quarta-feira, 22 de abril de 2009

Projecto Mosteiros Portugueses Aprovado

“MOSTEIROS PORTUGUESES PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE”

Autarquia vê candidatura aprovada

Integrada no Programa Estratégico “Política das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”, e candidatado ao Programa Operacional Regional do Centro - “Mais Centro” 2007-2013, as autarquias de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar viram o projecto Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, ser aprovado pela CCDR-Centro.

Uma candidatura que tem como principal objectivo desenvolver um projecto inovador e desenhado num espírito de cooperação que levará à criação de um produto turístico de projecção mundial, destinado a reforçar a atractividade do país, suportado por um património único. O IGESPAR, o Instituto Politécnico de Tomar e o Instituto Turismo de Portugal são os parceiros institucionais do projecto.

Principais acções em Alcobaça:
• criação de um Circuito Cisterciense, com os Mosteiros de Alcobaça e de Cós;
• instituição do Centro de Estudos Medievais;
• criação de guias e roteiros urbanos e animação e dos locais históricos com eventos já existentes (Cistermúsica, Mostra de Doces Conventuais);
• outras ainda por definir.

Parceiros:
Alcobaça conta com os seguintes parceiros locais fundamentais:
• ACSIA - Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça;
• Academia de Música de Alcobaça;
• Associação dos Amigos de D. Pedro e D. Inês (com uma dimensão cultural aquando das Comemorações dos 650 anos da transladação de D. Inês de Castro, a decorrerem em 2011)
• Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (com quem irá instituir, em colaboração com o IGESPAR, o Centro de Estudos Medievais).

Objectivos do projecto:
Identidade, Atractividade, Receptividade, Interactividade, Visibilidade, Continuidade e Qualidade são os seis eixos estratégicos delineados para os parceiros-cidade, que contemplam acções com vista à dinamização dos monumentos, à melhoria de condições de visita para os turistas, implementação nos monumentos de suportes audiovisuais, da responsabilidade do IGESPAR, e a criação de Rede de Cidades.

O investimento total é de 10.000.000€ FEDER, sendo que as intervenções de natureza material e requalificações rondam os 4.000.000€ de FEDER para Alcobaça, Batalha e Tomar, ficando o restante para outras iniciativas.
In Rádio Cister

Sem comentários: