sábado, 8 de setembro de 2007

Alcobaça reivindica direito a Museus

Alcobaça reivindica os Museus que até agora existentem apenas no papel.

A Câmara prepara-se para reivindicar os Museus que foram criados por decreto mas que até hoje não foram instalados. Embora sem especificar a que Museus se refere, O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, afirmou à Rádio Cister que tenciona, o quanto antes, reivindicar os direitos culturais da cidade que há anos fala dos seus museus mas que nunca teve a oportunidade de atravessar as portas de nenhum desses falados espaços museológicos.

Para além do Museu do Vinho, recentemente fechado por ordem do Ministério da Agricultura que decidiu transferir os funcionários para o quadro de mobilidade da Função Pública sem ter assegurado uma continuidade do funcionamento daquele espaço, há outro, que o autarca não quer revelar, mas que faz parte das suas prioridades reivindicativas nas próximas reuniões que mantiver com os responsáveis pela Cultura do país.

O autarca aguarda pelo fim do período de férias dos responsáveis por alguns gabinetes do Ministério da Cultura para retomar as negociações e reivindicações.

A Associação para a Defesa do Património (ADEPA), criada há 30 anos com o objectivo de lutar pela concretizar dos Museus que tinham sido criados por Decreto-Lei, acredita que a grandeza e importância do Mosteiro de Santa Maria sejam responsável pela inexistência de Museus em Alcobaça.

Carlos Mendonça reconhece que a inexistência de Museus numa das regiões mais importantes do país na formação da História Nacional chega a ser estranha e adianta que, para além da grandeza do Mosteiro que ofusca as outras tentativas de promoção de aspectos culturais, também a debilidade de vários Museus existentes na região têm contribuido para a não abertura, até ao momento, de qualquer espaço desses na cidade.

Alcobaça tem vários Museus criados por decreto mas, até à data, nenhum abriu as suas portas ao público. O Museu Vieira Natividade é apenas um exemplo.
In Rádio Cister

Sem comentários: