quinta-feira, 16 de abril de 2009

Confraria Nacional do Espumante em Alcobaça

A Confraria Nacional do Espumante, fundada em 2004, é uma associação cultural, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, para utilidade pública e pessoa jurídica de direito privado, onde estão representadas todas as regiões do país produtoras de Espumante, tendo como Padroeiro, S. Bernardo, da Ordem de Cister.

Tem por principais objectivos o levantamento e pesquisa sobre as origens e história do Espumante, associados à raiz cultural e tradições de cada região produtora, bem como, a elaboração de informação sobre diversos tipos de Espumante, organização de eventos e encontros de reflexão em torno da temática do Espumante a nível nacional e internacional, contando como Primeiro Confrade Honorário, o Presidente da Comissão Europeia – José Manuel Durão Barroso.

No próximo dia 18 de Abril - Dia Mundial dos Monumentos, a Sala do Refeitório do Mosteiro de Alcobaça, será o palco escolhido para uma cerimónia de Entronização de Confrades, exclusivamente, dedicada a Senhoras, cujo programa é o seguinte:

10h30 – Encontro e recepção dos Confrades no Largo do Mosteiro.
11h30 – Inicio da cerimónia de Entronização na Sala do Refeitório do Mosteiro.
12h30 – Final da cerimónia – os Confrades sairão em desfile até ao Cine Teatro de Alcobaça, onde serão recebidos pelo Exmº. Senhor Presidente da Câmara.

Neste dia, entre outras ilustres Senhoras, será também entronizada a Exmª. Sr.ª Secretária de Estado da Cultura – Paula Fernandes Santos.

Sem comentários: