O marionetista espanhol Jordi Bertran apresenta um espectáculo onde personalidades universais como Salvador Dali ou Louis Armstrong se transformam em marioneta. Um espectáculo original para toda a família.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
ANTOLOGIA // 31 outubro - Cine-teatro de Alcobaça
O marionetista espanhol Jordi Bertran apresenta um espectáculo onde personalidades universais como Salvador Dali ou Louis Armstrong se transformam em marioneta. Um espectáculo original para toda a família.
Bazar das Monjas inaugura exposição "Um Reencontro com a História "
Inauguração da Exposição: dia 3 de Novembro de 2007
Patente ao Público até dia 30 de Novembro de 2007
Diariamente das 13:00 às 23:00 horas
(excepto às Segundas-Feiras)
+ INFO
Bazar das Monjas de Coz - Projecto Cultural
R. Prof. José dos Santos Teodoro, 24
2460 - 396 Cós < Alcobaça < Portugal
Tel. & Fax ++ 351 - 262 544 227
Tlm. ++ 351 - 91 904 16 13
www.bazardasmonjas.blogspot.com
bazardasmonjas@gmail.com
Mais uma machadada no comércio tradicional Alcobacense no próximo ano...
Com sete dezenas de lojas, um supermercado de grande dimensão, cinco salas de cinema e 14 restaurantes, e um parque de estacionamento para 460 lugares, este projecto vai, também, ser responsável pela reabilitação do antigo hotel lisbonense.
Segundo Fernando Dias, Presidente do Grupo Investimentos e Participações, o investimento 40 milhões de euros vai também representar cerca de mil novos postos de trabalho.
O Presidente da Câmara, Fernando Costa, espera que o novo Shopping e a transformação do Hotel em ruínas num espaço de 4 estrelas atraiam mais pessoas para a cidade das Caldas da Rainha.
Quanto às preocupações manifestadas pelo comércio tradicional, Fernando Costa acredita que todos vão ganhar com este investimento
In Rádio Cister
________________________________________
Realmente as obras de requalificação do centro histórico de Alcobaça não páram de trazer prejuízos...
Para acalmar os ânimos...
Com ligação assegurada ao TGV, a Linha do Oeste prepara-se para ser modernizada, depois de décadas à espera da sua revitalização.
A linha ferroviária do Oeste vai ser modernizada no quadro do projecto da alta velocidade para Portugal, garantiu a RAVE, respondendo aos anseios dos autarcas desta região que têm vindo a reclamar investimentos necessários à sua revitalização.
"A nova ligação de alta velocidade tem já assegurada a viabilidade da articulação com a Linha do Oeste, numa nova estação em Leiria", revela a RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade em comunicado, face às dúvidas em relação ao traçado do TGV Lisboa/Porto, cuja avaliação de impacte ambiental do troço Ota/Pombal esteve em discussão pública.
A RAVE adianta, no entanto, que "a solução a desenvolver depende da opção de traçado que vier a ser adoptada em sede de avaliação ambiental" para a alta velocidade.
O investimento na Linha do Oeste ocorrerá a partir de 2008 com o início previsto da construção do TGV Lisboa/Porto que, de acordo com o calendário da RAVE, deverá entrar em funcionamento em 2015.
Segundo a RAVE, "esta situação poderá permitir a revitalização da Linha do Oeste e um forte apoio à sua modernização", admitindo que a execução do investimento "é mais favorável" se for escolhido o traçado que passa a poente da serra d'Aire e Candeeiros.
"A intermodalidade e a dinamização da procura entre a rede de alta velocidade e a rede convencional são situações a promover", reforça a RAVE, recordando as orientações estratégicas para o sector ferroviário, divulgadas em 2006 pelo Ministério das Obras Públicas.
Os autarcas do Oeste aguardam pela revitalização da Linha do Oeste desde há várias décadas, tendo reclamado no último Congresso do Oeste, realizado em Maio em Alcobaça, por mais investimentos da parte do Governo.
In Diário de Leiria
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
DOCES E LICORES CONVENTUAIS ADOÇAM PALADAR AOS PORTUGUESES
De 15 a 18 de Novembro, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial e uma das "7 Maravilhas de Portugal", recebe a IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.
Uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), que se assume como pioneira, desde 1999, na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Cós.
A decorrer, pelo segundo ano consecutivo, no Mosteiro de Alcobaça, o Refeitório e a Sala dos Monges são uma aposta da CMA, para fazer desta Mostra um dos eventos mais carismáticos do País. Por isso, entre os quatro dias anunciados, o Mosteiro acolhe mais de 30 participantes nacionais e internacionais, com destaque para os Conventos portugueses, Mosteiros de Espanha, Abadias de França, e a estreia este ano de representantes de Malta e de Palma de Maiorca.
VERDADEIRAS DELÍCIAS
As delícias sedutoras, verdadeiras maravilhas criadas através de inúmeras experiências, de longa prática e dedicação, de paciência e devoção, bem como os licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo, serão tentações disponíveis a todos os que visitarem o Mosteiro de Santa Maria.
As receitas conventuais constituem uma ementa de raros sabores, sobremesas e licores com grande êxito, e serão representadas num ambiente único, palco da Glutonaria Medieval - "sitio onde melhor se comia na Europa", segundo William Beckford, no livro "Alcobaça e Batalha".
De entre os manjares presentes na IX edição poderão saborear-se:
Doces Tradicionais:
. Os famosos Toucinho-do-Céu, Barrigas de Freira, Ovos-Moles, Castanhas de Ovos, Pão de Rala, Papos de Anjo, Pão-de-Ló de Alfeizerão, Tachinhos do Abade, Pastéis de Lorvão, Pastéis de Tentúgal, Lampreia de Ovos, Tigeladas, Tortas de Guimarães, Morcelas Doces, Queijinhos do Céu, Divina Gula, entre outros;
Doces Inovações:
. Chocolates, marmeladas, licores, bombons, biscoitos, bolachas, entre outros, actualmente, fabricados em conventos europeus por freiras e frades;
Licores:
. Para acompanhar os magníficos doces conventuais poderá saborear por exemplo: os Licores: de Ginja de Alcobaça, de Singeverga (o único ainda fabricado num Mosteiro em Portugal), de Eucaliptine, de Ambrar Oro, entre outros.
MONGES BRANCOS DA GALIZA PELA 1.ª VEZ EM ALCOBAÇA
Depois da visita a Alcobaça, no passado dia 5 de Setembro, os Monges da Ordem de Cister, oriundos do Mosteiro de Oseira (Ourense), garantiram a sua presença na edição dos Doces Conventuais de 2007, onde trarão os magníficos Licores de Eucaliptine e Ambrar Oro.
O convite, no qual a Autarquia insiste desde 2002, torna-se este ano possível através de uma maior abertura dos Monges à sociedade. Este ano, para além dos Licores, os Monges prometem trazer novos produtos, uma vez que iniciaram a produção de Doces Conventuais à base de frutas.
Esta Mostra pretende manter Alcobaça numa dimensão internacional, como pólo de defesa da autenticidade das artes culinárias, pois são ainda bastantes os doces de origem conventual que figuram no receituário português e expostos nesta Mostra, onde o visitante poderá ainda "aguçar o paladar" com Licores Conventuais.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Debate Sobre o Parque de Campismo de S. M. do Porto
TEMA
Parque de Campismo da Freguesia - Que futuro?
Sexta-feira - 26/10/2007 - 21:30 horas
HOTEL PALACE DO CAPITÃO
AV. MARGINAL
Este é um tema cuja importância e complexividade
merece um debate sério.
Compareça e participe!
Deputado Quer Articulação do TGV Com a Linha do Oeste
"Segundo os primeiros estudos disponibilizados para consulta pública pela Rave, a propósito do traçado da linha de alta velocidade entre a Ota (Alenquer) e Pombal, não estará contemplada uma estação conjunta em Leiria que sirva o TGV e a linha do Oeste", apontou.
"Com efeito, os traçados alternativos propostos para a linha de alta velocidade naquela região, a serem mantidos, não permitirão assegurar uma ligação à linha do Oeste no distrito de Leiria, situação que se afigura preocupante, porque altamente negativa para o desenvolvimento daquela região", sustentou.
"O Governo aprovou há menos de um ano, em Outubro de 2006, as Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, nas quais preconiza a intermo-dalidade entre os comboios de alta velocidade e os da rede convencional. Ora, os traçados entretanto apresentados não parecem adequar-se convenientemente às directrizes governamentais, dado que não favorecem a articulação entre redes ferroviárias, e esse deveria ser um objectivo prioritário da política ferroviária nacional", fez notar.
O deputado sublinhou que "pese embora a enorme importância que a linha do Oeste tem para as populações de Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Marinha Grande e Leiria, a sua modernização tem merecido escasso investimento, situação que importa urgentemente inverter".
Feliciano Duarte defendeu também "uma alteração urgente" do traçado do TGV que está previsto para atravessar a freguesia da Benedita, pois "prejudica seriamente os interesses daquela população e da sua actividade económica".
In Jornal Regional
________________________________________
O que faz todo o sentido. Caso se avance para a passagem da linha de AV a Oeste da Serra dos Candeeiros (esperemos que fora do traçado actualmente em discussão) será ridículo não se contemplar uma articulação com a Linha do Oeste.
Sem comentários II
A Câmara diz que nada pode fazer quando às multas da PSP aos automobilistas que não cumprem as novas regras de circulação e de estacionamento dentro da cidade.
Nos últimos meses, vários alcobacenses têm sido multados por estacionarem em locais indevidos ou por não pagarem o estacionamento nos locais onde isso é obrigatório.
O vereador Hermínio Rodrigues considera que a Polícia está a cumprir a sua obrigação e aconselha os descontentes a reclamarem junto do Comando da Esquadra de Alcobaça
As regras de circulação e estacionamento mudaram na maioria das artérias que dão acesso ao Rossio. Muitos alcobacenses têm sido multados por não respeitarem as novas regras mas a maioria acha "exagerada" a acção da policia.
In Rádio Cister
domingo, 21 de outubro de 2007
Alcobaça Nada Perde em Pertencer à Região de Turismo de Lisboa
O Governo tenciona reduzir as actuais 19 Regiões de Turismo para apenas cinco e transferir a promoção de alguns concelhos para as regiões que, geograficamente, lhe estiverem mais próximas. Alcobaça, Nazaré e Fátima deverão passar para Lisboa
Fátima é o motor do turismo na Região durante todo o ano e o Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, considera que Alcobaça tem de, no futuro, pertencer à mesma estrutura onde estiver Fátima. A divisão proposta pelo Governo é, assim, do agrado da Câmara.
In Rádio Cister
________________________________________
Também concordo. Apesar de existir alguma oposição, vinda de quem adivinha o fim do "tacho", a inclusão de Alcobaça na Região de Turismo de Lisboa poderá ser positiva.
Não podemos esquecer que esta região, Lisboa, foi a que mais cresceu em termos de turistas nos últimos anos conseguindo mesmo ultrapassar o Algarve. Tornou-se assim o principal destino turístico do país, e Alcobaça, como cidade histórica não muito distante não terá nada a perder. Qualquer turista que escolha Lisboa como destino muito fácilmente virá a Alcobaça para uma visita.
O aumento de vôos Low-Cost para a capital é um dos principais factores responsáveis para o crescimento do turismo na região. São cada vez mais as operadoras deste tipo de serviço a escolherem Lisboa como um dos seus destinos e não podemos ficar alheios a este fenómeno.
O potencial de Lisboa é imenso, e só ficaremos a ganhar se conseguimos fazer parte dele.
Pelouro do Ambiente do Município de Alcobaça Organiza Formação -Cetáceos: Dos Arrojamentos à Investigação-, no Porto
In Nas Faldas da Serra
Maçâ de Alcobaça Conquista Novos Consumidores
De acordo com Jorge Soares, Presidente da APMA, outra das novidades desta nova campanha de comercialização é a nova embalagem em que as maçãs de Alcobaça passam a ser comercializadas nas superfícies comerciais, que é mais atraente para os consumidores.
In Rádio Cister
sábado, 20 de outubro de 2007
Sapinho Quer Piscina no Local do Parque de Campismo de S.M. do Porto
Construir as piscinas municipais no local onde hoje funciona o parque de campismo de São Martinho do Porto é o desafio a que se propõe o presidente da Câmara de Alcobaça.
Gonçalves Sapinho reconhece que a ideia pode gerar controvérsia, mas defende que aquela é a localização ideal para o equipamento. "É um dos locais mais centrais e fica mesmo à entrada da barra", sustenta o autarca. A zona tem ainda um espaço público que pode ser aproveitado para circulação automóvel e estacionamento.
A construção das piscinas naquele local poderá significar o fim do parque de campismo, que ali existe desde os anos 70. Gonçalves Sapinho não está inclinado para construir novo parque de campismo, modelo de alojamento que considera ultrapassado. "Não é esse o tipo de turismo que se deseja para São Martinho do Porto", completa o edil, que acredita num turismo mais exigente. "As coisas estão a evoluir e mesmo os próprios investidores estão a querer fazer coisas de qualidade", considera, enquanto enumera os muitos turistas que procuram aquela praia e que "têm uma cultura de exigência e qualidade muito superíor".
O parque de campismo foi notícia nos últimos anos por várias razões. Suspeitas de irregularidades na gestão, a cargo da Junta de Freguesia, levaram, o ano passado, o Tribunal de Contas a efectuar uma auditoria àquele executivo.
Há mais de 20 anos que aquele equipamento está envolto em polémica. As casas ali existentes não se destinam aos campistas, mas são pertença de particulares, contrariando assim a finalidade de um parque de campismo, que se deve destinar ao alojamento temporário.
Se o projecto da piscina for concretizado, falta resolver o problema das pessoas que fizeram do parque a sua residência permanente.
In Região de Cister, 11/10/2007
Disponível também no Blogue de S. Martinho do Porto, onde é aconselhada a leitura da caixa de comentários do post portadora de uma interessante discussão em torno deste mesmo tema.
Entrega de Subsídios às Colectividades Desportivas
Os incentivos atribuídos a 32 associações desportivas cumprem as regras do Plano de Incentivos Desportivos 2006/2007, no valor total de 200.000€, distinguidos pela Autarquia, para a área do Desporto.
Mapa de Incentivos a atribuir às colectividades:
Colectividades | Verbas |
Pataiense | 16.647.00€ |
Clube de Natação de Alcobaça | 12.089.00€ |
União D. Turquel | 11.242.00€ |
Cister S. Alcobaça | 9.235.00€ |
Clube Ténis Alcobaça | 9.018.00€ |
A.ACD | 6.124.00€ |
Alfeizerense | 5.456.00€ |
Ribafria | 5.140.00€ |
CBES Maiorga | 4.324.00€ |
Centro C.D.Casal Velho | 4.311.00€ |
C.R.SM Porto | 3.956.00€ |
Externato C.Benedita | 3.932.00€ |
Concha Azul | 3.668.00€ |
G.D.Martingança | 3.323.50€ |
A.R.D.C.S Casal Pardo | 3.154.00€ |
C.C Burinhosa | 2.680.00€ |
Ferraria | 2.163.00€ |
União R. Bárrio | 1.637.00€ |
Casa Benfica Alcobaça | 1.257.00€ |
Academia Xadrez da Benedita | 906.00€ |
Grupo Motard Carris | 566.00€ |
Casa Benfica Pataias | 529.00€ |
Grupo D.R. Mendalvo | 551.00€ |
C.A.C. Vimeiro | 319.00€ |
A. Mshing C. | 311.00€ |
ACD. Shotokan Karaté Do | 287.00€ |
Karaté Clube | 259.00€ |
Centro Social Paroquial Benedita | 190.00€ |
Associação Pais Évora | 181.00€ |
Protocolos Mensais (valor atribuído mensansalmente) | |
Ginásio C.Alcobaça | 37.610.00€ |
ABCD | 25.310.00€ |
Hóquei de Turquel | 20.554.00€ |
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
"Felizmente Não é Natal"
O Cine-Teatro recebe, no próximo dia 27 de Outubro, Sábado, pelas 15h00 e pelas 21h30, a hilariante comédia de Carles Alberola, encenada por Celso Cleto "Felizmente não é Natal". Uma peça que conta com a interpretação de conceituados actores nacionais como: Lourdes Norberto, Manuela Maria, Paula Lobo Antunes e Álvaro Faria.
A HISTÓRIA
"...Fernanda (Lourdes Norberto), com o seu humor corrosivo e Leonor (Manuela Maria), com as suas baralhações diárias, vão transportar os espectadores para uma realidade divertida de duas mulheres que vivem o seu dia-a-dia num lar e que partilham o mesmo quarto.
A presença constante da jovem enfermeira Salomé (Paula Lobo Antunes) e do filho de Leonor, Alberto (Álvaro Faria), demonstram a Fernanda e Leonor que as suas vidas estão muito longe de ser monótonas e de terminar, apesar de viverem num lar...".
INICIATIVAS PARA OS IDOSOS
O espectáculo das 15h00, que surge na sequência das comemorações do Dia Mundial do Idoso, terá como público-alvo idosos com mais de 60 anos, residentes no Concelho de Alcobaça, utentes de IPSS, familiares e funcionários. Nesse sentido, o Município de Alcobaça disponibiliza transporte de todas as sedes de Concelho até à cidade, tendo o bilhete um valor especial de 5 euros.
MAIS INFORMAÇÕES:
.Preço dos bilhetes:
Espectáculo: 15h00 5 euros
Espectáculo: 21h30 Plateia 12,5 euros - Balcão 10€ euros
Bilhetes já à venda no local ou no site www.plateia.pt.
Informações e reservas através dos números 262 580 890 / 885 ou pelo email: cine.teatro@cm-alcobaca.pt
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61
Animação Feira de S. Simão
Frutos secos, queijos, enchidos, compotas, vinhos regionais entre muitos outros manjares da gastronomia e cozinha típica do Concelho de Alcobaça, vão estar expostos de 26 de Outubro a 1 de Novembro, no MercoAlcobaça, no âmbito das comemorações da Feira de São Simão.
Caracterizada pela relação estabelecida entre as Freguesias do Concelho, esta Feira reúne um diverso leque de actividades. Para além de adoçar o paladar aos visitantes, a Feira contará com momentos musicais, tasquinhas, animação cultural e uma pequena mostra de Artesanato.
[Clique para ampliar]
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Sem comentários I
À conversa com Ricardo Passarinho
(...)
LD_ Porquê o Posto de Turismo e não o Armazém das Artes, com melhores condições para acolher a sua exposição?
RP- A minha primeira escolha foi, de facto, o Armazém das Artes. O seu director, José Aurélio não se mostrou, contudo, minimamente receptivo. Foi caricato, o nosso encontro... Primeiro o Sr José Aurélio explicou-me que as galerias do Mosteiro, Posto de Turismo e Caixa de Crédito não são as mais indicadas para se expor Fotografia. Perguntei então se o AA, dado que é uma fundação cultural, não pretende prestar algum tipo de apoio aos jovens criadores da região, através de mostras colectivas, de um evento anual ou de um prémio, por exemplo. Foi-me dito que não é essa a filosofia do AA, mas que a fundação está aberta a doações. Depois de agradecer a disponibilidade e preparando-me já para sair, pergunta o Sr José Aurélio: "Mas quer que eu veja o seu trabalho?..." Mostrei, foi tecido um comentário de circunstância, saí.
(...)
Quis consultar os estatutos da fundação e não consegui, não estão disponíveis na página oficial, contrariando a política da maioria das fundações culturais. Encontrei, contudo, na mesma página, o discurso de inauguração, escrito pelo director José Aurélio, do qual constam estas linhas: "De acordo com os objectivos estatutários da Fundação, este novo espaço cultural irá promover não só alguns dos valores mais representativos de Alcobaça e das suas gentes mas também desenvolver projectos destinados aos mais jovens. Nesse sentido, assinámos há pouco protocolos com as Escolas D. Pedro e D. Inês e com o Agrupamento de Escolas Frei Estêvão Martins, tendo sido assinado também um protocolo com a Universidade de Coimbra, que abrange, para além do âmbito cultural, o vector científico. "
(...)
MOSCOW PIANO QUARTET Actua Sexta-Feira em Coz
1ª Parte- Ludwig Van Beethoven: Grave - Allegro ma non troppo do Quarteto com Piano op. 16 bis (1810), Gustav Mahler: Quarteto com Piano (1878), Alfred Schnitke: Quarteto com Piano (1988), Robert Schumann: Andante cantabile do Quarteto com Piano op. 47 (1842), Johannes Brahms: Scherzo do Quarteto com Piano nº 2 op. 26 (1861). 2ª Parte- Joly Braga Santos: Quarteto com Piano op. 26 (1957), Serguei Taneiev: Adagio piu tosto largo do Quarteto com Piano op. 20 (1905), Joaquin Turina: Vivo do Quarteto em l· menor op. 67 (1932), Eduard Napravnik: Allegro risoluto do Quarteto com Piano op. 42 (1882).
Apenas pode esperar-se um espectáculo em que tudo corra bem, sendo também para isso essencial que o público chegue a horas, desligue os telemóveis durante o concerto e não se ponha a desenrolar papéis de rebuçado durante o espectáculo, que será repetido, no sábado, às 18 horas, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias. É de ir!
In Nas Faldas da Serra
O Arquitecto Eugénio dos Santos
A sua obra, candidata a património mundial avulta pela caracterização de uma época, pela racionalidade do traçado, pela funcionalidade dos edifícios e das ruas, pelas novas ideias introduzidas, na segurança, técnicas anti-sísmicas, corta-fogos, higiene pública, pela introdução de esgotos, traçado homogénio dos edifícios que fazem dele um representante notável da época do Iluminismo. Em destaque a concepção da praça do Comércio, expoente máximo da sua obra de arquitecto civilista. Daí que o arquitecto Pardal Monteiro, em obra publicada, considere Eugénio dos Santos como um precursor do moderno urbanismo.
O arquitecto Eugénio dos Santos e Carvalho de seu nome completo, nasceu em Aljubarrota num dia de Março do ano de 1711. Na rua Direita desta vila ainda se conserva a Casa dos Carvalhos, de janelas aventaladas, reconstrução de 1779 segundo data gravada na ombreira de uma das portas.
[Ler mais, no Tinta Fresca]
Luís Manuel da Silva Rosa
Curioso...
PS classifica de "especulação" os números que foram anunciados
A reacção da RAVE à oposição de Alcobaça foi apresentada na reunião de Câmara por Daniel Adrião, assessor do Ministro das obras públicas, e que regressou esta semana à vereação nove meses de ter pedido a suspensão do mandato como representante do PS no Executivo Camarário.
O vereador, que se congratulou com as explicações da RAVE, voltou a pedir à Câmara que se sente à mesa das negociações para "encontrar uma solução consensual e um compromisso entre ambas as partes na defesa dos superiores interesses de Alcobaça".
Daniel Adrião quis deixar claro que ao contrário do que tem vindo a ser dito, os impactes esperados com o TGV são bem mais reduzidos. O PS fala em cerca de 30 habitações afectadas e de um alarme desnecessário que foi criado junto da população.
O socialista classificou de "especulação" os números que foram anunciados nas últimas semanas sobre centenas de casas a demolir se o TGV passar a oeste da Serra dos Candeeiros, adiantando que, pelo que lhe foi garantido pela RAVE, "apenas 45" edificações correm o risco de serem demolidas, estando, entre estas, alguns barracões.
Numa altura de grande controvérsia e oposição em Alcobaça ao projecto do governo do TGV, não é que...
(...)Daniel Adrião, assessor do Ministro das obras públicas (...) e que regressou esta semana à vereação (...)
Curiosidades à parte, e apesar de tudo também me parece que os números apresentados e que exaltaram as populações são bastante exagerados. Já aqui falei deste estado de pânico criado em torno deste processo apenas para o benefício de alguns. Preocupações sim. Alarmismos não! Vamos ser razoáveis.
Blog Action Day - Rescaldo
20.603 Blog Participated
23.327 Blog Posts (Google Blog Search)
14.631.038 RSS Readers
Impacto na Blogosfera:
O 15 de Outubro provocou mesmo uma avalanche de postagens na blogosfera, o que tornou esta iniciativa num fenómeno cheio de sucesso. O TP orgulha-se de ter contribuido para esta causa e de ter representado a Blogosfera Alcobacense nesta gigantesca campanha.
Mais dados podem ser consultados no site oficial.
Abertura do Ano Lectivo da EPADRC
A cerimónia é presidida pelo Presidente do Conselho Executivo, João Raposeira e pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho. Seguidamente haverá uma visita guiada às instalações da Escola, e um almoço convívio, confeccionado pelos alunos da EPADRC.
A EPADRC principiou este ano lectivo com mais 120 novos alunos, num total de 180 estudantes.
Os cursos leccionados de nível II e nível III, permitem as saídas profissionais nas áreas de Operador de Máquinas Agrícolas, Tratador/Desbastador Cavalos, Assistente Apoio Família, Empregado de Bar, Técnico de Produção Agrária, Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Restauração e Técnico de Turismo.
A Comunicação Social deve confirmar a presença no almoço até ao próximo dia 23 de Outubro, para o email conselho.executivo@epadrc.pt ou para Patrícia Monteiro, telefone: 262 596 844.
Para mais informações:
Diana Cordeiro
diana.cordeiro@cm-alcobaca.pt
262 580 861
Patrícia Monteiro
262 596 844
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Comitiva de Alcobaça em Moçambique de 20 A 27 de Outubro
Durante a estada, será assinado o protocolo de Geminação entre o Município de Alcobaça e o Município da Beira (Moçambique), a realizar no dia 22 de Outubro, seguido da inauguração do "Jardim Cidade de Alcobaça" na Beira, para o qual a Câmara Municipal contribuiu com um a verba de 16 mil euros.
Note-se que a cidade da Beira, capital da Província Sofala, Moçambique, comemorou, no passado dia 20 de Agosto, que é também o seu feriado Municipal, à semelhança de Alcobaça, 100 anos da elevação à categoria de cidade.
Na sequência da visita da comitiva à Ilha de Moçambique, no dia 23, o Município de Alcobaça irá assinar um protocolo de cooperação com a cidade da Ilha, com o objectivos de aprofundar conhecimentos dos costumes e tradições de ambas as populações, promovendo o intercâmbio de Cultura, Lusofonia, Educação, Gestão Municipal, Turismo, Urbanismo, Estratégias de Desenvolvimento de actividades económicas, entre muitos outros sectores.
A viagem oficial engloba uma série de visitas a vários locais nomeadamente: Maputo, Beira, Ilha de Moçambique e Nampula.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Teatro no CCCela
20 Outubro - Sábado às 21.30h
Na sequência de uma formação em teatro, levada a cabo no Centro Cénico da Cela e Promovida pela Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça é apresentado o espectáculo:
[Clique para ampliar]
Alcobaça no Porto Canal
Pontos Cardeais
4ª Feira - 00h30
5ª Feira - 14h00
Sábado - 9h30
Domingo - 17h00
Um trabalho elaborado pela Produtora de Programas de Televisão - Zoomvídeo, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
"Blog Action Day" - Para um Melhor Ambiente
O Terra de Paixão aderiu assim a esta iniciativa e dedica este post a esta causa, e em como poderemos colaborar na melhoria do ambiente no nosso concelho de Alcobaça.
Chamo assim a atenção para algumas medidas simples mas com grande significado e importância para a preservação do meio que nos rodeia. São medidas que dependem unica e exclusivamente de nós. Um contributo que podemos dar e não ficar apenas à espera que os governantes e/ou autoridades tomem certas iniciativas.
.Reciclagem
Reciclar é muito importante e calha a todos. Pequenos gestos na hora de deitar fora são uma importante ajuda para a natureza. Ajuda porque podemos criar novos produtos com base nos antigos, ajuda porque poupamos matéria prima oriunda da natureza e ajuda porque reduzimos os lixos enviados para as lixeiras.
.Lixos
Infelizmente muitos espaços baldios, bermas de estradas, florestas e outros espaços do nosso concelho estão repletos de detritos deitados por nós. Os prejuízos são incalculáveis, pois muitos desses lixos demoram alguns milhares de anos a serem completamente decompostos. Como consequência temos também a poluição visual. Um espaço sujo é muito desagradável de ver e abala a imagem da nossa população. Era bom que todos tivessem consciência do que fazem quando deitam algo fora para locais indevidos. Era bom que aqueles que muitas vezes deitam toneladas de lixos de forma clandestina conseguissem perceber os danos que estão a causar também a si, e aos seus descendentes.
.Poupar Água
A água potável é um dos bens mais preciosos actualmente. Porquê desperdiçar? Todos sabemos que podemos poupar ainda mais, mas ficamos a adiar...
.Gazes
A poluição automóvel é o principal contributo para a poluição do ar no nosso concelho. Felizmente ou infelizmente não possuímos grandes indústrias poluidoras e somos assim os principais responsáveis pelo decréscimo da qualidade do nosso ar. Como poderemos colaborar? Muito simples... 1) Andando menos de carro, pois para irmos da Gafa ao Rossio não precisamos levar o carro. 2) Tendo atenção aos níveis de poluição quando adquirimos uma viatura. E isso já contribui também para o aumento do Imposto Automóvel. 3) Fazendo as devidas manutenções aos automóveis. Não o devemos fazer porque a lei exige menos emissões, mas porque queremos ter a consciência tranquila.
São poucas as medidas que referi e são só um exemplo do pouco que podemos fazer sem grande esforço e com forte significado para todos.
Fica também a referência para o "Blogue Oficial" do Ambiente de Alcobaça que muito tem contribuído para a sua defesa.
Mais que uma Terra de Paixão, queremos uma Terra Limpa e do Coração!
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Pratos Tradicionais Voltam a Alcobaça Com Feira de São Simão
Caracterizada pela relação estabelecida entre as Freguesias do Concelho, esta Feira reúne um diverso leque de actividades. Para além de adoçar o paladar aos visitantes, a Feira contará com momentos musicais, tasquinhas, animação cultural e uma pequena mostra de Artesanato.
As portas da Feira de São Simão estão abertas no seguinte horário:
26 a 28 de Outubro Das 12h00 às 24h00
29 de Outubro a 31 de Outubro Das 19h00 às 24h00
1 de Novembro Das 19h00 às 22h00
Esta é mais uma iniciativa da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça,
patrocinada pela empresa Alcoa Clima.
A entrada é gratuita, basta trazer boa disposição.
PARTICIPANTES:
Freguesia - Associação
Alcobaça - Associação Alcobacense Cultura e Desporto
Bárrio - Grupo Desporto Recreio de Mendalvo
Cela - Rancho F. E. "Papoilas do Campo"
Coz - Associação Pais Escolas Freg. de Coz
Évora - Centro Cultural R. Moleanense
Maiorga - Associação Recreativa da Boavista
Pataias - Associação Desportiva da Ferraria
Prazeres - Rancho Folclórico dos Moleanos
São Vicente - Salão Cultural Ataijense
Vimeiro - Circulo Arte Cultura Desporto Vimeiro
CURIOSIDADES
28 de Outubro
Dia de São Simão e São Judas Tadeu
Os dois apóstolos são venerados na mesma data.
São Simão, também chamado de Zelota ou Cananeu, é o apóstolo sobre o qual as escrituras contêm menos informações. Nascido na Galileia era, segundo a tradição, parente de Jesus. Como os outros apóstolos também percorreu os caminhos da Palestina, pregando o Evangelho. Passou pelo Egipto, Norte de África, Espanha, Bretanha e Ásia Menor. Terá sido morto já com 120 anos.
Provérbios
Pelo São Simão a São Judas já colhidas são as uvas.
Pelo São Simão enfarrusca o pinhão.
Pelo São Simão, quem não faz um magusto, não é cristão.
Por São Simão, semear sim, navegar não.
De São Simão a São Judas, comidas são as uvas.
No dia de São Simão, barcos para trás do portão.
1 de Novembro
Dia de Todos os Santos
No calendário da Igreja cada dia tem o seu santo, no entanto há mais santos do que os 365 dias do ano. Por isso, no início do século VII, a Igreja Católica através do Papa Bonifácio IV escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a "todos".
No século X a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Estrangeiros Fixam Residência em São Martinho do Porto
Segundo a Junta de Freguesia, a procura da Baía, sobretudo por ingleses, cresceu muito durante este ano.
Antunes Pereira acredita que a Baía tem condições naturais para atrair novos habitantes mas ajudava se fossem feitos investimentos em infra-estruturas de apoio ao turismo, como um Hotel e o Golfe, que estão previstos, ou umas piscinas cobertas, um pedido já bastante antigo por parte da Junta de Freguesia.
In Rádio Cister
Câmara Ainda Não Sabe o Que Fazer ao Trânsito e o Estacionamento no Rossio
A VCI deve ser inaugurada ainda este ano, em data a anunciar, e a decisão final sobre a circulação automóvel no Rossio está dependente da forma como o trânsito fluir nas novas alternativas e à reacção do Rossio a essa nova realidade.
O vereador com a postura do trânsito, Carlos Bonifácio, tem mantido alguns encontros com os representas do comércio que lhe têm feito sentir a necessidade de manter o acesso dos carros à Praça do Mosteiro, nomeadamente dos seus fornecedores.
A Câmara garante que ainda não tomou qualquer decisão e que aguarda pela abertura da VCI, e consequente fecho para obras da Rua Dr. Zagalo, para observar as necessidades de fluidez em direcção ao centro da cidade para decidir.
In Rádio Cister
__________________________________________
Eu sei!
Que tal vedar a circulação automóvel (como estava previsto aliás) excepto para cargas e descargas?
Que tal usar um sistema semelhante ao usado em alguns bairros de Lisboa em que o acesso é vedado a quem não tem um cartão com permissão para circular?
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
TGV - Pequena discussão e esclarecimento
Sextas do Documentário
Mais uma vez no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça prosseguem a dar a conhecer algumas das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental em 2006.
Tem sido assim, uma vez por mês e sempre à sexta-feira, a oportunidade única de observar durante os últimos meses alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição.
Um mês antes da próxima extensão DocLisboa no Cine-Teatro de Alcobaça, a realizar entre os dias 23 e 26 de Novembro, as "Sextas do Documentário" voltam em Outubro com mais um filme e mais documentário.
Prova disso, no próximo dia 12 de Outubro, teremos "À Espera da Europa" uma obra de Christine Reeh que retrata o percurso da jovem Vânia, uma imigrante búlgara com passagem por Portugal e Espanha, em busca de melhores condições de vida e de uma nova esperança para o seu futuro.
A sessão contará com a presença da realizadora Christine Reeh para posterior debate.
Relembramos ainda que o DocLisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e que em 2007 trará novamente a Lisboa, em primeira-mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.
Em Outubro, o DocLisboa será então outra vez um ponto de encontro privilegiado do público com realizadores e outros profissionais nacionais e estrangeiros do documentário (produtores, distribuidores, programadores, críticos...) e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo.
TEXTO DE APRESENTAÇÃO
Tem sido assim: uma vez por mês e sempre numa sexta-feira perto de si. As "Sextas do Documentário", em colaboração com o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, prosseguem a sua rubrica mensal dedicada ao melhor do documentário nacional, tornando a reafirmar o género documental como uma das mais estimulantes formas de expressão no cinema. O espírito mantém-se: observar as diferentes realidades do mundo e abrir caminho ao debate e à discussão das imagens, instituindo com regularidade uma maior exposição do género que nos últimos anos (e talvez desde sempre) mais nos tem dito sobre quem somos e o que nos rodeia. Sem ficções nem fantasias, e numa sexta a meio de cada mês, o documentário marca presença no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.
PROGRAMAÇÃO
12 OUTUBRO I SEXTA I 21 H 30
À Espera da Europa
de Christine Reeh I 58' Portugal 2006
A jovem Vânia que protagoniza "À Espera da Europa" veio da Bulgária para viver em Portugal à procura da sua independência e de realizar o sonho de uma vida melhor. Passa por medos e esperanças, enquanto tenta encontrar respostas para as grandes decisões da vida. Quando começa a viver em Espanha apercebe-se de repente do seu isolamento e que se encontra num ciclo típico de dependência. Este filme é sobre a emigração de uma perspectiva feminina. É sobre crescer e adiar a vida... enquanto se espera que um dia as utopias da Europa se realizem.
Sessão seguida de debate com a presença da realizadora Christine Reeh.
IMPRENSA
Diário de Notícias
22.08.07
Filme português premiado nos EUA
EURICO DE BARROS
O documentário Waiting for Europe, de Christine Reeh, realizadora alemã radicada em Portugal há 10 anos, ganhou o prémio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Independente e Vídeo de Nova Iorque. O filme já tinha sido premiado na edição de Los Angeles deste festival, em Março, com um júri diferente.
Waiting for Europe já foi visto no DocLisboa 2006 e centra-se em Vânia, uma jovem búlgara imigrante ilegal em Espanha e Portugal, quando a Bulgária ainda não tinha entrado para a União Europeia.
Falando ao DN, Christine Reeh referiu que a escolha do tema teve muito a ver com o facto dela própria ser também uma estrangeira em Portugal, mas numa situação "completamente diferente" da de Vânia.
"Estava muito sensível ao tema", conta. "Descobri a Vânia quando ela estava a trabalhar numa tasca na minha rua. Ela tinha a mesma idade que eu quando vim da Alemanha para Portugal, mas entre mim e ela, a imigrante ilegal, havia uma diferença abismal. O filme é muito uma reflexão sobre esta nova imigração, um fenómeno muito recente em Portugal".
A realizadora estava também interessada "no trabalho intimista com a personagem. Por isso, Waiting for Europe é também sobre sonhos. A Vânia é uma imigrante ilegal e uma jovem mulher que tem que tomar decisões sobre a sua vida, como qualquer outra mulher".
Christine Reeh acha que os dois prémios ganhos pelo documentário este ano nos EUA têm muito a ver com a "grande sensibilidade" que os americanos dedicam a estes temas, por serem historicamente um país de imigração constante e em quantidade. "A história da Vânia acaba por ser muito universal. Mas enquanto que em Portugal ela é vista como uma 'outra', uma estrangeira, nos EUA ela é como toda a gente, devido ao peso que o fenómeno imigrante sempre teve ali.
Inclusivamente, quando apresentei lá o filme, as pessoas perguntavam-me se eu ia ficar nos EUA a viver e a trabalhar", conta.
Waiting for Europe ainda não se estreou comercialmente em Portugal, mas tem vindo a ser exibido em cidades, escolas e cineclubes de todo o País, em sessões seguidas de debate, tendo até agora feito 2653 espectadores neste circuito, segundo números da produtora, a C.R.I.M.
Para Christine Reeh, o filme "funciona melhor nestes termos, sobretudo fora de Lisboa, onde não costumam passar documentários. A exibição no cinema de um documentário em Portugal significa estrear numa sala do Paulo Branco em Lisboa".
A realizadora trabalha agora num novo documentário, intitulado Mãe Fátima. "Está ainda a ser escrito. É um filme de reflexão sobre a crença e sobre crenças", explica.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61
terça-feira, 9 de outubro de 2007
CeDeCe Apresenta Workshop
Inspirado no Conto de Michal Snunit, a Companhia Nacional de Dança Contemporânea - CeDeCe apresenta, durante o mês de Outubro, o workshop: "O Pássaro - A Dança e outras linguagens", no âmbito do Exchange Festival - 1.º Festival de Dança de Alcobaça.
Através de sessões orientadas por bailarinos da Companhia, que contarão com a participação de um contador de histórias ou de um professor, estes workshops, a realizar nas cidades de Alcobaça (Biblioteca Municipal e Centro Cénico da Cela), Caldas da Rainha (Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha), Santarém (Círculo Cultural Scalabitano), Setúbal (Academia de Dança Contemporânea), Lisboa (Escola de Dança do Conservatório Nacional) e Leiria (Orfeão de Leiria), têm como principais objectivos:
. Divulgar a Dança enquanto "linguagem" que se aprende, como aliás tudo na vida, o que nesta Arte - a da Dança - , tende a ser esquecido na comunidade em geral, que parece encará-la tantas vezes como actividade de luxo, ou apenas uma actividade para o sexo feminino;
. Proporcionar uma experiência de Movimento/Dança a alunos do 1º ciclo, que estejam a aprender a ler, ou que se já o souberem na sua língua natal, estejam a iniciar a aprendizagem de uma língua estrangeira - por exemplo, a língua inglesa;
. Possibilitar aos alunos do 1º ou 2º ciclo que já iniciaram a sua aprendizagem em Dança, a aplicação desse vocabulário de uma forma criativa e até comparativa com a "linguagem" escrita;
. Permitir aos mais pequeninos que já aprendem um instrumento de música, a abordagem à Dança com idêntica postura;
. Apresentar/contar ao público familiar uma "colagem da história base em movimento" no local em que se realizam os workshops;
. A possibilidade de participar num espectáculo profissional de bailado com o que cada um aprendeu, de forma a construir e integrar um todo, ou seja, neste caso, o "Pássaro da Alma" sem palavras.
EXCHANGE FESTIVAL
Com organização da CeDeCe, a Companhia define o Festival como um termo que significa - troca de experiências entre artistas, com públicos variados e com a população mais jovem. Uma forma de mostrar que a CeDeCe está atenta a outros e, consequentemente, atenta a outros possíveis caminhos. Uma política de descentralização cultural em Portugal, isto é, poder-se-ia igualmente chamar - o
Festival dos Pobres. Sem Ofensa.
O Festival decorre de 1 a17 de Novembro.
Estas actividades contam com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.
PROGRAMA
[Clique para Ampliar]
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
São Martinho do Porto Vai Ser a Zona Balnear “Mais Privilegiada” da Região Oeste
A CCR LVT já começou a discutir a proposta do modelo futuro de desenvolvimento da região e admite que as "opções para os investimentos em cada concelho estão tomadas". Discute-se, agora, o modelo territorial. O presidente da CCR, Fonseca Ferreira, adianta que o "turismo é um dos sectores estratégicos" regionais.
Alcobaça tem vários projectos para inscrever na área do turismo do Plano Regional de Ordenamento do Território, que irá determinar os investimentos futuros. São Martinho do Porto vai ter prioridade. Mas o Património Histórico tem, para Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara, um "papel fundamental".
Já a Região de Turismo de Leiria/Fátima manifestou-se preocupada com algumas restrições deste plano que define para cada concelho quais devem ser os investimentos e em que áreas. Miguel Sousinha considera que, nalguns aspectos, o PROT precisa de ser trabalhado.
O Plano Regional de Ordenamento do Território continua a ser trabalhado mas, segundo admitiu o responsável pela CCR de Lisboa e Vale do Tejo, as "opções estão tomadas".
In Rádio Cister
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Município de Alcobaça Comemora Dia Mundial da Música
Espaços como o Cine-Teatro, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Cós e o Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, serão os palcos para artistas nacionais e internacionais, que darão a este mês maior musicalidade, chamando a atenção para a importância da música nos dias de hoje.
Dos vários espectáculos abaixo referidos, destaque para os concertos com os Solistas de Salzburgo (que para além de actuarem em Alcobaça passam também pelas cidades de Santarém, Barreiro, Sintra, Montijo, Almada e Entroncamento) e com o Moscow Piano Quartet.
SOLISTAS DE SALZBURGO
Formado em 1979 pelo violinista salburgues Leskwitz, os Solistas de Salzburgo são indivudualmente, concertistas de craveira mundial, leaders em orquestra de renome ou professores nas mais conceituadas Academias. Actuam frequentemente em Londres, Bruxelas, Paris, Viena, Salzburgo, Copenhaga, Oslo, Tokyo, Bracelona, New York, Madrid,e.t.c e são inúmeras as gravações efectuadas pelo agrupamento para a Sony-Classics, Emi-Classics, Decca, et.c.
Têm actuado com famosos solistas como Rostrapovitch, Oístrach, Demus, Geringas, Maria José Moaris, Vladimir Stoyanov, Michala Petri, Karl Leister, Baumann, e.t.c.
MOSCOW PIANO QUARTET (MPQ)
Após a assinatura do protocolo de residência no Concelho de Alcobaça para a realização de seis concertos por ano, as próximas duas actuações do Moscow Piano Quartet, serão realizadas no Mosteiro de Cós e no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, cumprindo uma missão de descentralização cultural.
Depois destes espectáculos, o Quarteto tocará ainda, no âmbito do Exchange Festival - 1.º Festival de Dança de Alcobaça, no dia 1 de Novembro, (será mesmo o primeiro espectáculo de abertura do Festival, em conjunto com a Companhia de Dança CeDeCe) no Cine-Teatro, e posteriormente, no dia 18 de Dezembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, para as comemorações natalícias.
HISTÓRIA
Criado em Moscovo 1989 pelo pianista Alexei Eremine e pelo violoncelistaGuenrikh Elessine, é uma das mais destacadas formações de música de câmara residentes em Portugal. Marcado pela aprendizagem com mestre Valentin Berlinski - violoncelista do Quarteto Borodine - o MPQ tem vindo a divulgar todas as obras escritas para violino, violeta, violoncelo e piano, do período clássico aos nossos dias.
Com actuações por toda a Europa e no Japão, o MPQ foi condecorado em 2001 com a "Medalha de Mérito Cultural do Concelho de Cascais", pelo seu trabalho realizado desde 1993 como Quarteto Residente.
PROGRAMA
4 de Outubro (JÁ REALIZADO)
CONCERTO DE PROFESSORES DA ACADEMIA DE MÚSICA DE ALCOBAÇA
Cine-Teatro
21h30
Entrada Livre
19 de Outubro
MOSCOW PIANO QUARTET
Mosteiro de Cós
21h30
Entrada Livre
20 de Outubro
MOSCOW PIANO QUARTET
Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias
18h00
Entrada Livre
21 de Outubro
SOLISTAS DE SALZBURBO
Mosteiro de Alcobaça
18h30
Preço: 3 euros
Ficha Artística e Técnica
Clarinete: Vladimir Stoyanov
Violino: Luz Leskowitz
Violino: Tatiana Issaenkova
Violino: Harald Herzl
Viola: Elena Aleksseeva
Violoncelo: Roberto Irina Smirnova
26 de Outubro
ROBERTO CORRÊA (viola brasileira)
Mosteiro de Alcobaça
18h30
Entrada Livre
A organização está a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça, com o apoio da AMA - Académica de Música de Alcobaça, do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e da ARTEMREDE, com excepção do concerto do dia 26 de Outubro, que tem a organização do Mosteiro de Alcobaça.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
População Reage em Massa Contra Traçados do TGV
A Assembleia convocada, como habitualmente, para o Auditório Geral da Biblioteca Municipal de Alcobaça, acabou por ser interrompida pelas 22h10, em resultado da adesão em massa de cerca de 400 habitantes oriundos da Benedita e de Turquel, duas das freguesias mais afectadas pelos traçados.
As emoções estavam ao rubro, e a população, que se manifestou através de uma Marcha Lenta, mostrou o seu desagrado e esperou, atentamente, pelas explicações do executivo camarário, bem como de todos os Presidentes das Juntas de Freguesia afectados pelos Traçados. Uma grande adesão que muito se deveu ao trabalho do executivo e dos Presidentes de Junta nas semanas anteriores, que convocaram reuniões de esclarecimento público e de debate nos locais afectados.
A AM continuaria pelas 23h10 no Cine-Teatro de Alcobaça, já com todo o público dentro da sala. Durante as intervenções de Gonçalves Sapinho, Presidente da CMA, a mensagem transmitida foi sempre a mesma, a de que "A CMA é totalmente contra estes traçados do TGV", acrescentando que se tal acontecer "irá cortar o Concelho de forma irrecuperável e o Concelho ficará amputado!". Para o Presidente, esta não pode ser uma questão de cor política, anunciando que está "com a população, 100% contra o TGV e solidário sem reservas", palavras que suscitaram forte aplauso da população presente.
Em causa está a destruição de cerca de 1053 edificações: habitações, empresas, indústrias, famílias, acessibilidades, entre outros, um cenário, como foi caracterizado por vários intervenientes na sessão "de terror". A opinião foi quase unânime, e representantes dos Partidos CDU e BE afirmaram a vontade de ver "o Traçado do TGV a Este da Serra de Aires e dos Candeeiros".
Apresentadas Moções para o tema em discussão, destaque para a Moção de Apoio à Assembleia Municipal, apresentada pelo deputado Pedro Guerra (PSD), aprovada por unanimidade, e que objectiva o reforço de um estudo a Este da Serra dos Candeeiros, rejeitando os traçados propostos.
Sob forte contestação esteve a Moção apresentada pelo Partido Socialista, pelo deputado César Santos, no sentido de apelar à RAVE para:
. A reabertura dos estudos para uma alternativa além da Serra de Aires e Candeeiros ou prove categoricamente da valia das opções apresentadas;
. Que estude uma hipótese de traçado mais próximo da base da Serra dos Candeeiros, que teria a vantagem de ter menos impacto na população e poderia ser enquadrado com as tão necessárias obras da Est. Nacional 1/IC2.
Esta Moção acabaria por ser rejeitada com 32 votos contra, sendo votada, favoravelmente, pelos quatro membros eleitos pelo PS.
O Presidente da AM terminou a sessão referindo que esta "foi uma Assembleia histórica em termos de participação do público".
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Prémio de Revelação Artística - D. BENTA DE AGUIAR
De acordo com a estratégia definida para a divulgação do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA), é com grande prazer que vos anunciamos agora o Troféu PRADBA 2007, da autoria da escultora Madalena Metelo, e que foi produzido por sugestão do nosso querido amigo e consagrado escultor alcobacense José Aurélio, durante um estágio realizado pela autora no seu atelier em Alcobaça durante o Verão de 2007 .
Madalena Metelo nasceu em Lisboa em 1981. É elemento do Centro de Estudos Volte Face - Medalha Contemporânea e elemento fundador do Núcleo de Escultura, sedeado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Entre 1987 e 1998 estudou Piano e Formação Musical em escolas particulares e no Orfeão de Leiria. Em 1999 ingressou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo ali frequentado o 2º ano do curso de Pintura. Em 2003 concluiu o Bacharelato em Artes Plásticas - Escultura pela mesma Faculdade. Paralelamente frequentou cursos nas áreas da História da Arte, Medalhística, Fundição e Raku em Universidades e Museus Portugueses. Em 2005 concluiu a sua Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura. Especializou-se na tecnologia de Escultura em Pedra. Frequentou também os cursos de Cerâmica, Fotografia, Desenho, Medalhística e Escultura em Metal na mesma FBAUL. Participou em diversos concursos na área da Escultura, Medalha e Troféu. Em 2007 realizou o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL, Caldas-da-Rainha, com estágio curricular orientado pelo escultor José Aurélio, durante o qual executou o Troféu PRADBA 2007. A obra ilustra a frase do epitáfio de D. Benta de Aguiar: "Benta na Vida, Águia na subida ao Ceo". Trata-se de uma peça cerâmica de grande beleza e sobriedade plástica, de cor branca, com cerca de 30 cm de altura e com um peso de cerca de 0,6 kg.
Mais perspectivas do Troféu e outras informações sobre o PRADBA 2007 podem ser obtidas em:
http://pradba2007.blogspot.com
ou em
http://bazardasmonjas.blogspot.com
Início do Ano Hidrológico
Os detritos vegetais e outros materiais inertes, que durante a estação seca se depositaram ao longo das bermas ou valetas das vias de comunicação, também contribuem para situações de obstrução dos canais de escoamento.
As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento destes resíduos sólidos até locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas) originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação ou mesmo inundações nos pisos mais baixos de edifícios.
Assim, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Alcobaça recomenda a limpeza e desobstrução dos sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas.
A verificação da funcionalidade dos sistemas de drenagem urbana é, por isso, essencial.
Cada cidadão deve também tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.
Nas zonas mais vulneráveis a situações de cheia, recomenda-se também a adopção das seguintes medidas preventivas:
. Desobstrução de linhas de água principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento;
. Limpeza de linhas de água assoreadas;
. Limpeza dos resíduos sólidos urbanos (muitos deles de grandes dimensões) depositados ilegalmente nos troços marginais dos cursos de água;
. Verificação (e eventual reparação) de possíveis situações de desmoronamentos das margens das linhas de água, de modo a evitar obstruções ou estrangulamentos;
. Inspecção visual de diques ou outros aterros longitudinais às linhas de água destinados a resguardar os terrenos marginais.
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Alcobaça chama a atenção de todos os responsáveis para a observância das situações acima descritas, de modo a salvaguardar a protecção dos cidadãos e seus bens, adoptando as acções apropriadas com vista à mitigação destes riscos.
Protecção Civil, uma tarefa de todos para todos.
-- Serviço Municipal de Protecção Civil de Alcobaça
Edifico dos Serviços Municipalizados, 1º Andar - Rua da Liberdade
2460-060 Alcobaça
Telefone: 262 580 805 Fax: 262 580 905
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
O Especialista de Transportes e a Polémica Oportunista
O técnico contratado pela Câmara de Alcobaça para apresentar uma contestação à proposta da RAVE defende a passagem do TGV pelo concelho. Nunes da Silva considera que ligação de Lisboa ao Porto em alta velocidade é importante e que a passagem por Alcobaça é inevitável. Uma posição que não coincide, assim, com a da Câmara que, desde a primeira hora, se tem manifestado desfavorável à alta velocidade, alegando que Alcobaça "nada ganha" com a passagem do comboio.
A CDU, que avançou com esta informação, já classificou a contratação do professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa como "um tiro no pé" já que as posições são divergentes e até contraditórias. O vereador diz que a situação chega a ser caricata já que, esta semana, a Câmara aprovou um documento de contestação ao TGV. O documento foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD e da CDU, e a abstenção do PS.
No estudo aos traçados propostas pela RAVE, entretanto entregue à Câmara, o professor Catedrático sugere um traçado alternativo aos dois que constam do estudo de impacte ambiental, agora em Consulta Pública. Nunes da Silva defende um traçado mais próximo da Serra dos Candeeiros, visto que as actuais alternativas da RAVE, como reconhece, para além de não serem aceites pela população afectada, irão traduzir-se em prejuízo para as freguesias a atravessar.
Os traçados propostos pela RAVE cortam, pelo menos, cinco freguesias a meio e eliminam várias povoações. Várias habitações serão destruídas. As dezenas de empresas instaladas, que empregam centenas de pessoas, estão seriamente ameaçadas.
A Rádio Cister tentou um comentário de Nunes da Silva mas tal não foi possível até este momento.
O anúncio da passagem do TGV está, entretanto, a gerar uma forte onda de descontentamento popular. Para esta quinta-feira, às 19:30, está marcada uma marcha lenta de carros desde a Venda das Raparigas (Benedita) até a Alcobaça, com a concentração prevista para a frente da Câmara Municipal.
In Rádio Cister
__________________________________________________
Será assim tão polémica esta contratação?
A C.M.A. contratou um especialista em transportes para esclarecer a população e todo o executivo, de forma a apresentar os prós e contras deste projecto e o seu impacto nas populações. Foi contratado pelas suas qualidades como especialista e não pela sua posição neste assunto. Nunes da Silva pode ter a sua própria opinião, mas o seu papel aqui é apenas de informar e apresentar dados meramente técnicos. As conclusões vêm depois, da parte da população e de quem gere os destinos do concelho.
Vejamos o contrário, seria justo a C.M.A. contratar alguém só por ser contra o projecto? Não estariam nesse caso a canalizar as opiniões gerais para uma posição tomada por si?
Aí sim, acharia polémica essa atitude. Agora não vejo razões para alarme, a não ser que Nunes da Silva não cumpra o seu dever ético.
Alcobaça e o TGV: Uma Síntese Preliminar
[Ler mais, em Alcobaça Ambiente]
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Empresa na Área da Saúde Investe 50 Milhões no Distrito
Até ao final de 2009, a empresa pretende construir a primeira de 25 unidades em 18 distritos do distrito, num investimento global superior a 1.239 milhões de euros.
A empresa já fez chegar às quatro autarquias do distrito de Leiria (Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Pombal) a informação detalhada sobre as linhas orientadoras do projecto, e estão a aguardar pela resposta, para depois ser anunciada a melhor localização.
A infra-estrutura assenta, de acordo com a administração, numa definição de "loja do cidadão de saúde", por concentrar, no mesmo espaço físico, um conjunto de serviços prestados aos utentes.
"O objectivo é que seja funcional e útil, possibilitando aos cidadãos beneficiar de consultas, realizar exames ou concretizar prescrições, no mesmo local, no mesmo dia e num curto período de tempo", defende a administração.
As previsões apontam para que cada Casa de Saúde preste, diariamente, cuidados de saúde a cerca de dois mil utentes.
Entre os serviços médicos prestados, destacam-se o Centro de Genética, as clínicas da criança, da mulher, do coração, de ortopedia, um bloco operatório e dois laboratórios, um de análises clínicas e outro de oftalmologia.
Como complemento a estes serviços, a infra-estrutura irá dispor de várias lojas (produtos naturais, uma óptica, uma de próteses auditivas e de aparelhos ortopédicos e uma sénior).
Para o apoio às milhares de pessoas esperadas na Casa da Saúde, a empresa tem prevista a uma forte oferta comercial com a instalação de um restaurante, de um café, de uma papelaria/livraria, de uma instituição bancária, uma seguradora, de um 'health club', um SPA/estática e um parque de diversões.
Protocolos com hospitais estrangeiros
O projecto contempla a celebração de protocolos de cooperação com hospitais-universidades, politécnicos e institutos de investigação em Portugal e no estrangeiro, com vista à realização de seminários on-line e acompanhamento de eventos à distância.
In Diário de Leiria
________________________________________________
O que é a Sanusquali, e o projecto em causa.
Bom investimento, criação de emprego, grande parte dele qualificado, e melhoria de oferta de serviços na cidade.
Uma boa oportunidade, talvez a não perder...
Clinic 5 Anos - 4, 5 e 6 de Outubro de 2007
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
CLINIC 5 ANOS
Aniversário Clinic 4, 5 e 6 de Outubro
Clinic 2002 - 2007
Foi já há 5 anos que abriu. Desde então o Clinic trouxe a Alcobaça Bandas, Dj´s, Cinema, Teatro, Literatura. Ao longo destes 5 anos o Clinic inovou como nenhum clube fora dos grandes centros urbanos inovou. Investiu como nenhum outro clube investiu naquilo que achamos fazer mais sentido, programação de luxo.
Festa 5 Anos
Para celebrar o Clinic vai efectuar uma verdadeira maratona de festejos. Em três dias dj´s, bandas, teatro celebram a meia década da Clínica mais famosa de Alcobaça...
Programação
Quinta-Feira dia 4
Só com convite. Noite de aniversário. A entrada é só com convite.
Reserva de convites pelo número 262 598 549.
Sexta-Feira dia 5
Pela tarde - Teatro de Marionetas pela companhia SA Marionetas - 16:30
Pela Noite - Special Friends Dj Set - Apresentação dos amigos da clínica...
Festa com os dj´s residentes do Clinic - Rádio Piratas, Two Fingers, Nuno Gonçalves (The Gift), Kid Disco e Vernissage dj set.
Sábado dia 6
Live act com Casiotone for the Painfully Alone. Este concerto ao vivo é o momento alto de todo o fim de semana. Este projecto é considerado pela crítica como um dos mais estimulantes projectos americanos da música independente.
http://www.myspace.com/cftpa
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Clinic
Rua Eng. Bernardo Villa Nova
2460 Alcobaça
Tel. 262 598 549
www.thisisclinic.com
"SBT Realidade" Sobre Portugal é Premiado na Europa
A reportagem exibida em maio no programa jornalístico comandado por Ana Paula Padrão venceu na categoria "Melhor Reportagem de Televisão".
A produtora do "SBT Realidade", Beatriz Alessi, afirmou à Agência Lusa que o objetivo foi "antecipar a efeméride e mostrar como a vinda da família real aproximou os dois povos e deu início à construção da nacionalidade brasileira".
O programa também mostrou atuais elementos de ligação entre os dois países, como cultura, gastronomia e a economia. As reportagens foram gravadas nas cidades do Porto, Coimbra, Alcobaça, Mafra e Lisboa.
Os vencedores do prêmio vão participar de uma viagem à República Tcheca. Nas edições anteriores, Portugal foi sede da atribuição do prêmio em 1998 e 2004.
Os 200 anos da chegada de D. João 6º e da família real ao Brasil serão completados em 2008.
In Agência Lusa(Brasil)
Beneficiação da EN 242 Entre Alfeizerão e Nazaré Posta a Concurso
A empreitada em questão vai a concurso com um valor base de €2.213.000,00, e destina-se ao alargamento pontual do perfil de estrada, regularização de taludes, melhoria do sistema de drenagem, construção e pavimentação de passeios, poda e corte de árvores, melhoria da sinalização vertical e horizontal existentes e ainda alargamento de um pontão e de uma passagem hidráulica.
O prazo de execução da obra é de 300 dias após a consignação. A entrega das propostas decorre até 12 de Novembro.
A Estrada Nacional 242 liga Alfeizerão a Leiria, com passagem pela Nazaré, Pataias e Marinha Grande, sendo actualmente, e até à inauguração da VCI, utilizada como desvio do tráfego de pesados neste trajecto.