terça-feira, 7 de abril de 2009

“O ÚLTIMO PORTO DO MEDITERRÂNEO – MÉRTOLA EM ALCOBAÇA”

INAUGURAÇÃO: 11 de Abril às 15h
Pelas 17h terá lugar no Auditório da Fundação uma palestra pelo Professor Cláudio Torres que falará sobre o Campo Arqueológico de Mértola, ocorrendo em cada sábado, palestras por especialistas com programa a publicitar em breve no nosso site.


“O ÚLTIMO PORTO DO MEDITERRÂNEO – MÉRTOLA EM ALCOBAÇA”
11de Abril a 31 de Maio

Da Myrtillis da Antiguidade à Mirtula islâmica dos sécs. VIII a XIII, a exposição revela, a partir das escavações do Campo Arqueológico de Mértola, a vila onde se falava grego, latim, hebraico, árabe ou romance, ponto de encontro de comerciantes, aventureiros, mercenários e religiosos vindos de muitos sítios.
Esta exposição, preparada a pensar na itinerância, traz a público uma síntese de conhecimentos referente aos territórios de Beja e de Mértola entre os séculos V e XIII.
Em vinte painéis informativos bilingues (português/francês), vitrinas com materiais arqueológicos e um dvd com a reconstituição animada da Basílica do Rossio do Carmo (século V) e do Bairro Islâmico (século XII), a exposição cativa o visitante pela forma directa e precisa como põe em relevo a história de Mértola.
Foi realizada a partir da investigação de Santiago Macías que se centra, sobretudo, na vila-museu, identificando os diferentes aspectos da topografia e da evolução do sítio ao longo de vários séculos.
Cortados os laços com o mundo mediterrânico, Mértola caiu no esquecimento.
Foi preciso esperar 750 anos para que o labor do Campo Arqueológico de Mértola arrancasse à terra as memórias de um tempo perdido. Durante quase três décadas o CAM escavou, investigou, recuperou sítios, publicou, fez museus.
Os painéis desta exposição testemunham, de forma necessariamente incompleta, o esforço de todos os que passaram por Mértola (desde o passado longínquo até épocas mais recentes) e que ajudaram a construir a sua História.

FICHA TÉCNICA BASE
Autor: Santiago Macias
Entidade promotora: Campo Arqueológico de Mértola
Coordenação geral e produção: TerraCulta – Consultoria, Produção e Gestão Cultural, Lda.

Armazém das Artes-Fundação Cultural
Rua Eng. Duarte Pacheco, 38 / 2460-485 Alcobaça
Telefone: 262 595 269 Telemóvel: 913 354 334
Email: geral@armazemdasartes.pt
Web: www.armazemdasartes.pt

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª – 11h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00
Sábados e Domingos – 14h00 às 19h00
(É possível a marcação de visitas guiadas por telefone)

Sem comentários: