quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mosteiros Património da Humanidade Juntos Numa Rota Turística

Alcobaça no Projecto

Os Mosteiros de Santa Maria de Alcobaça, de Santa Maria da Vitória, Jerónimos e o Convento de Cristo vão unir-se para criar um produto turístico de projecção mundial.

A ideia está assente no projecto “Mosteiros Portugueses Património da Humanidade”, que as autarquias de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar viram recentemente aprovado no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, projectando o seu património único. Às autarquias onde se encontram os Mosteiros Património da Humanidade, juntam-se no projecto, como parceiros institucionais, o Turismo de Portugal, o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Prevendo-se um investimento total superior a 15 milhões de euros (8 milhões de comparticipados pelo Mais Centro e 1,6 pelo Programa Operacional Regional de Lisboa), a Rota dos Mosteiros Património da Humanidade deverá consistir num produto turístico capaz de potenciar o valor cultural de cada monumento e da região envolvente. Com uma melhor organização da oferta turística, pretende-se não só que venham mais visitantes, mas também que estes cheguem repartidos de uma forma mais eficaz tanto no tempo como no espaço, combatendo a enorme discrepância entre os meses mais quentes e mais frios do ano.

Numa acção que assenta em seis eixos estratégicos – Identidade, atractividade, Receptividade, Interactividade, Visibilidade, Continuidade e Qualidade – estão ainda previstos vários trabalhos de melhoria das condições de visita para os turistas. Do total do financiamento, 4 milhões de euros destinam-se a intervenções de natureza material e requalificações nos monumentos de Alcobaça, Batalha e Tomar.

Ainda com vista à melhoria das condições de visitação, deverão ser implementados nos Mosteiros suportes audiovisuais, uma medida à responsabilidade do IGESPAR.

Dentro das acções previstas nesta Rota dos Mosteiros Portugueses Patrimónios da Humanidade, Alcobaça acolhe, para já, a criação e um circuito cistercience, que integre o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Cós e a instituição do Centro de Estudos Medievais. A autarquia alcobacense deverá ainda criar guias e roteiros urbanos, de animação e dos locais, onde devráo constar eventos já existentes, como o Cistermúsica e a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

Localmente, o município conta com o apoio da Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça, da Academia de Música de Alcobaça, da Associação dos Amigos de D. Pedro e D. Inês (fundamental para as comemorações dos 650 anos da transladação de D. Inês de Castro para o Mosteiro de Alcobaça, que se realizam em 2011) e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (para a instituição do Centro de Estudos Medievais).

In Oeste Online

Sem comentários: