quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pólo de Turismo da Região Apela ao Governo Integração de Alcobaça e Nazaré

O secretário de Estado do Turismo disse ontem, na Batalha, que espera a adesão do município da Nazaré e de Alcobaça a um pólo de desenvolvimento turístico "o mais depressa possível", sob pena de colocar em causa candidaturas a fundos nacionais.
Bernardo Trindade respondia, assim, às declarações do presidente do Posto de Turismo Leiria-Fátima, David Catarino, que apelou ao secretário de Estado para que os dois concelhos continuem a fazer parte do pólo turístico da região.
Durante a sessão informativa de 'Medidas de Apoio ao Sector do Turismo', David Catarino referiu que "o que está feito, está bem feito" e que "a Nazaré e Alcobaça fazem parte do 'touring' da região".
"Este território, com 50 anos de cimentação, tem tudo o que é necessário para apostar no futuro", disse o presidente do Turismo Leiria-Fátima, destacando os recursos existentes na região que "ninguém pode copiar, nem na China".
"Esses recursos estão cá, estão localizados entre o Norte e o Sul, e há uma diversidade muito grande à volta da âncora que é Fátima", frisou David Catarino.
"Com engenho, imaginação e qualidade, temos um sector competitivo para o futuro", disse.
O presidente da câmara da Batalha, António Lucas, reiterou as palavras do responsável pelo Turismo de Leiria-Fátima, sublinhando a importância da parceria com o município de Alcobaça na rota do património arquitectónico.
"Recebemos centenas de milhares de turistas", por isso, "temos que conseguir prendê-los e segurá-los e isso só é possível com a participação de todos", frisou o autarca.
Questionado pelo Diário de Leiria à margem do encontro, o secretário de Estado do Turismo não quis fazer comentários sobre as declarações das entidades locais, manifestando, contudo, a sua "expectativa" em relação à adesão dos municípios "o mais depressa possível". "É uma matéria que espero que, a breve prazo, possa ser resolvida", referiu Bernardo Trindade.
Neste momento, adiantou o governante, "o objectivo é ouvir todas as partes interessadas, auscultar os empresários e perceber um pouco como é que estas coisas são organizadas em função de um interesse local", reconhecendo, porém, que "as Câmaras Municipais são livres para aderir aos pólos de desenvolvimento turístico".
No entanto, Bernardo Trindade não esconde a sua preocupação face a um processo que "não é consensual", esperando ver o caso concluído "rapidamente", porque "estão em causa candidaturas a fundos nacionais por parte de entidades públicas que, dessa forma, vêem fragilizada a sua intervenção".
Com a criação dos novos pólos turísticos de desenvolvimento, Alcobaça e Nazaré manifestaram a sua intenção de integrar o pólo do Oeste.

Medidas de apoio ao sector
A sessão informativa que decorreu na Batalha serviu para o Governo dar a conhecer a poucas dezenas de empresários as medidas de apoio ao sector do turismo.
As linhas de crédito do Programa Investe e a 'Iniciativa.PT' foram as principais medidas apresentadas para um mercado que o secretário de Estado do Turismo considera importantes para apoiar os empresários em período de crise.
"Há mercados emissores de grande importância para Portugal que são frágeis, que estão a perder dimensão, e o turismo interno pode dar um contributo importante, porque acreditamos no nosso País", referiu Bernardo Trindade.

In Diário de Leiria

Sem comentários: