça falhou no ordenamento do território e a factura está a chegar agora!

Gonçalves Sapinho Insatisfeito Com o PRODER

Arranca amanhã, a terceira edição da Feira Agrícola de Alcobaça, uma organização do Município em conjunto com a AARA - Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça. O Município está nesta feira representado com um stand intitulado "Em defesa do mundo rural".

Este tema vem na sequência da apresentação, recentemente, do PRODER - Programa de Desenvolvimento Regional, que apenas contemplou duas freguesias do Concelho de Alcobaça, classificando-as como rurais: São Vicente e Prazeres de Aljubarrota.

Segundo os critérios normalmente utilizados, é considerado rural uma freguesia que tenha um número de habitantes inferior a 150 habitante/km2, critério que, no Concelho de Alcobaça, abrange 13 freguesias das 18, que assentam nesta tipologia.

Esta classificação definida pelo PRODER é claramente penalizadora para o Concelho, que tem uma forte tradição agrícola em freguesias excluídas desta área de intervenção. Exemplos disso são: Cela, Bárrio, Évora de Alcobaça, Vimeiro, Montes, entre outras.

Com esta classificação, o Presidente da Autarquia teme que alguns investimentos na área do Desenvolvimento Rural e Agrícola possam ser limitados ou prejudicados por esta classificação, tendo já feito chegar à Direcção Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo o seu veemente protesto.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

260 Milhões Para Novas Estradas em Leiria

É um bolo de 260 milhões de euros, num pacote denominado de concessão Litoral Oeste. O "presente" do Governo para a região começa a desembrulhar-se este mês e traduz-se em asfalto, 80 quilómetros de asfalto.
José Sócrates anunciou no passado dia 29, no Parlamento, esta concessão, que inclui obras de referência na região. Em concreto, para além do IC9 que está a avançar faseadamente e que permitirá ligar o litoral da região a Tomar, e que só entre Nazaré e Fátima compreende 29 quilóemetros de estrada e um investimento na ordem dos 100 milhões de euros, esta concessão responde ainda a duas obras muito reclamadas.

É o caso dos cerca de 14 quilómetros da variante da Batalha, orçada em 33 milhões de euros, que deverá desviar o trânsito do IC2 da frente do Mosteiro. A cereja em cima do bolo é o IC36, que implica um investimento na ordem dos 36 milhões de euros. Contempla 6,5 quilómetros de extensão de uma via que, ao que tudo indica, terá portagens.
Pelas contas do Governo, com o IC9 as deslocações entre a Nazaré e Alcobaça terão tempo de percurso inferior em 25 por cento. De Alcobaça, Porto de Mós ou da Batalha até Fátima, demorar-se-á cerca de metade do tempo que hoje se gasta. O gabinete de Mário Lino aponta ainda para uma poupança para metade no tempo que se gasta a sair da A8 e a entrar na A1.
A concessão que trocará tempo que se ganha nas estradas da região por milhões de euros em investimento vestirá a forma de parceria público-privada.

Portagens, não obrigada. A Câmara de Leiria está satisfeita com o anúncio da realização da obra, mas acha que já vem com um atraso de vários anos. Fernando Carvalho, vereador do Trânsito da autarquia leiriense, reivindica que o trânsito local que utilizar o IC36 não seja sujeito ao pagamento da portagem, que se estima venha a rondar os 80 cêntimos. Defende que existem meios técnicos que permitem discriminar os dois tipos de tráfego, uma vez que, para a população, este novo troço será parte do anel externo da circular de Leiria, permitindo desviar trânsito do centro urbano.
Entretanto, na última quarta-feira, a Distrital de Leiria do PSD alertou que o anúncio do Governo "não esclarece sobre o eventual pagamento de portagens dos troços agora anunciados". A distrital opõe-se a portagens em qualquer um dos troços, IC36 incluído.
In Região de Leiria

Cine-Teatro de Alcobaça // Ana Moura // 8 Março'08


Bilheteira CTA: 262 580 890/885 Terça a Sexta: 13h30 às 18h Sábado: 15h às 18h (2 horas antes de cada espectáculo)

Feira Agrícola de Alcobaça // Arranca Hoje


- EXPOSIÇÃO PRODUTOS, ANIMAIS E SERVIÇOS
- JORNADAS TÉCNICAS, SEMINÁRIOS E SESSÕES ABERTAS E FECHADAS
- RESTAURANTE ‘A LAREIRA’: ALMOÇOS E JANTARES
- PASSEIOS DE CHARRETE COM PÓNEI NO PICADEIRO; INICIAÇÃO À EQUITAÇÃO
- ANIMAÇÃO MUSICAL COM RANCHOS DO CONCELHO

A Feira Agrícola de Alcobaça tem como objectivos a divulgação do sector Agro-Pecuário e promoção da interacção entre agentes do sector, bem como o incremento da sua capacidade negocial, tentando numa outra vertente entre a comunidade local e os profissionais da região.

A 3.ª edição, a realizar entre 7 e 9 de Março de 2008, contará com uma exposição de produtos e serviços dos sectores Agro-Pecuário, Florestas, Segurança Alimentar e Higiene e Segurança no Trabalho - a decorrer em simultâneo com as Jornadas Técnicas de Suinicultura, Floresta, Fruticultura, Segurança Alimentar e Higiene e Segurança no Trabalho, bem como Sessões Empresariais realizadas pelas empresas presentes no certame.

Assim a Feira Agrícola 2008 continua com a vontade de responder às expectativas criadas em 2006 aquando do início deste certame.

Entrada Livre // MERCOALCOBAÇA (11h00 ÀS 23h00)

Info: www.feiraagricola.com

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Autarquia Reúne Com Secretária de Estado dos Transportes

Em discussão o tema TGV

Gonçalves Sapinho reúne, esta tarde, no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, com a Secretária de Estado dos Transportes - Ana Paula Vitorino.

Nesta reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça faz-se acompanhar pelo Vice - Presidente Carlos Bonifácio, pelo 1.º subscritor da Petição entregue terça-feira última na Assembleia da República, e ainda pelo líder do movimento Anti-TGV, Bruno Letra.

Em discussão está a ligação Lisboa - Porto em TGV, e a polémica passagem do traçado a Oeste da Serra dos Candeeiros. Uma sessão que conta ainda com a presença de elementos da RAVE.

Aguarda-se com expectativa o desenrolar desta reunião, atendendo-se às declarações do Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino que admitiu ontem, a possibilidade de se efectuarem alterações ao traçado, devido à mudança da localização do aeroporto, da OTA para Alcochete.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

quinta-feira, 6 de março de 2008

Semana Santa de 8 a 23 de Março

São Martinho do Porto


Começam este Sábado, as cerimónias da Semana Santa, em São Martinho do Porto. De 8 a 23 de Março, a Vila evoca a Paixão e a morte de Cristo, que constituem importantes manifestações religiosas.
Um programa marcado pelos cerimoniais da quadra quaresmal e enriquecido por manifestações culturais. Destacam-se a Procissão dos Passos do Senhor e o Descimento da Cruz, seguido de Procissão do Enterro e os Concertos Corais na Igreja Matriz.
Este ano, o programa apresenta uma musicalidade diferente, ao receber um Concerto com o Moscow Piano Quartet, que actuará, no dia 16, pelas 12h00, na Igreja Matriz, e no mesmo dia, pelas 18h00, os visitantes podem ainda assistir à actuação de Luis Peças, cantor lírico.
A organização está a cargo da comissão organizadora constituída pela Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e pela Casa da Cultura José Bento da Silva.

PROGRAMA

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Blá! Blá Blá!!!

Plano Investimentos no Oeste quase concluído
O Ministro Mário Lino reúne na próxima sexta-feira com os autarcas do Oeste para discutir as medidas que a região quer ver contempladas no plano de investimentos.
De acordo com a AMO, os secretários de estado e o ministro Mário Lino já sabem quais são as exigências da Região, escusando-se, contudo, a adiantar quais as obras de que o Oeste não abdica como compensação pela perda dos investimentos na Ota.

In Rádio Cister

Pode dizer e prometer o que quizer porque já sabe que até lá deixará de ser ministro!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Com Alcobaça na Liderança...

Estudo: Portugal é o país da UE onde menos se anda a pé

É que andar 400 ou 500m para ir do parque de estacionamento às compras ou ao emprego dá cabo nós, não é?!

Rede dos Grandes Mosteiros - Património da Humanidade

Mantém Vontade de Inovar
A determinação em avançar com uma candidatura em Rede, cumprindo a maior parte dos objectivos da candidatura às acções preparatórias do QREN - Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação, do Projecto "Rede de Cidades dos Grandes Mosteiros portugueses, Património Mundial da Humanidade: Tomar, Batalha e Alcobaça - Revitalização, Inovação e Sustentabilidade Patrimonial e Urbana", mantém-se.

A decisão foi reafirmada pelos Presidentes dos três municípios, pelo Presidente do IGESPAR e Directores dos Mosteiros envolvidos, na última reunião, que decorreu no passado dia 27 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Alcobaça.

Obras de conservação e restauro dos monumentos e o fornecimento de melhores e novas condições de visita aos turistas, por intermédio de serviço de guias em diversas línguas, com recurso a meios tecnológicos, são algumas das acções a implementar, no âmbito de uma nova candidatura conjunta, que está já em fase de preparação.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Festival Pedra Rock - Moleanos


Sábado, dia 8 de Março de 2008, no Clube Cultural e Recreativo Moleanense
Mais informação.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Armazém das Artes/Fundação Cultural Comemora 1º Aniversário em 5 de Abril

O Armazém das Artes/Fundação Cultural (Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 38-Alcobaça) vai comemorar no próximo dia 5 de Abril o seu 1º aniversário. Essas comemorações terão o seu início às 12 e 30, no Mosteiro de Alcobaça, com um almoço comemorativo, cuja ementa anuncia Entradas, Creme de Agrião, Bacalhau à D. Inês, Mesa de Frutas da época, Mesa de Doces Conventuais, Café d'Avó e Ginja de Alcobaça.

Escola de Patinagem e Espectáculo em Alfeizerão

Foi inaugurada no passado dia 1 de Março, nas instalações da Casa Do Povo de Alfeizerão a Escola de Patinagem e Espectáculo.


A Escola vai ter varias vertentes de ensino:
.Ensino Patinagem
.Expressão
.Formação de Dança - Ballet,Classica,Moderna
.Arte Teatral
.Espectáculos

A aposta em Alfeizerão foi feita para dar continuidade ao projecto de Espectáculos, que têm sido um sucesso. O elenco já é conhecido em Portugal pelas mais variadas actuações, como no Óbidos Vila Natal, com a Historia "A Princesa e o Açúcar e no Festival de Chocolate - A Casinha De Chocolate", no Free Port em Alcochete com um espectáculo de Pista de Gelo sintética, "Paulina a Girafa Patinadora".

Para mais informações visitem: http://www.escolapatinagemespectaculo.blogspot.com/

Novo Hospital Oeste Norte

Câmara negoceia terreno
A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) deliberou, na última reunião ordinária de Executivo, a 25 de Fevereiro, a compra de um terreno em Alfeizerão, destinado à instalação do futuro Hospital Oeste Norte.
Conforme já havia sido noticiado, em Dezembro de 2007, o executivo municipal, por um princípio de prudência, e uma vez que já havia apresentado esta opção à equipa da Escola de Gestão do Porto (EGP), incluiu no PPI - Plano Plurianual de Investimentos uma verba destinada a esta eventual compra.
Esta opção ganhou força com a divulgação oficiosa do estudo realizado pela EGP, coordenado pelo Prof. Daniel Bessa, que define como a melhor solução para a instalação do Hospital Oeste Norte o terreno apresentado pela CMA, localizado na Vila de Alfeizerão, a seiscentos metros da auto-estrada A8. O terreno tem 107 mil metros quadrados e o valor de venda proposto é de 3,5 milhões de Euro.
Perante os factos, o Presidente da Autarquia, Gonçalves Sapinho, considera que "maior que o risco de comprar o terreno e não haver hospital, é não haver hospital por não haver terreno", e defende que "quem compra também tem legitimidade para vender".
Esta proposta, aprovada com a abstenção do vereador do PS e o voto contrário do vereador do PCP, será agora submetida à apreciação da Assembleia Municipal que reunirá, em sessão extraordinária, em data a definir, para esse efeito.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Elevador de S. Martinho do Porto Pronto no Verão

O elevador panorâmico de S. Martinho do Porto vai ser quase todo em vidro. A privacidade dos prédios vizinhos está, contudo, e segundo a equipa de arquitectos, garantida.

O arquitecto da obra, Falcão de Campos, decidiu melhorar a perspectiva dos utilizadores do elevador, que vai ligar a marginal ao centro histórico, para permitir o visionamento de grande parte da Baía enquanto se sobe em direcção ao centro histórico ou desce à praia.

Apesar de a obra ainda estar no início, o arquitecto Falcão de Campos acredita que vai ser possível utilizar o elevador ainda este verão, cumprindo-se o calendário de obra previsto. Contudo, admite que "os tempos de cumprimento da obra não dependem da sua equipa".

Esta obra do Posto de Turismo e Elevador Panorâmico da Baía tem sido alvo de criticas por parte do PS. O vereador socialista na Câmara de Alcobaça, Daniel Adrião, considera que a vila tem outras prioridades e dá como exemplo o Centro de Saúde, que reconhece ser obrigação da Administração Central, mas que no seu entender já poderia estar resolvido se a Câmara tivesse empenhado mais vontade neste projecto "em vez de afectar verbas na requalificação".

O socialista esclarecer que não é opositor da Requalificação, sobretudo da Marginal, mas considera exageradas as verbas aplicadas em alguns aspectos, como o Elevador.

Já a CDU considera o elevador um "elemento básico na comunicação desta obra" de requalificação urbana. Rogério Raimundo acha que ele serve os turistas e as pessoas com mobilidade reduzida, quase sempre esquecidas nestas obras de modernização dos centros urbanos.

As obras de requalificação, que já mudaram o aspecto da marginal, prosseguem, agora no edifício do turismo, que passará a ser responsável pela comunicação da praia com o centro histórico através, nomeadamente, do elevador panorâmico. Falta ainda requalificar toda a zona do Outeiro.

A Câmara garantiu, recentemente, verbas importantes de Quadros de Financiamento que lhe permitem estar já a avançar para a renovação do sistema de esgotos na parte alta da vila que, a seguir, será alvo de renovação do pavimento e dos equipamentos públicos de fruição colectiva.


In Rádio Cister

Finalmente!

Estão abertos à circulação os 2 km da VCI
Estão abertos à circulação os 2 km da VCI. Demoraram 2 anos. Custaram 4,9 milhões de euros. Esta via permite, a partir de agora, o desvio do trânsito de pesados do interior da cidade.

É uma obra pela qual, segundo o Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, Alcobaça esperou mais de 30 anos.

Os primeiros 800 metros a ficarem prontos, entre a Estrada de Leiria e a Rotunda da Escola D. Inês de Castro, no Lameirão, foram inaugurados em Agosto de 2005. Os restantes, só agora podem abrir ao público, depois de ultrapassados alguns percalços, como a falência e abandono da obra pelo empreiteiro Cerejo dos Santos, insegurança de algumas das intervenções realizadas até à altura, revisão das condições do pavimento, muros de sustentação, iluminação e os arranjos paisagísticos.

Problemas que não escaparam no rol de críticas da oposição a esta obra. A CDU, que agora acredita estar perante uma via que vai ajudar na fluidez do trânsito, defendeu que esta via devia ter sido construída depois do Governo construir os que tinha prometido a Alcobaça, como a variante externa.

A inauguração da via contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional que elogiou esta nova acessibilidade, dizendo que esta "valoriza uma jóia do país, que é o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O Governante aproveitou para lembrar que chegou ao fim a geração de quadros comunitários de apoio à construção das grandes infra-estruturas e que os próximos se destinam à competitividade das empresas e do território nacional.

Os Municípios, as Empresas e a Administração Central devem mobilizar-se para uma nova geração de projectos de investimento com mais escala e ambição territorial de geração de benefícios mais vasta e com cooperação, quer entre municípios, quer entre empresas ou entre estas e as autarquias, com o apoio da administração central.

A VCI liga a Estrada de Leiria à EN 8, que liga Alcobaça a Caldas da Rainha. Em Março, Alcobaça espera a visita do Secretário de Estado das obras Públicas e pelo anúncio de vários investimentos em acessibilidades ao concelho. O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, anunciou que tenciona questionar o governante sobre os investimentos que a autarquia pediu para a Estrada Nacional que liga a sede do concelho à Benedita.


In Rádio Cister