quarta-feira, 8 de abril de 2009

Rota do Património Trouxe Secretária de Estado da Cultura ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

A entrada do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça na Rota do Património foi o motivo que trouxe a Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, na passada sexta-feira a Alcobaça.

A Rota será constituída por monumentos classificados pela UNESCO, de Alcobaça (Mosteiro de Santa Maria), Batalha (Mosteiro de Santa Maria da Vitória), Tomar (Convento de Cristo) e Lisboa (Mosteiro dos Jerónimos), e resulta de uma candidatura que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) fez ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A promoção turística e cultural é o grande objectivo da Rota do Património tal como a recuperação dos conjuntos classificados e incluídos no projecto.

A presença da Secretária de Estado foi aproveitada para se questionar a tutela sobre a ocupação futura dos espaços devolutos do conjunto cisterciense. A governante adiantou que as soluções apresentadas publicamente por Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), vão ser debatidas, em breve, num workshop em preparação, numa parceria do IGESPAR com a autarquia.

Paula Fernandes dos Santos chamou a atenção para o facto de que qualquer solução para aquele espaço ter de ser «muito bem pensada» pois terá sempre, em primeiro lugar, de «mostrar respeito pelo património», classificado como monumento da Humanidade desde 1989. A Secretária de Estado adiantou que as propostas, para serem sequer objecto de análise, devem ser «credíveis para a recuperação e manutenção do espaço em causa e áreas adjacentes».

Já quanto à possibilidade de se instalar um “Hotel de Charme”, como lhe tem chamado Gonçalves Sapinho, no Mosteiro, a Secretária de Estado da Cultura assegurou que a ideia não a "choca", adiantando que virão a Alcobaça, para participar no Workshop em preparação, pessoas e organizações estrangeiras com o propósito de mostrar metodologias e exemplos de sucesso sobre parcerias publico-privadas em espaços patrimoniais classificados.
In Rádio Cister

Sem comentários: