sábado, 15 de setembro de 2007

CMA Reúne Com INAG

CENTRAL ELÉCTRICA E PASSADIÇO DE SÃO MARTINHO EM CIMA DA MESA

A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) reuniu, esta sexta-feira, 14 de Setembro, com o INAG - Instituto da Água, tendo sob a mesa dois assuntos: o prolongamento do passadiço das dunas para fazer a ligação de São Martinho do Porto a Salir do Porto, e a situação da Central Hidroeléctrica da Fervença.
O dia de hoje assinala a consignação da empreitada de ligação entre as duas margens à empresa Construções Aquino & Rodrigues S.A, sendo o valor da adjudicação de 68.091,54 euros. A obra de construção do passadiço foi inaugurada no Verão de 2006 e, desde logo, a CMA fez ver, junto do INAG, que não fazia sentido inexistência de ligação entre as margens. Os trabalhos agora contratados terão uma duração de um mês.
Outro dos assuntos agendados foi o impasse na situação da Central Hidroeléctrica da Fervença, após a sua venda por erro administrativo, a um particular, na sequência de um leilão. Um caso que cumpre, agora, ao INAG solucionar, uma vez que se trata de assunto do seu domínio.
Em 1949, o Diário do Governo publicou as condições nas quais deveria funcionar o aproveitamento hidroeléctrico na Central da Fervença. Ficou então estabelecido que, no termo do prazo da concessão, em 1999, deveriam "entrar na posse do Estado todas as obras, máquinas, aparelhagem e respectivos acessórios utilizados para a produção e transformação de energia hidroeléctrica, os terrenos submersos pela albufeira, o edifício da Central, as casas dos guardas e do pessoal da exploração, os escritórios, oficinas e outras dependências anexas à Central e os terrenos, estradas ou caminhos para o respectivo acesso".
A Autarquia assume ter várias ideias para a reabilitação ambiental do local, e procura uma solução para o caso, à semelhança daquilo que foi feito com a Central Hidroeléctrica das traseiras da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: