domingo, 19 de abril de 2009

31ª Emissão do Programa "Um Olhar Sobre a Semana"

Este Domingo, entre as 12 e as 13 horas na Rádio Cister
"Um Olhar Sobre a Semana", um espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister que tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues.

Tema da 31ª Emissão
- Boletim da Primavera do Banco de Portugal revelou um cenário económico desastroso e devastador para o nosso país, anunciando mesmo que a sua recuperação apenas se deverá iniciar após a retoma da economia europeia. Entretanto, o Governo da República continua irredutível, mostrando-se apostado em enfrentar essa situação através de grandes investimentos públicos como um novo aeroporto, o TGV e uma terceira ponte sobre o Tejo. Estará o nosso governo no caminho certo? E o distrito de Leiria, será beneficiado ou prejudicado com esses investimentos?

4 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

Olá viva,

Gostei do novo visual do Terra de Paixão.

Cordialmente
António Delgado

Alcobacense disse...

Olá António,

Muito obrigado pela opinião sobre o novo aspecto do blogue. A ideia é a de manter sempre o visual e o conteúdo o melhor possível.

Cumprimentos,
Mario Bernardes

ANTONIO DELGADO disse...

Força e está a conseguir!
abraço

hfrsantos disse...

Portugal esta nu de pobreza e divida externa.
Primeiro ministro mente quando diz que nao temos alternativa a cosntruçao do TGV e do novo Aeroporto.

Aviaçao é um negocio instavel. Basta o Petroleo subir para que a aviaçao praticamente desapareça. Porque deve Portugal gastar tantos milhoes de euros num negocio que pode desaparecer dentro de uns anos?
Podemos habilitar base Low Cost na margem Sul para os voos Low Cost e ir utilizando a Portela para os voos de Longo curso.

O TGV é uma mania do Primeiro Ministro.
A linha do Norte esta saturada. O Alfapendular so trasnporta 300 pessoas de cada vez o que é uma gota no oceano de 10 milhoes de pessoas que vivem entre Setubal e Vigo.
Soluçao de Socrates é construir uma via ferroviaria paralela em TGV.
Soluçao mais barata é aproveitar a linha atual e colocar comboios com maior capacidade a circular como o IC2000 que trasnporta ate 1400 pessoas de cada vez nos seus dois andares a 200km/h em outras linhas saturadas da Europa.

Primeiro Ministro é engenheiro e pensa que a unica soluçao para os problemas de Portugal sao as obras, se fosse medico a soluçao seriam os hospitais.
Mas quem paga estas obras todas sao os portugueses com os seus impostos.

Em 2007 a CP Longo Curso trasnportou menos de 5 milhoes de pessoas o ano todo, o que da um pouco menos de 14 mil pessoas por dia. Quem vai entao andar de TGV?
Se a CP utiliza-se o IC2000 (1400 passageiros por comboio) na linha do Norte em vez do pendular (300 passageiros por comboio) num so dia com 18 viagens poderia trasnportar na linha do Norte 50 mil pessoas por dia (18 milhoes de pessoas por ano), quase 4 vezes mais do que toda a CP Longo Curso transportou em 2007.


Primeiro Ministro deixa de mentir aos portugueses ou aprende alguma coisa sobre administraçao de dinheiro que nao é teu antes de começar a gastar ao desbarato.