sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Sextas do Documentário

Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa.



Mais uma vez no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça prosseguem a dar a conhecer algumas das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental em 2006.
Tem sido assim, uma vez por mês e sempre à sexta-feira, a oportunidade única de observar durante os últimos meses alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição.
Depois de um curto período de férias no Cine-Teatro de Alcobaça, as "Sextas do Documentário" voltam agora em Setembro com mais filmes e mais documentários - e uma nova extensão está ainda prevista entre os dias 23 e 26 de Novembro.
Prova disso, no próximo dia 14 de Setembro, teremos "Elogio ao 1/2", uma obra de Pedro Sena Nunes que desce até ao Algarve e faz o retrato dos Índios da Meia-Praia, muitos anos depois de ali terem construído as suas barracas, vindos de Monte Gordo. Habituados, desde o 25 de Abril, às promessas de requalificação de vários governos, os Índios da Meia-Praia permanecem e conta parte da sua história e vivência durante todo esse tempo.
A sessão contará com a presença do realizador Pedro Sena Nunes para posterior debate. Relembramos ainda que o DocLisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e que em 2006 trouxe a Lisboa, em primeira mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: dez dias de projecções em regime intensivo, com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.

TEXTO DE APRESENTAÇÃO
Tem sido assim: uma vez por mês e sempre numa sexta-feira perto de si. As "Sextas do Documentário", em colaboração com o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, prosseguem a sua rubrica mensal dedicada ao melhor do documentário nacional, tornando a reafirmar o género documental como uma das mais estimulantes formas de expressão no cinema.
O espírito mantém-se: observar as diferentes realidades do mundo e abrir caminho ao debate e à discussão das imagens, instituindo com regularidade uma maior exposição do género que nos últimos anos (e talvez desde sempre) mais nos tem dito sobre quem somos e o que nos rodeia. Sem ficções nem fantasias, e numa sexta a meio de cada mês, o documentário marca presença no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.

PROGRAMAÇÃO
14 SETEMBRO | SEXTA | 21 H 30
"Elogio ao 1/2" de Pedro Sena Nunes | 70' Portugal 2005
"Elogio ao 1/2" decorre na Meia-Praia, nome e terra dos "índios" que, vindos de Monte Gordo, espontaneamente construíram as suas cabanas de refúgio. Com o 25 de Abril de 1974 foi desenvolvido um plano arquitectónico com o objectivo de requalificar o conjunto de barracas feitas de junco, transformando-as em casas construídas pelos próprios habitantes. Muitas das promessas políticas feitas há 30 anos continuam por cumprir. Como será viver hoje na Meia-Praia?

Sessão seguida de debate com a presença do realizador Pedro Sena Nunes.
http://www.doclisboa.org/2006/images/filmes/Longas_metragens/Elogio_ao_meio.jpg

Mais Info: http://www.cm-alcobaca.pt/index.php?ID=2490

Sem comentários: