quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Variante Externa à EN8 em Execução

Está em fase de elaboração o projecto de execução da variante externa de Alcobaça à EN8, conforme publicação de 18 de Setembro de 2002.
O traçado desta variante, a desenvolver entre a zona de Valbom e o Casal da Eva, tem sido alvo de algumas alterações, no sentido de conciliar a sua execução com outros projectos em curso, ou em fase de estudo, como é o caso do Ecoparque dos Monges e a Nova Alcobaça. A mais recente alteração, evitando o corte de árvore de interesse ecológico, na zona da Quinta das Freiras, visa facilitar a aprovação do Estudo de Impacto ambiental (EIA), etapa necessária, dado não se tratar de uma variante urbana, como a VCI.
Da alteração ao traçado agora proposto, consta também a supressão de um nó desnivelado, com a EM557, ao quilómetro 3, na zona da Bacharela. Faz ainda parte desta alteração a modificação do nó com a EN8, que deixa de ser uma ligação desnivelada passando a ligação de nível com a introdução de duas rotundas.
O Município de Alcobaça propôs a execução desta variante em duas fases, privilegiando a construção do troço entre o IC9 e a EN8, no Casal da Eva, pela sua importância na ligação da cidade ao IC9.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: