sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Monjes Brancos de Regresso a Alcobaça

Globalização dos Licores Conventuais
A cidade de Alcobaça recebeu a visita de dois Monges da Ordem de Cister, oriundos do Mosteiro de Oseira (Ourense), Galiza, no passado dia 5 de Setembro.
Os frades, que durante a estada visitaram o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, e posteriormente, a convite da Autarquia, marcaram presença no Salão Nobre dos Paços de Concelho, revelaram ter vindo "em busca de um novo fornecedor de garrafas de vidro".
Presença habitual, desde 2002, na já tão mediática Mostra de Doces Conventuais, onde apresentam aos visitantes os magníficos Licores de Eucaliptine e Ambrar Oro, os Monges do Mosteiro de Oseira (Ourense) vão estar presentes, pela primeira vez, este ano, na IX Mostra de Doces (a realizar de 15 a 18 de Novembro).
O convite, no qual a Autarquia insiste desde 2002, torna-se este ano possível através de uma maior abertura dos Monges à sociedade. Este ano, para além dos Licores, os Monges prometem trazer novos produtos, uma vez que iniciaram a produção de Doces Conventuais à base de frutas.
Ultrapassada a fase de risco de perda da receita destes Licores, dada a idade avançada do octogenário Frei Godofredo (Mosteiro Oseira Ourense), com a renovação operada no Mosteiro com a chegada de novos Monges e transmissão dos segredos da arte de bem fazer Licores Conventuais, a Autarquia acolhe com grande satisfação esta confirmação de presença na IX edição dos Doces, sentimento partilhados pelos Frades espanhóis.
A IX Mostra de Doces Conventuais promete.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: